FGV Repositório Institucional Acadêmico
Acesse ou cadastre sua conta
Inicie uma nova submissão
Submissões Recentes
Ensino médio brasileiro: reflexões, análises e recomendações - Produto 3
(FGV DGPE, 2023) Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Vieira, Sofia Lerche; Lacerda, Maria do Pilar; Andrade, Francisca Rejane Bezerra; Goulart, Oroslinda; Rocha, Denise Cristina Corrêa da; Ferreira, Hanuzia Pereira; Marques, Julia Alkmim; Ferreira, Isabel de Moraes; Alves, Ana Paula Rodrigues
Este documento constitui o terceiro produto do contrato de prestação de serviços celebrado entre o Instituto Movimento pela Base e a Fundação Getulio Vargas (FGV), com vista a sistematizar reflexões e análises sobre a reforma do ensino médio, instituída no Brasil pela Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. A finalidade da iniciativa é subsidiar os formuladores e implementadores de políticas educacionais com recomendações técnicas baseadas nas necessidades e especificidades dos estados e do Distrito Federal (DF).
Ensino médio brasileiro: reflexões, análises e recomendações - Produto 2
(FGV DGPE, 2023) Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Vieira, Sofia Lerche; Lacerda, Maria do Pilar; Andrade, Francisca Rejane Bezerra; Goulart, Oroslinda; Rocha, Denise Cristina Corrêa da; Ferreira, Hanuzia Pereira; Marques, Julia Alkmim; Ferreira, Isabel de Moraes; Alves, Ana Paula Rodrigues
Este documento constitui o segundo produto do contrato de prestação de serviços celebrado entre o Instituto Movimento pela Base e a Fundação Getulio Vargas (FGV), com vista a sistematizar reflexões e análises sobre a reforma do ensino médio, instituída no Brasil pela Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. A finalidade da iniciativa é subsidiar os formuladores e implementadores de políticas educacionais com recomendações técnicas
baseadas nas necessidades e especificidades dos estados e do Distrito Federal (DF).
Ensino médio brasileiro: reflexões, análises e recomendações - Produto 1
(FGV DGPE, 2023) Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Vieira, Sofia Lerche; Lacerda, Maria do Pilar; Andrade, Francisca Rejane Bezerra; Goulart, Oroslinda; Rocha, Denise Corrêa da; Ferreira, Hanuzia Pereira; Marques, Julia Alkmim; Ferreira, Isabel de Moraes; Alves, Ana Paula Rodrigues
Este documento constitui o primeiro produto do contrato de prestação de serviços celebrado entre o Instituto Movimento pela Base e a Fundação Getulio Vargas (FGV), com vista a sistematizar reflexões e análises sobre a reforma do ensino médio, instituída no Brasil pela Lei nº. 13.415/2017. A finalidade é subsidiar os formuladores e implementadores de políticas educacionais com recomendações técnicas baseadas nas especificidades dos
Estados e do Distrito Federal (DF).
Unraveling the complexities of artificial intelligence and quantum technology in
climate change: an analysis of European Union and Brazilian policies
(2023-10-27) Ferrareto, Beatriz Beltran
The increasing urgency of climate change necessitates innovative solutions, and emerging technologies, notably Artificial Intelligence (AI) and Quantum Technology (QT), have surfaced as transformative assets. This research examines the convergence of AI and QT and their pivotal role in reshaping climate change mitigation and adaptation strategies, emphasizing the critical need for equitable access to these technologies. AI's data processing capabilities offer advancements in climate research, facilitating precise modeling and resource management. Likewise, QT, particularly quantum computing, revolutionizes climate modeling and enhances resource efficiency. The European Union showcases AI's integration into climate policies, emphasizing ethical deployment and its centrality in achieving climate neutrality by 2050. In contrast, Brazil's approach is marked by collaborative advocacy coalitions, successful in reducing deforestation, with a potential framework for AI regulation in progress. However, challenges remain, encompassing ethical considerations, environmental concerns, and issues of access. This research underscores the necessity for responsible AI and QT deployment and ethical considerations while harnessing their transformative potential to address the pressing climate crisis. Achieving a sustainable and equitable future demands a collective commitment from nations, industries, and individuals to align technological advancements with ethical principles and ensure global prosperity in the battle against climate change.
O uso de dados e evidências nas políticas públicas de segurança pública no Brasil
(2023-10-30) Cavalcante, Lucas Cepeda Silverio Espindola
A questão da segurança pública se constitui como um dos principais desafios no Brasil. Ao longo dos anos, o tema tem se apresentado como um dos maiores dilemas para os formuladores de políticas públicas. Por ser uma área que lida diretamente com aspectos extremamente delicados para a vida do cidadão, como a vida e a propriedade, o combate a violência é um dos temas constantes da vida do brasileiro, retratado em diversos momentos inclusive, pela mídia. Nesse contexto, especialmente no último milénio observa-se no Brasil uma série de iniciativas dos estados que buscam melhorar o cenário da segurança pública no país, muitos deles se baseando em metas, dados e evidências. O presente trabalho busca elaborar uma definição para o que são as políticas públicas baseadas em dados e evidências, especificamente na área da segurança pública. Para isso, será feita uma análise das definições amplas acerca do tema, passando por conceituações específicas da área de segurança pública e por casos práticos no Brasil.