FGV Repositório Institucional Acadêmico
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ONLINE-AKTIVITÄTEN IM KONTEXT DES BRASILIANISCHEN UNABHÄNGIGKEITSTAGES
(FGV ECMI, 2023-02) Ruediger, Marco Aurelio; Grassi, Amaro; Almeida, Sabrina; Contente, Renato; Santos, Denisson; Sabbatini, Leticia; Carvalho, Mariana; Piaia, Victor; Cordeiro, Maria Sirleidy; Dienstbach, Dalby; Barboza, Polyana; Silva, Lucas Roberto da; Tomaz, Renata
Dieser Bericht zielt darauf ab, einen Überblick über die öffentliche Debatte um die durch
die Präsidentschaftswahlen im Oktober 2022 verstärkten antidemokratischen
Online-Aktivitäten im Zusammenhang mit dem 7. September, dem brasilianischen
Unabhängigkeitstag, zu geben. Anhand von Daten, die auf Twitter und Facebook
gesammelt wurden, wurde die Art und Weise analysiert, wie autoritäre und extremistische
Diskurse Verbreitung fanden. Diese Diskurse richteten sich gegen demokratische
Institutionen und Behörden im Zusammenhang mit der brasilianischen Justiz. Zur
Durchführung der Untersuchung, wurden zwei unterschiedliche Zeiträume für die Analyse
ausgewählt: ein Zeitraum (vom 1. Juni bis 1. September) vor dem brasilianischen
Unabhängigkeitstag und ein Zeitraum in der Woche des Feiertags zwischen dem 2. und
dem 8. September. Auf Twitter wurden die Entwicklung der allgemeinen Debatte über den
Feiertag, die Diskussion über die Themen, Institutionen und Autoritätspersonen in
Verbindung mit dem Feiertag und die am häufigsten verwendeten Begriffe untersucht. Für
die Facebook-Analysen hingegen wurden öffentliche Gruppen beobachtet, die mit dem
damaligen Präsidenten Jair Bolsonaro sympathisierten, da antidemokratische Inhalte und
beworbene Postings mit Bezug auf die Wahlen in den Monaten vor den Wahlen im sozialen
Netzwerk identifiziert wurden.
September 7 Mobilizations
(FGV ECMI, 2023) Ruediger, Marco Aurelio; Grassi, Amaro; Almeida, Sabrina; Contente, Renato; Santos, Denisson; Sabbatini, Leticia; Carvalho, Mariana; Piaia, Victor; Cordeiro, Maria Sirleidy; Dienstbach, Dalby; Barboza, Polyana; Silva, Lucas Roberto da; Tomaz, Renata
The goal of this report is to present an overview of the public debate about the
antidemocratic mobilizations associated with September 7, the Brazilian Independence
Day, which were intensified due to the presidential race in October 2022. Based on data
collected on Twitter and Facebook, we sought to understand how authoritarian and
extremist narratives circulated and targeted democratic institutions and authorities of the
Brazilian Judiciary Branch. To compose this framework, we chose two different periods for
analysis: the period before September 7, between June 1 and September 1, and the
holiday week, between September 2 and 8. On Twitter, we sought to explore the evolution
of the general debate about the holiday, the discussion on each topic, institutions and
authorities associated with the date, and the most frequent terms in this discussion. On
Facebook, the analysis focused on public groups aligned with former president Jair
Bolsonaro due to the identification of antidemocratic content and electoral publication
boosting circulating on the network in the months prior to the elections.
Mobilizações para o Sete de Setembro
(FGV ECMI, 2023) Ruediger, Marco Aurelio; Grassi, Amaro; Almeida, Sabrina; Contente, Renato; Santos, Denisson; Sabbatini, Leticia; Carvalho, Mariana; Piaia, Victor; Cordeiro, Maria Sirleidy; Dienstbach, Dalby; Barboza, Polyana; Silva, Lucas Roberto da; Tomaz, Renata
Este relatório tem como objetivo apresentar uma perspectiva geral do debate público
sobre as mobilizações de cunho antidemocrático associadas ao Sete de Setembro, Dia da
Independência do Brasil, que foram potencializadas em decorrência do pleito presidencial
ocorrido em outubro de 2022. A partir de dados coletados no Twitter e no Facebook,
buscamos compreender como ocorreu a circulação de discursos de caráter autoritário e
extremista que tinham como alvo instituições democráticas e autoridades ligadas ao
Poder Judiciário brasileiro. Para compor este quadro geral, elegemos dois períodos
distintos para a análise: o período anterior ao Sete de Setembro, entre 1º de junho e 1º de
setembro, e a semana do feriado, entre 2 e 8 de setembro. No Twitter, buscamos explorar a
evolução do debate geral sobre a efeméride, a discussão sobre os temas, instituições e
autoridades associados à data e os termos mais recorrentes no âmbito desta discussão. Já
as análises do Facebook tiveram como foco grupos públicos alinhados ao então
presidente Jair Bolsonaro, em decorrência da identificação de conteúdos de cunho
antidemocrático, e o impulsionamento de publicações de viés eleitoral que circularam na
rede nos meses anteriores às eleições.
ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, EVASÃO E ESTRATÉGIAS PARA A PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL: UM OLHAR SOBRE AS CLIVAGENS GÊNERO, ETNIA E TRABALHADOR-ESTUDANTE
(2023-10-06) Conceição, Viviane Lima da
Apesar de presenciarmos nas últimas décadas um grande aumento de matrículas na educação superior no Brasil, este nível de ensino ainda não se encontra plenamente disponível de forma equânime a toda a população que por ele almeja. Neste aspecto, pretendeu-se debater o tema acesso à educação superior. Vale advertir que não basta concentramos nosso olhar no assunto acesso, sendo necessário estratégias de permanência no espaço acadêmico, isso implica criar políticas que beneficiem estudantes de todos os extratos sociais. O estudo teve como foco o curso de graduação de Tecnologia em Gestão de Turismo, que é uma das graduações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, integrado ao Consórcio de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade semipresencial. Essa modalidade de ensino auxilia a reduzir algumas barreiras impostas por fatores como falta de flexibilidade de horário, barreiras geográficas, entre outras. Sobre essa modalidade de ensino podemos dizer que traz consigo um rol de discussões em termos de planejamento pedagógico, metodologia de ensino, avalição dos cursos, entre outras questões a serem analisadas. O presente trabalho visou discutir o acesso às oportunidades educacionais a partir da análise dos alunos egressos e dos alunos que ultrapassaram o período de integralização. Pretende-se contribuir e aprofundar discussões sobre a educação nas modalidades semipresencial e a distância e suas contribuições sobre as mudanças educacionais, estruturais e sociais. Dentro dos objetivos gerais deste estudo estão identificar e analisar as estratégias formais e informais de permanência dos estudantes. Buscou-se definir os organismos e atores que, de modo direto e indireto, estejam envolvidos na questão da permanência e investigar os contextos extraescolares que envolvem os espaços familiares e de trabalho, e as estratégias de conciliação (ou não) desses espaços com os estudos. O levantamento possibilitou uma abordagem qualitativa ao aproximar-se da realidade dos estudantes, e uma abordagem quantitativa, com apresentação dos dados em gráficos estruturados, por meio da utilização do programa Phyton em sua elaboração. Os gráficos foram construídos a partir das respostas obtidas nas perguntas abertas e fechadas dos questionários que foram enviados via plataforma Google Forms e survey. Deu-se principal atenção às clivagens gênero, etnia e trabalhador estudante, entendidas aqui como segmentos socialmente vulneráveis. Os resultados apontaram que os participantes reconhecem a existência de desafios, das mais diversas ordens, e articulam-se de diferentes formas para romper com as barreiras presentes em sua rotina acadêmica. Reafirmar a importância de pensar a partir da realidade e cotidiano dos estudantes para formular políticas institucionais que defendam uma educação pública e de qualidade ao alcance de todos.
Propriedade intelectual na esfera digital: como proteger e democratizar a economia criativa na quarta revolução industrial
(2023-10-18) Wood, Hamsa
Este texto apresenta a pesquisa realizada sobre proteção de propriedades intelectuais dentro na humanidades digitais através de ferramentas oferecidas pela tecnologia das blockchains. O foco inicial foi sobre os aspectos filosóficos, éticos e legais que permeiam o conceito de propriedade intelectual e como traduzi-los e adaptá-los para o universo digital perante as recentes evoluções tecnológicas, em especial a Inteligência Artificial Generativa. Para realizar a pesquisa utilizei fontes acadêmicas, periódicos especializados em tecnologia, bases legais e estudos de casos sobre tokenização de ativos intangíveis e seus impactos na distribuição de conteúdo e comercialização via NFTs e Smart Contracts. Ao longo do último ano de pesquisa outro importante elemento surgiu de forma nunca antes imaginada: as Inteligências Artificias Generativas, ou IAGs. A partir da observação deste novo elemento, a pesquisa se aprofundou na Proof of Humanity – ou simplesmente prova de humanidade – um novo conceito que busca mitigar e limitar o uso indiscriminado de IAGs em concepções artísticas e na geração de conhecimento. Por fim, como resultado deste trabalho surge um produto essencialmente simples que utiliza a tecnologia da blockchain – em uma combinação de três protocolos já existentes – e busca sanar boa parte das dificuldades e desafios na proteção da propriedade intelectual.