FGV Repositório Institucional Acadêmico
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SANDBOX: INSTRUMENTO PARA INOVAÇÃO NO MERCADO REGULADO
(2023-10-30) BORGES, FERNANDO
Objetivo: analisar de que modo o sandbox regulatório pode incentivar três objetivos essenciais do regulador: a inovação, a simplificação de regras, processos e a integridade do mercado regulado.
Metodologia: pesquisa qualitativa com coleta de dados primários (entrevistas com Diretores e Coordenador da SUSEP envolvidos com sandbox, Procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à SUSEP/AGU e diretores-executivos de empresas participantes do sandbox) e dados secundários. Depois de se coletar os dados, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo.
Resultados: a pesquisa sugere que dispensas regulatórias orientadas para a experimentação estimulam a inovação e mantêm certo equilibrio entre os objetivos do regulador: inovação, simplificação de regras e integridade do mercado.
Limitações: resultados apresentados no estudo impossibilitam generalizações, uma vez que se baseiam num estudo de caso único. A ausência de indicadores de análise de desempenho das edições do sandbox em relação aos objetivos limitou a compreensão dos efeitos de sua adoção.
Aplicabilidade do trabalho: os resultados contribuíram para confirmar a literatura referente ao modelo básico do sandbox e apontaram sua importância para fomentar a inovação produtiva em mercados fortemente regulados.
Contribuições para a sociedade: grau de eficácia do sandbox relaciona-se ao dinâmico, contínuo e cocriativo processo de sua estruturação e funcionamento, alinhando inovação produtiva, simplificação de regras e integridade do mercado.
Originalidade: embora existentes abordagens teóricas e estudos sobre sandbox, a pesquisa analisou as relações entre regulador e regulado no ambiente experimental e a importância dessas interações para a qualidade da regulação.
Palavras-chave: sandbox; regulação; insurtech; inovação; simplificação; integridade.
Categoria: dissertação de mestrado
Mudança organizacional e o sentido do trabalho: o que os servidores públicos têma dizer?
(2022-05-20) Zanetti, Flavia Caramaschi Degelo
Objetivo- Investigar, a partir da percepção dos servidores públicos brasileiros, em que medida as mudanças organizacionais influenciam o sentido que eles atribuem ao trabalho que realizam, apontando as características desse processo que estimularam sua percepção. Como pano de fundo da pesquisa, descreveu-se o processo de transformação organizacional pelo qual passa a PGFN, como fração da Administração Pública brasileira.
Metodologia- Foi conduzido um estudo exploratório e qualitativo com Procuradores da Fazenda Nacional lotados e em exercício na PSFN Londrina. Participaram da pesquisa 11 procuradores, cujos relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo, com a finalidade de categorizar os sentidos que compõem a comunicação.
Resultados- Os resultados permitiram inferir que, para os servidores públicos pesquisados, as mudanças organizacionais influenciam os sentidos que atribuem ao trabalho, comprovando a aplicabilidade das categorias elencadas nos estudos de Morin (2001). Além disso, as mudanças contribuíram para incrementar o senso de pertencimento e a vinculação indenitária com o grupo de servidores públicos relacionados ao órgão estudado, ressignificando a identidade social dos mesmos.
Limitações- A complexidade do tema pesquisado, sentimento humano, não permitiu que a pesquisa verificasse hipóteses, somente possibilitou compreender a problemática do sentido do trabalho pelos olhos dos atores sociais e dos sentidos que eles atribuem aos objetos que desenvolvem e, assim, obter mais familiaridade com o problema e torná-lo explícito.
Aplicação do trabalho- O estudo se aplica a organizações, tanto da esfera pública quanto privada, para orientar as decisões dos gestores e responsáveis por processos de transformação organizacional que promovam a (re) organização do trabalho.
Contribuições para a sociedade- Os achados da pesquisa permitem aos gestores identificar as características que agregam sentido ao trabalho e, a partir delas, desenhar mudanças organizacionais com potencialidade de aumentar a motivação dos trabalhadores e, por conseguinte, ganhar eficiência para a organização.
Originalidade- O estudo abrangeu aspectos não recorrentes em trabalhos sobre mudança organizacional: a influência que essas mudanças provocam no sentimento das pessoas envolvidas.
Ensino médio brasileiro: reflexões, análises e recomendações - Produto 3
(FGV DGPE, 2023) Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Vieira, Sofia Lerche; Lacerda, Maria do Pilar; Andrade, Francisca Rejane Bezerra; Goulart, Oroslinda; Rocha, Denise Cristina Corrêa da; Ferreira, Hanuzia Pereira; Marques, Julia Alkmim; Ferreira, Isabel de Moraes; Alves, Ana Paula Rodrigues
Este documento constitui o terceiro produto do contrato de prestação de serviços celebrado entre o Instituto Movimento pela Base e a Fundação Getulio Vargas (FGV), com vista a sistematizar reflexões e análises sobre a reforma do ensino médio, instituída no Brasil pela Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. A finalidade da iniciativa é subsidiar os formuladores e implementadores de políticas educacionais com recomendações técnicas baseadas nas necessidades e especificidades dos estados e do Distrito Federal (DF).
Ensino médio brasileiro: reflexões, análises e recomendações - Produto 2
(FGV DGPE, 2023) Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Vieira, Sofia Lerche; Lacerda, Maria do Pilar; Andrade, Francisca Rejane Bezerra; Goulart, Oroslinda; Rocha, Denise Cristina Corrêa da; Ferreira, Hanuzia Pereira; Marques, Julia Alkmim; Ferreira, Isabel de Moraes; Alves, Ana Paula Rodrigues
Este documento constitui o segundo produto do contrato de prestação de serviços celebrado entre o Instituto Movimento pela Base e a Fundação Getulio Vargas (FGV), com vista a sistematizar reflexões e análises sobre a reforma do ensino médio, instituída no Brasil pela Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. A finalidade da iniciativa é subsidiar os formuladores e implementadores de políticas educacionais com recomendações técnicas baseadas nas necessidades e especificidades dos estados e do Distrito Federal (DF).
Ensino médio brasileiro: reflexões, análises e recomendações - Produto 1
(FGV DGPE, 2023) Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Vieira, Sofia Lerche; Lacerda, Maria do Pilar; Andrade, Francisca Rejane Bezerra; Goulart, Oroslinda; Rocha, Denise Corrêa da; Ferreira, Hanuzia Pereira; Marques, Julia Alkmim; Ferreira, Isabel de Moraes; Alves, Ana Paula Rodrigues
Este documento constitui o primeiro produto do contrato de prestação de serviços celebrado entre o Instituto Movimento pela Base e a Fundação Getulio Vargas (FGV), com vista a sistematizar reflexões e análises sobre a reforma do ensino médio, instituída no Brasil pela Lei nº. 13.415/2017. A finalidade é subsidiar os formuladores e implementadores de políticas educacionais com recomendações técnicas baseadas nas especificidades dos
Estados e do Distrito Federal (DF).