Submissões Recentes

Item
O mercado da arte como poética visual – considerações sobre a economia como tema na arte contemporânea
(2023-09-21) Bortulucce, Vanessa Beatriz
A proposta desta comunicação é realizar uma reflexão acerca de como a arte contemporânea utiliza como tema de sua poética questões intrínsecas ao mercado de arte. O valor de mercado é produto de um constructo social; é desta forma que se estruturam os elementos que irão atribuir um determinado valor a uma obra, independentemente de seu suporte. Este valor é resultado de camadas de validação atribuídas por diversos indivíduos, que, ao formarem seus discursos culturais, conduzem o olhar e atenção do público, legitimando a existência da obra.
Item
Arte, Ouro e Inflação: o caso da arte como investimento durante o período de estagflação
(2023-09-21) Chemalle, Thierry
O presente artigo tem como objetivo analisar o desempenho do investimento em arte durante o período que combinou baixo crescimento econômico e altas taxas de inflação ao longo dos anos 1970 e parte dos anos 1980 e ficou conhecido como estagflação. Coloca-se em contexto o comparativo do desempenho do investimento em arte com outros ativos tradicionais e o ouro, tido como instrumento valioso e imprescindível na composição de um portfólio de investimentos diversificado que busca proteção contra choques externos e eventos extremos. Sendo observados os retornos absolutos e ajustados ao risco, as estatísticas de dispersão e correlação entre os ativos e também as correlações e covariâncias com consumo e produto.
Item
O Estado como ator relevante para a internacionalização da arte contemporânea brasileira
(2023-09-21) Maia, Romero
O Estado é ator do sistema de arte que tem importância central para a difusão internacional da arte contemporânea brasileira. A arte contemporânea, enquanto paradigma que precisa de estratégias específicas de comunicação e que apresenta instabilidades inerentes em seus mecanismos de precificação, precisa da ação do Estado tanto para estabilizar quanto para catalisar projetos de internacionalização. O Estado brasileiro, por meio do Itamaraty, dispõe de ferramentas importantes para tais projetos, sendo capaz de desenvolver estratégias de internacionalização baseada em redes complexas e mecanismos de internacionalização de pequenas e médias empresas. Tais estratégias serão capazes de projetar no exterior manifestações de alto valor simbólico da arte contemporânea brasileira.
Item
Operação Sol Poente - avaliação das obras de Tarsila do Amaral recuperadas pela Polício Civil/RJ
(2024-09-21) Thaumaturgo, Nilton; Souza, Claudia; Félix, Valter; Pimenta, André; de Freitas, Renato
Esse estudo utilizou três pinturas de Tarsila do Amaral, recuperadas pela "Operação Sol Poente", para demonstrar o procedimento padronizado de avaliação pecuniária em obras de arte que vem sendo aplicado pelo Serviço de Perícias de Merceologia da Política Científica do Rio de Janeiro desde 2021
Item
Colecionismo privado de arte contemporânea no Brasil: do mapeamento às estruturas de desenvolvimento
(2023-09-21) Rosa, Nei Vargas
Colecionismo e Práticas de Arte