FGV Repositório Institucional Acadêmico
Acesse ou cadastre sua conta
Inicie uma nova submissão
Conheça nossas unidades
Submissões Recentes
Groups of Forecasters and their performances - Evidence from the Focus Survey
(2020-03-31) Curi, Nicolau Certain
This study examines the accuracy of forecasters in the Focus Survey led by the Brazilian
Central Bank. The survey respondents are stimulated to participate by the Top Five contest.
We divide the participants into groups of updaters and non updaters, being the updaters
the ones who place their forecasts at the contest day. The forecast combination method
Extended BCAF is used to evaluate the groups forecasting accuracy. It is found that the
updaters are considerably more accurate in the MSE sense than the non updaters. In order
to not discard information, some correction rules are proposed so that we can rectify the
non updaters forecasts. The corrected forecasts of non updaters are then united with the
updaters forecasts and we apply again the Extended BCAF. When comparing to the group
of only updaters though, the groups with the corrected forecasts still perform worse. Hence,
the evidence shows that the group of updaters is the most accurate.
Homicides and Age of Criminal Responsibility: a Regression Discontinuity Approach
(2015) Faria, João
No Brasil, transgressores menores de 18 anos são julgados e punidos como menores (e como adultos em caso contrário) independentemente da natureza do crime que podem ter cometido. Neste artigo, empregamos o instrumental da Regressão por Descontinuidade (RD) para avaliar os efeitos de dissuasão dessa regra simples de maioridade e utilizamos os registros oficiais de todas as mortes violentas entre jovens como uma aproximação para o comportamento criminal. No caminho, ilustramos como é possível adaptar e interpretar métodos de RD a casos práticos em que a variável de interesse é a frequência da covariável que determina a concessão do tratamento sob análise. Encontramos que, em linha com a maior parte da literatura sobre crimes violentos, os efeitos de dissuasão da regra entre os anos de 2003 a 2012 são provavelmente marginais mesmo nos maiores centros urbanos, à exceção da região metropolitana (e do estado) do Rio de Janeiro, onde encontramos uma elevada e significativa queda no número de mortes violentas entre negros imediatamente após o threshold de 18 anos.
A articulação entre os entes federados, o financiamento e a motivação do professor como instrumento para uma educação de qualidade
(2023-11-14) Silva, Eduardo Ferreira da
A presente dissertação aborda a importância do regime de colaboração na implementação dos Planos de Educação no Brasil, destacando a complexidade do modelo federativo brasileiro e a falta de alinhamento entre as metas dos planos municipais e o Plano Nacional de Educação. Também discute os efeitos da mudança constitucional no financiamento da educação e a fragilidade do regime de colaboração, além de abordar a motivação dos profissionais da educação e o uso de estratégias comportamentais para melhorar os resultados educacionais. O estudo conclui que é necessário estabelecer um regime de colaboração eficaz, monitorar as metas de forma coordenada e buscar soluções para o desequilíbrio financeiro, visando uma educação de qualidade sustentada por um financiamento adequado. O estudo está estruturado no formato de três artigos organizados em três seções com temas distintos e que se correlacionam e impactam o dia a dia da administração pública educacional, o dia a dia escolar, o professor e a aprendizagem do aluno. Na primeira parte do estudo é analisado o impacto do modelo federativo brasileiro buscando compreender como é possível respeitar a autonomia dos governos subnacionais, correlacionando com o regime de colaboração e a importância deste para que se atinjam as metas do Plano Nacional de Educação. A segunda parte do estudo dedicase a compreender os impactos da Emenda Constitucional 108 sobre o financiamento da educação pública brasileira, procurando evidência sobre o ritmo de crescimento da receita e a dificuldade em cumprir o piso salarial nacional do magistério. Traz dados do financiamento da educação pública do Brasil e busca correlacionar essas observações a nível nacional com as cinco regiões brasileiras e com o município de Canarana – MT, onde atuo como Secretário Municipal de Educação e Cultura. A última seção está dedicada a compreender as contribuições da economia comportamental para a educação e o uso de nudges que, respeitada a liberdade de escolha do professor, impactem, através de mecanismos de motivação extrínseca e intrínseca, o professor e, consequentemente o resultado da aprendizagem do aluno. Por fim, conclui-se buscando correlacionar os pontos de apoio destes três artigos nos resultados educacionais e no avanço das metas dos planos de educação.
Mercosul: look at Paraguay
(2023-11-21) Flôres Junior, Renato Galvão
Usando estatísticas e índices simples, este Resumo lança uma nova luz sobre o comércio recente desenvolvimentos no MERCOSUL. Os quatro membros originais são analisados por diferentes medidas para avaliar os fluxos comerciais e o resultado global não é muito encorajador. O desempenho, segundo as dimensões medidas, empobreceu, com membros mostrando uma tendência decrescente e negativa, em muitos casos. A exceção é o Paraguai, uma economia normalmente esquecida, que dá sinais de estar a recolher os resultados de políticas inteligentes (ou pura sorte?). A sua tendência é oposta à dos outros três membros, sinalizando que –no que diz respeito ao comércio- o país está subindo na escala para se tornar mais competitivo e diversificado como exportador.