FGV Repositório Institucional Acadêmico
Acesse ou cadastre sua conta
Inicie uma nova submissão
Conheça nossas unidades
Submissões Recentes
Effectiveness of the Nutri-Score and other front-of-pack nutrition labels across Brazilian and French consumers: food choices, understanding and perception
(2023-11-29) Chambon, Maylis Amelia
Since 1975, global overweight and obesity (OAO) levels have risen to epidemic proportions. In response, governments, industry professionals and consumers have increasingly looked towards front-of-pack (FOP) nutrition labels to help consumers differentiate products and make healthier purchasing decisions. In this study, the effectiveness of the Nutri-Score, Reference Intake and Magnifying Glass label were examined amongst French and Brazilian consumers. Six fictional products within two food categories (yogurts and cakes) were considered by 115 respondents (76 French and 79 Brazilian respectively) and the effectiveness of the FOP labels was measured in terms of impact on consumers’ food choices, objective understanding and perception. All three FOP labels increased the selection for the product with the greatest nutritional quality and helped consumers better rank products according to nutritional quality compared to the no-label situation. While the Nutri-Score was not the best-performing label, it was never the worst-performing label for any task or category. This suggests that the Nutri-Score may potentially be a more effective tool for influencing consumers’ purchasing decisions and objective understanding than the Magnifying Glass label. Regarding the perception of the FOP labels, French and Brazilian respondents strongly indicated their preference for the Nutri-Score, asserting that it was the label that allowed them to better choose healthy products as well as to understand and spot quickly. Finally, following the analysis of the survey results, the managerial implications of its findings were considered and potential avenues for future research were discussed.
Rotatividade voluntária no setor público: um olhar sobre a transição de servidores para o setor privado
(2023-10-11) Vasconcelos, Simone Corrêa Welte Maia
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo compreender o desligamento voluntário de servidores e empregados públicos e sua transição para o setor privado. Como objetivos específicos, buscou-se: (1) identificar as motivações dos indivíduos para o ingresso no serviço público; (2) examinar os fatores determinantes para a transição de carreira para o setor privado; (3) analisar a satisfação com a carreira após a transição. Metodologia: Optou-se por uma abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 ex-servidores e ex-empregados públicos de carreiras diversas. O método de análise de conteúdo foi empregado na análise dos dados. Resultados: Os resultados revelaram três circunstâncias que conduzem à decisão de desligamento voluntário do setor público: (1) a corrosão, situação em que fatores relacionados ao trabalho e/ou ao contexto progressivamente corroem o desejo dos trabalhadores em permanecer na organização; (2) a projeção, quando o servidor confronta seus objetivos profissionais às oportunidades da carreira pública e decide reorientar sua carreira em direção a alternativas mais promissoras; e, (3) o choque de carreira, no qual a decisão pela transição é motivada por algum evento disruptivo. Além disso, com base nas experiências no setor público e nos fatores relacionados à decisão de sair, estabeleceu-se uma tipologia com três perfis de ex-servidores: (1) vocacionados convertidos, (2) exploradores cautelosos e (3) proteanos puros. Limitações: Os participantes que se apresentaram para o estudo estão bem-posicionados no mercado, o que pode ter impactado achados e conclusões. Em adição, como a pesquisadora é servidora pública federal, é possível que sua proximidade ao grupo de interesse tenha influenciado a análise dos resultados. Contribuições teóricas: O estudo contribui para o avanço das pesquisas sobre rotatividade voluntária no setor público, um tema ainda pouco explorado no contexto nacional. Ademais, refere-se à análise da efetiva evasão de servidores, não apenas a intenção de rotatividade, mais comumente utilizada em estudos sobre o tema. Contribuições para a sociedade: O estudo fornece subsídios à reflexão sobre a modernização das carreiras públicas e sobre a reformulação das políticas de gestão de pessoas no setor público, favorecendo a proposição de políticas de retenção, valorização e desenvolvimento de pessoas na Administração Pública.
Impactos da diversidade de gênero nos conselhos: já podemos ver
para crer, ou é preciso crer para ver?
(2023-08-16) Souza, Maria Luiza de Azevedo
Esta dissertação é focada na diversidade de gênero nos conselhos e seus efeitos nas organizações. A pesquisa acadêmica a respeito já conta mais de 25 anos e ainda apresenta diversas lacunas. A despeito da pressão social por maior equidade de gênero no topo das organizações, as mulheres seguem sub-representadas nas posições de liderança, incluindo os conselhos. Combinando dois estudos – uma revisão integrativa da literatura (n=197) e um estudo empírico qualitativo com membros de conselho (n=12), nossa pesquisa traz luz a: (a) o que já se sabe e o que ainda precisa ser descoberto a respeito do tema; e (b) as complexidades inerentes a esse debate pela perspectiva da práxis. Nossos resultados combinados indicam que (i) o impacto dos conselhos diversos em gênero nos resultados financeiros ainda não está comprovado, sendo tal relação sujeita a diversos fatores moderadores que precisam ser cuidados; (ii) há fortes evidências de que as mulheres influenciam positivamente práticas internas do conselho e da firma, assim como os resultados não-financeiros; e (iii) os membros de conselho evidenciaram quatro perfis de posicionamento com relação ao tema em duas dimensões que emergiram de nossa análise.. Entendemos que nossa pesquisa contribui com o debate do “business case da diversidade”, explicitando para as organizações como potencializar os efeitos da presença das mulheres e sugerindo novos caminhos de pesquisa para a academia. Nossa intenção é contribuir para a evolução do equilíbrio entre homens e mulheres nos conselhos – instâncias de papel fortemente simbólico para as organizações e a sociedade.
Processo de difusão, transferência e tradução das políticas públicas: estudo de caso das políticas educacionais aplicadas no projeto do museu SESI Lab
(2023-11-17) Dantas, Sérgio Silva
O método de difusão e transferência de políticas públicas é um complexo que envolve a disseminação de ideias, programas ou práticas governamentais de um contexto para outro; no caso específico deste trabalho, dá-se no assunto das políticas educacionais do museu Exploratorium e do SESI Lab. O objetivo da presente pesquisa foi estudar o processo de transferência e tradução das políticas educacionais e conhecimento do museu americano Exploratorium para a criação do museu SESI Lab no Brasil. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo de caso com coleta de dados sobre o museu SESI Lab. Identificou-se que a expertise nas relações públicas é essencial, pois promove o uso de estratégias visando reformas políticas e o interesse das instituições. As relações de poder auxiliam no domínio técnico, porquanto, na modernização em políticas bem-sucedidas. podem ocorrer falhas, dentre as quais: conhecimentos escassos a respeito de como a política ou a instituição opera no país de origem; componentes predominantes que não podem ser transfigurados; e a insuficiência na cautela de dados econômicos, sociais, políticos e ideológicos. Sendo assim, observa-se que cada política é imprescindível na definição do grau de transferência e no sucesso da mesma, objetivando que, a resolução de problemas e do emprestar a pedagogia que deu certo em um lugar, pode dar em outro, frequentemente com o intuito de melhorar a gestão e o impacto dos museus, desde a colaboração entre museus locais até a cooperação internacional em larga escala.
Mobility as a Service e o sistema de transporte do município de São Paulo: entre teoria e prática
(2023-11-19) Gemio, Natalie Melamed
O presente artigo buscar contribuir para o debate sobre Mobility as a Service - Maas ou, em português, mobilidade como serviço, em um esforço de trazer às discussões sobre o tema para o contexto da mobilidade no Brasil e, mais especificamente, para o contexto do Município de São Paulo. Em primeiro lugar, é analisado o Maas enquanto conceito, em uma análise bibliografia sobre o assunto. Em segundo lugar, é abordado o Sistema de Transporte do Município de São Paulo, sendo identificadas suas principais características, modos de transporte, sistemas de bilhetagem e estrutura institucional. A partir da análise conceitual do Maas e do Sistema de Transporte municipal, são realizadas considerações sobre eventuais entraves e possibilidades em um cenário de eventual tentativa de aplicação do Maas ao contexto de São Paulo. Ao final, são realizadas as considerações finais a título de conclusão.