FGV EAESP - MPGC: Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade

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    Desdobrando as estratégias de ESG da organização em estratégias digitais: um framework conceitual exploratório
    (2023-10-10) Cossi, Luis Fernando Longuini
    O ESG se tornou um sistema fundamental nas organizações para o desenvolvimento de práticas sustentáveis, socio responsáveis e de governança consistentes, tornando-se um fator estratégico de competitividade e atração de investimentos. As organizações estão sendo submetidas a pressões importantes dentro do contexto de ESG para a definição de uma agenda transversal que permeia toda a organização, suas estruturas e suas operações. O alinhamento da estratégia digital a partir da estratégia ESG contida nessa agenda é uma preocupação importante para a governança de TI dessas organizações. Para isso, as empresas precisam desenvolver uma dinâmica de desdobramento das estratégias ESG em estratégias digitais, permitindo-lhes gerar valor para as diferentes partes interessadas, através do atendimento de suas necessidades e expectativas. Com base em um projeto de pesquisa qualitativo empírico e exploratório, este estudo desenvolve um framework para apoiar a governança de TI da organização, através do CIO no processo de desdobramento dessas estratégias de maneira a possibilitar o efetivo desdobramento das estratégias digitais a partir das estratégias de ESG, e gerar valor para as partes interessadas. Adicionalmente também desenvolvemos uma ferramenta para auxiliar na implantação inicial do framework proposto. Concluímos com reflexões sobre o propósito do objetivo desse estudo e sua contribuição prática para as organizações.
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    Parcerias para o desenvolvimento: um estudo de múltiplos casos de colaboração entre OSCs e empresas no Brasil
    Bouskela, Beatriz Loguercio
    Esta pesquisa visa ampliar o repertório de análises de parcerias entre Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e empresas, com o objetivo de promover o desenvolvimento no Sul Global. Os casos estudados estão inseridos em contextos relevantes para os desafios sociais do Brasil, abordando temas como mulheres em situação de rua, ecossistema das favelas brasileiras, questões socioambientais na Amazônia e os direitos humanos dentro do agronegócio. A pesquisa analisou quatro parcerias, a partir do modelo Partnerships for Development Framework (PDF) (Vestergaard et al., 2021), o qual envolve elementos da Criação de Valor Colaborativo (CVC) (Austin & Seitanidi, 2012a, 2012b), da Cadeia de Valor de Impacto (CVI) (van Tulder et al., 2016) e de Blowfield e Dolan (2014). Foram realizadas coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de materiais disponibilizados pelas organizações. A partir da coleta, foi realizada a análise de adesão das quatro parcerias em relação aos atributos propostos pelo framework e por outros elementos da revisão de literatura, considerando tanto a criação de valor para as organizações envolvidas quanto o seu potencial para impulsionar o desenvolvimento social por meio dessas colaborações. Por meio do estudo de parcerias, a pesquisa contribui com a análise de casos práticos envolvendo colaboração entre OSCs e empresas. Dessa forma, pretende-se dar mais insumos para gestores de parcerias que tenham como objetivo uma colaboração estratégica e que fomente o desenvolvimento social.
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    A percepção do profissional negro sobre os programas de diversidade racial e organizações de tecnologia da informação: uma análise junto aos profissionais de mercado
    (2023-10-05) Balbino, Fernando Delphino Neves
    O objetivo deste artigo é exploratório e tem como base compreender a percepção de profissionais negros acerca da gestão de diversidade racial em organizações de tecnologia da informação no Brasil. Foi realizado um conjunto de 10 entrevistas junto a profissionais de mercado de 9 organizações de tecnologia pertencentes à distintos setores. As entrevistas, transcrições e anotações foram submetidas à análise de conteúdo, sendo agrupadas em macro-categorias, categorias e subcategorias que permitem compreender a execução da gestão de diversidade racial em organizações de tecnologia e também fazer prescrições. Analisou-se a nível de indivíduo o impacto racial na carreira do profissional negro de TI e seu envolvimento com gestão de diversidade racial, e a nível de organização as bases de sustentação da gestão de diversidade racial, a caracterização atual desse trabalho e a satisfação de profissionais negros. Este estudo traz uma leitura a partir da perspectiva de profissionais negros entrevistados sobre programas de gestão de diversidade racial, além de um conjunto de boas práticas antirracistas para organizações de tecnologia da informação no Brasil.
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    Desafios da Adoção das Mídias Sociais por Idosos: um estudo com base na percepção de idosos 60+ brasileiros
    (2023-09-25) Melazzi, Carla Fernanda
    A evolução da tecnologia digital tornou-se um aspecto fundamental na vida das pessoas, ocasionando mudanças na sociedade, gerando praticidade, rapidez e eficiência. Mediante a adoção dos dispositivos eletrônicos, o acesso à informação proporcionou enormes vantagens na comunicação entre os indivíduos. Com uma população mundial de 8 bilhões de pessoas e o aumento da expectativa de vida, a Organização Mundial de Saúde destaca o número de idosos que triplicará até 2050 no Brasil, representando 50% da população. O objetivo geral deste trabalho foi identificar os desafios da adoção das mídias sociais pelos idosos 60+, no Brasil. O estudo procurou identificar e correlacionar as características potenciais dos idosos que influenciam a percepção de utilidade e percepção de facilidade de uso, utilizando como base o modelo de adoção de tecnologia (Technology Acceptance Model). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com amostra de dez idosos acima de 60 anos, de ambos os sexos. Utilizou-se um roteiro prévio aplicado de modo presencial e online, abrangendo informações sociodemográficas, seguido de uma entrevista semiestruturada. A pesquisa atingiu seu objetivo ao investigar a influência das mídias sociais nos desafios de adoção, apontando o quanto os idosos 60+ estão conectados à internet, fazendo seu uso diário para gerar conhecimento e resolução de problemas e o quanto estão indiferentes em relação ao etarismo e ao declínio funcional quando se trata da utilização das mídias sociais.
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    Manifestações de modelos de negócios sustentáveis no setor de saúde suplementar: dois estudos de caso de empresas brasileiras
    (2023) Brugalli, Tulia
    O segmento da saúde é crucial para o bem-estar da sociedade. Seu acesso ainda é marcado por desigualdades, representando um problema social, e a Covid-19 salientou ainda mais sua significância e conexão aos impactos do meio ambiente. O tema saúde foi contemplado pelo Pacto Global da ONU com um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) específico - ODS 3 - Saúde e Bem-estar -. Sob o ponto de vista econômico, e devido a uma multiplicidade de fatores, sua relevância para os países vem crescendo. No Brasil, os planos de saúde são os players da saúde suplementar que atuam na esfera privada e se configuram como pilares de sustentação do próprio sistema nacional de saúde. No quarto trimestre de 2022, esse segmento registrou o pior desempenho econômico-financeiro, desde 2001, quando do início do acompanhamento setorial. O aumento per capita dos gastos em saúde consta como tendência mundial e, assim, vem impulsionando a agenda de transformações, reestruturações e fusões/aquisições. Visto este pano de fundo, esta pesquisa procura investigar primordialmente como os desafios e oportunidades da sustentabilidade empresarial, em sua abordagem mais ampla, estão sendo aproveitados pelas empresas de saúde suplementar brasileiras, através da incorporação de modelos de negócio sustentáveis. De forma auxiliar, o estudo busca averiguar quais são as taxonomias de modelos de negócio sustentáveis implementadas; sob quais formatos empresariais e a partir de quais antecedentes e motivadores. A abordagem utilizada para o estudo foi a de Sustainable Business Models (SBMs) e suas manifestações, uma vez que o setor de saúde suplementar é composto por organizações possuidoras de diferentes modelos de negócio, mesmo que sujeitas à idêntica regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os modelos de negócios sustentáveis são aqueles que passam a integrar aspectos econômicos, sociais e ambientais (o tripé da sustentabilidade, do ingles “triple bottom line’’ - TBL) nos processos de criação e/ou captura de valor empresarial, respaldando a diversificação e a inovação, como forma de potencializar vantagem competitiva, a resiliência das organizações e a criação de valor aos stakeholders. A intensidade e o formato de implantação de cada pilar acabam acarretando variações nas tipologias de SBMs ou, ainda, propiciam a utilização combinada de um conjunto delas. De forma a responder às perguntas investigadas, foi elaborada uma pesquisa qualitativa, através de estudo de caso composto por duas operadoras da saúde suplementar brasileiras, protagonistas em relação à pauta de sustentabilidade e com modelos de negócios diferenciados. O trabalho identificou que o segmento incorpora as manifestações de modelos de negócio sustentáveis conectando os temas estratégicos e de sustentabilidade na sua gestão, operando com a combinação de quatro classificações em designs e intensidades diferenciadas, apoiado na diversificação de atuação, em parceria a ecossistemas de inovação e startups, motivado pelo potencial de mercado relativo à sustentabilidade, pelo nível de confiança percebido nas empresas, pelos avanços tecnológicos de dados e na área da saúde e pelas questões ambientais. As limitações da pesquisa se referem à impossibilidade de alcançar mais empresas e ao levantamento de dados primários restrito a um respondente por caso e pertencentes às áreas de sustentabilidade. Sob o ponto de vista gerencial, como o momento é relevante e desafiador, é necessária uma visão integrada, em cooperação com os stakeholders, de forma a expandir ganhos na cadeia, almejando a entrega de valor e inclusão dos aspectos do TBL. A revisão da regulação vigente se faz necessária em conjunto com a viabilização de operações em negócios complementares, não regulados, para ganhar tração nas implementações de SBM. Por fim, as lideranças empresariais são fundamentais na condução da mudança cultural, abarcando uma visão mais holística e seu dever de stewardship.
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    O influenciador digital como canal de distribuição alternativo
    (2023-09-28) Aymard, Marta Regina Greche
    O avanço da tecnologia tem proporcionado diversas mudanças no mundo, afetando o cotidiano das pessoas sob vários aspectos, entre eles mudanças no hábito de consumo e na jornada de compras dos consumidores, em especial dos jovens da Geração Z, ou Nativos Digitais, como também são conhecidos. Além do crescimento do e-commerce, a tecnologia modificou a forma como as pessoas se comunicam e acessam informações. As mídias tradicionais perderam lugar para as redes sociais, que se tornaram uma das principais fontes de informações, incluindo divulgação, promoção e endosso de produtos. Este novo meio de compartilhar informações e experiências, reforçou o papel dos influenciadores digitais, indivíduos que veiculam conteúdos na internet e que possuem uma legião de seguidores os quais, devido à proximidade, são impactados pelas mensagens divulgadas nos canais digitais, o que interfere diretamente em suas decisões no processo de aquisição de bens e serviços. Cientes disto, empresas e marcas passaram a enxergar os influenciadores digitais como seus aliados, não só como um meio de comunicação, mas também como um potencial canal de distribuição direto. Com isto, o objetivo deste trabalho foi o de compreender como os influenciadores digitais influenciam as decisões de compras dos consumidores da geração Z, a ponto dele ser considerado um novo canal de vendas direta. Foram realizados estudos baseados em dois métodos qualitativos, o primeiro composto por discussões com 4 grupos focais, onde foram obtidas informações sobre as percepções e ao comportamento dos consumidores e o segundo, uma análise de informações da internet, utilizando os princípios da pesquisa netnográfica, que focou o trabalho e os conteúdos disponibilizados pelos influenciadores em seus canais digitais. O resultado da pesquisa mostrou que hoje os jovens da Geração Z possuem uma relação próxima com os influenciadores e consideram as informações e opiniões divulgadas nos respectivos canais, a ponto disto influenciar seus hábitos e comportamento de consumo. Porém, esta influência ainda não é o suficiente para garantir a efetivação da venda direta pelos influenciadores digitais. Embora estes jovens reconheçam que eles possuam um grande potencial para se tornar um canal de venda de sucesso, devido o alcance e a influência que exercem em uma quantidade grande de pessoas que os seguem, eles ainda precisam provar que as opiniões e informações compartilhadas nos seus canais digitais são reais e confiáveis e que eles não estão fazendo isto apenas para ganhar dinheiro.
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    Segurança e privacidade dos dados pessoais sob a perspectiva dos consumidores do varejo
    (2023-11-01) Reis, Carlo Bruno de Oliveira
    Nas últimas décadas, intensificaram-se os eventos envolvendo segurança e privacidade de dados na internet. Os setores mais impactados foram o da Saúde, Financeiro e Varejo. Nos últimos 5 anos com o advento das compras online, fomentadas pelos Market places e eco sistemas digitais, e potencializadas pela Pandemia, os dados dos consumidores passaram a ter uma relevância enorme no mercado digital por trazer informações valiosas sobre comportamento de compra fazendo da inteligência de mercado um grande diferencial competitivo no universo do Varejo 4.0. Com base nesse novo cenário de vulnerabilidades essa pesquisa tem o objetivo principal de entender as percepções dos consumidores em relação aos riscos e preocupações com a privacidade dos seus dados pessoais nas compras online. Para embasar o estudo foi escolhido o método qualitativo que aborda uma pesquisa exploratória, com aplicação de um questionário utilizando um roteiro semiestruturado. A amostra foi composta por 23 respondentes dos sexos masculino e feminino, residentes no estado de São Paulo com idade entre 25 e 60 anos de diferentes classes econômicas. Os participantes foram submetidos às entrevistas em grupo focal (18 participantes) e em profundidade (5 participantes individuais). Os entrevistados foram previamente selecionados, através de um questionário filtro, por um recrutador profissional independente, contratado especialmente para direcionar mais credibilidade às entrevistas. O estudo mostra que a conscientização da maioria dos consumidores entrevistados em relação aos riscos percebidos para com seus dados pessoais foi considerada alta. No entanto, apesar dos consumidores reconhecerem a vulnerabilidade de segura nça e privacidade que existe ao fornecerem seus dados pessoais, não dominam a ação de como se prevenir, assim a resistência aos benefícios, a comodidade e a praticidade ainda se mantém questionáveis e pesam nas suas intenções de compras online ou posicionamento social, o que remete ao viés do paradoxo da privacidade. Além disso, observou-se que a crença na confiabilidade no varejista tem uma conotação vital na jornada de compra e recompra do consumidor, uma vez que as avaliações e experiências positivas e negativas dos clientes estão compartilhadas em vários canais de comunicação e plataformas digitais. A pesquisa também confirmou a preocupação com a privacidade. Todos os entrevistados declararam ser um perigo a fragilidade dos dados sensíveis, pessoais e bancários, circulando na internet. O grande medo e receio declarado pelos entrevistados foi a questão relacionada ao vazamento de dados que comprometam sua reputação social, cujos danos são percebidos como mais negativos e algumas vezes irreversíveis. De tal forma, os resultados obtidos nessa pesquisa reforçam os achados da literatura sobre a importância do varejo estabelecer uma confiança na relação com o consumidor, em linha com a preocupação com a privacidade tomando ações proativas em relação à Proteção de Dados.
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    Oportunidade de inovação em sustentabilidade: um estudo exploratório baseado na aplicação da ferramenta Two Lenses Model (2lm)
    (2023) Xavier, Patrícia Augusta dos Santos
    Este é um estudo de caso que buscou compreender de que forma as dimensões de desempenho da sustentabilidade podem contribuir para a inovação dos modelos de negócios sustentáveis. Colocando como ponto de partida esse questionamento, a presente pesquisa aplicou em trabalho de campo a ferramenta Two-Lenses Model (2LM) em quatro empresas de grande porte, recorrendo à oferta de workshops com a participação de colaboradores selecionados em cada uma delas com vistas a coletar evidências no âmbito das perguntas exploradas na atividade. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e de enfoque qualitativo, com base na coleta coletiva de dados no modelo Focus Group com colaboradores das quatro empresas focalizadas, as quais adotam políticas de sustentabilidade em seus processos de negócios. Primeiro foram estudados caso a caso individualmente e posteriormente foi realizada a análise cruzada dos dados coletados, visando identificar similaridades e singularidades a partir das evidências coletadas. Atendendo ao objetivo de identificar oportunidades de inovação dos modelos de negócios sustentáveis através da aplicação da referida ferramenta, os resultados do estudo apontam contribuições para a análise das dimensões de desempenho da sustentabilidade e têm potencial prático para auxiliar as empresas na superação de seus desafios nesse quesito, uma vez que trazem à luz oportunidades de inovação em sustentabilidade. No campo da pesquisa, explicitam evidências empíricas com vistas a diminuir a lacuna quanto às dificuldades que as organizações enfrentam para implementar a inovação em sustentabilidade e integrá-la ao seu planejamento estratégico.
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    Análise comparativa entre as principais demandas de saúde populacional e a atividade de pesquisa e desenvolvimento da indústria farmacêutica
    (2023) Akl, Omar Samir
    Este trabalho analisou o nível de alinhamento da atividade de pesquisa e desenvolvimento da indústria farmacêutica com as principais demandas de saúde populacional do Brasil, bem como globais, com informações de regiões do mundo agrupadas por nível de renda. Foram coletados dados de pesquisas ativas de novos medicamentos no banco de dados do ClinicalTrials.gov – um dos bancos de dados públicos mais abrangentes e confiáveis sobre estudos clínicos registrados internacionalmente – entre 2017 e 2021, pelas vinte maiores indústrias farmacêuticas globais do ano de 2020, os quais foram classificados por áreas terapêuticas e suas relativas cargas de doença medidas por DALYs (Anos de Vida Ajustados por Incapacidade, na sigla em inglês) no ano de 2016. Aplicou-se um coeficiente de correlação para mensurar as principais discrepâncias entre necessidades de saúde e concentração de pesquisas. A correlação entre as principais cargas de doença do Brasil e as pesquisas farmacêuticas foi considerada moderada. Todavia, na visão mundial da análise, a correlação foi considerada baixa, sendo que, quanto menor o nível de renda da região, menor a correlação, tendo ela sido moderada apenas em regiões de média-alta e alta renda. Os resultados apontam que algumas áreas terapêuticas concentram excesso de estudos frente à tendência de necessidades de saúde em DALYs, enquanto outras permanecem carentes de inovação. Este trabalho traz à tona a necessidade de reflexão sobre os principais motivadores da indústria farmacêutica no processo de pesquisa e desenvolvimento, bem como repensar seu papel social. Mostra também a importância das discussões entre setor público e privado para alinhamento de interesses e a consequente busca de sustentabilidade do mercado farmacêutico. Governantes devem propor políticas públicas que facilitem o investimento em pesquisas em áreas de saúde prioritárias, ao mesmo tempo que indústrias farmacêuticas devem executar estratégias para equilibrar de forma consciente seus pipelines de lançamentos, de forma a melhor atender demandas de saúde populacional.
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    Desperdício de alimentos e gestão de resíduos sólidos: uma intervenção em empresa prestadora de serviço em alimentação
    (2023-10-15) D`Andréa, Leonor Nabais da Furriela
    Para atingir a meta 12.3 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que visa reduzir pela metade o desperdício de alimentos globalmente, serão necessários esforços em todas as frentes da cadeia de abastecimento alimentar. Considerando o desperdício de alimentos como um país, constituiria o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa (GEE)dos Estados Unidos e China. É importante salientar que o Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos no mundo, uma das razões para escolha do tema. Este estudo em pesquisa-ação teve foco sobre a gestão dos resíduos sólidos alimentares, no segmento de Food Service, em uma empresa brasileira prestadora de serviço de alimentação. O desperdício de alimentos é relevante não só em razão dos aspectos ambientais, mas também por questões econômicas e sociais. Sabe-se que grande parte dos alimentos são perdidos em condições de consumo humano e poderiam contribuir ainda para alimentar pessoas em vulnerabilidade ou em insegurança alimentar. A intervenção ocorreu em duas unidades de alimentação e nutrição, possibilitando observar alguns importantes aspectos para a redução do desperdício de alimentos. Optou-se pelo controle cadenciado das preparações, seguido do abastecimento dos equipamentos para atendimento dos clientes e respeitando as quantidades de consumo por horários. Além disso, focou-se no correto manuseio dos alimentos no momento das preparações por parte dos profissionais das cozinhas, orientados por meio de treinamentos, tanto para redução do desperdício de alimentos, quanto para a conscientização de que alimento não é resíduo. Das duas UAN estudas a UAN Y apresentou melhor resultado em quantidades e consequentemente financeiros do que a UAN X. Na UAN X os resultados referentes a sobra subiram de 33g per capita para 37g per capita, alertando para a necessidade de análises mais criteriosas relacionadas a gestão e mão de obra. Porém a UAN X já demonstrava um per capita de 41g para o resto alimentar, melhorando os resultados chegando a 35g per capita, deixando claro que são muitos os fatores a serem considerado nas avaliações do desperdício de alimentos no segmento de restaurante industrial. Após o treinamento, as sobras limpas da UAN Y reduziram de 43g per capita para 28g per capita e o resto alimentar de 48g per capita para próximo de 30g per capita despertando para a avaliação de indicadores como cardápio e preparações adequadas ao público, além da necessidade de conscientizar os clientes por meio de campanhas educativas. Os pedidos de insumos com atenção a qualidade dos itens e o engajamento dos funcionários da cozinha durante os procedimentos mereceram atenção. A UAN Y também apresentou comprometimento dos funcionários que passaram a aproveitar integralmente alguns alimentos. Confirma-se que a gestão do desperdício de alimentos é complexa e requer direcionamento mais amplo.
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    Indicadores ESG e o desempenho de fundos de investimentos
    (2023) Bueno, Cristiano Monteiro
    A crescente demanda pelos resultados “além-finanças” tem ganhado muito espaço. As práticas que circundam o universo ESG, acrônimo de Enviromantal, Social and Governance (em português, ASG – Ambiental, Social e Governança) estão cada vez mais presentes nas empresas, instituições financeiras e no mercado de capitais. Investidores ávidos pelo posicionamento das suas respectivas investidas também estão atentos para a consistência dessas divulgações. No caso dos fundos de investimento não é diferente. Atualmente, há fundos que direcionam seus recursos com os fundamentos ESG e buscam, através destes, a melhor remuneração ao capital investido. Para acompanhar esta demanda, vários índices e metodologias vêm sendo utilizados para esta finalidade. Ainda não há uma uniformidade que direcione a padronização do universo ESG como ocorre com os princípios contábeis geralmente aceitos. No entanto, os debates sobre esta questão levam a crer que esses padrões não estão muito distantes de serem adotados, principalmente nos mercados de capitais mais maduros. Oportuno salientar, contudo, os esforços de agentes reguladores como a CVM brasileira em inserir o tema na pauta das divulgações como é o caso da resolução 59/2021 e, nos casos dos fundos de investimento, a resolução 175/2022, ambas bem recentes, mas com o intuito de se facilitar a identificação e a análise pelo investidor das práticas ESG das empresas e fundos de investimentos. Ao se comparar retornos acumulados de um, três e cinco anos de fundos Exchange Traded Funds (ETF) com os respectivos indicadores de maturidade ESG, observa-se uma relação positiva da rentabilidade destes fundos em relação às melhores pontuações ESG. Resultado semelhante é encontrado quando acrescentadas as variáveis de controle Asset Under Management (AUM), P/E ratio, annual dividend yield e beta do fundo, embora no modelo estatístico adotado as variáveis P/E ratio e AUM não tenham apresentado relação estatisticamente significativa. Ao se relacionar o índice de Carbono Intensivo (Carbon Intensity) com os retornos percentuais acumulados de um, três e cinco anos, constata-se estatisticamente o coeficiente de regressão negativo e significativo em 5%, o que implica afirmar que fundos ETF que comportam em suas carteiras empresas com menor intensidade de carbono produzem retornos acumulados % de um, três e cinco anos maiores quando comparados às empresas com maior intensidade de carbono.
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    Cancelamento de cirurgias e a pandemia COVID-19: o que mudou?
    (2023-06-30) Padovesi, Stéphanie Santin
    O centro cirúrgico tem papel fundamental dentro das instituições hospitalares, garantindo a sustentabilidade do negócio, gerando em torno de 60-70% da receita em algumas instituições hospitalares. O cancelamento de cirurgia 24 horas antes de o procedimento ocorrer traz ineficiência para o centro cirúrgico, maior custo e perda financeira substancial. Saber as causas que levam ao cancelamento permite adotar medidas assertivas para dirimir o problema. A pandemia COVID-19 impactou o setor saúde de diversas formas, e avaliar as possíveis mudanças no perfil das causas bem como a influência desta em relação nos cancelamentos é o objetivo deste estudo. Método: Estudo observacional descritivo retrospectivo referente aos cancelamentos cirúrgicos que ocorrem menos de 24 horas antes do seu agendamento, no período de outubro de 2020 até março de 2021 em hospital privado Resultados: Um total de 5.121 procedimentos foram agendados de forma eletiva e, destes, 4.746 cirurgias foram realizadas, sendo o sexo feminino o prevalente. O cancelamento ocorreu em 320 cirurgias com uma taxa global, no período, de 7,8%. A causa mais frequente foi relacionada ao paciente e, dentre os subtipos, COVID e medo da pandemia corresponderam a 17,2% e 12,8%, respectivamente, sendo que 74,6% dos pacientes com COVID realizaram procedimento em outra data versus 34,2% por medo da pandemia. Conclusão: os motivos de cancelamento mudaram em relação à pandemia, e esta influenciou em relação ao tempo da realização do procedimento em outro momento.
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    Sistema Unificado De Administração Pública (SUAP): um projeto pela inovação e transformação digital na gestão educacional
    (2023) Pereira, Pércio Carvalho
    A capacidade de inovação de organizações e países é fonte de competitividade, dividendos e aumentos de renda sucessivos. Na iniciativa privada, o tema é fonte de diversos estudos e suscita a importância de associá-lo com a tecnologia da informação e comunicação em iniciativas de inovação aberta que apoiem a transformação digital. Da mesma forma, no setor público há uma série de esforços de diversos países no sentido de criar um ecossistema de desburocratização e incentivo, especialmente no Brasil, assim como de aplicação dos conceitos às políticas públicas. As tecnologias digitais facilitam o tráfego de informações e as trocas entre as redes, criando um ambiente impulsionador e exponencial para as interações entre governo, academia, empresas e sociedade. Nesse sentido, este Caso de Ensino com Notas de Ensino aborda o cenário evolutivo desde o desenvolvimento de um sistema de gestão integrado chamado SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública) pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e sua expansão para o restante da Rede Federal de Educação. Considera os avanços relativos à transformação digital que permitiram, assim como o desafio de compatibilizar a manutenção das funcionalidades sem perder a capacidade de inovação, sobretudo por meio da colaboração da comunidade de instituições conveniadas. Este caso de ensino é aplicável aos cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública e de Negócios, Tecnologia da Informação, Licenciatura e Formação Pedagógica.
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    Value co-creation for memorable touristic experiences. Experimental evidence of the effects on consumer satisfaction and purchase intention
    (2023-09-20) Fortunato, Luiz Filipe Naressi
    The integration of the Internet with other technologies has profoundly impacted consumer relations in the tourism and hospitality industry, allowing for disintermediation and direct consumer access to service providers. In this challenging scenario, travel agencies may strategically tailor touristic services and deliver memorable experiences by engaging consumers in co-creating their travel itineraries. This study tests the hypothesis that involvement in a cocreation process with a tourist service provider positively affects consumer satisfaction and purchase intention. An experimental study was conducted to assess this, and the results supported the hypotheses. Furthermore, the research identified the mediating role of satisfaction in consumers' travel purchasing decisions, contributing to understanding how tourists' satisfaction mediates the relationship between co-creation and travel purchase intention. This approach presents new theoretical perspectives. Moreover, practical implications are provided for travel agents, operating both online and offline, to enhance their competitiveness by incorporating co-creation processes into their routines, which can increase consumers’ perceived value.
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    Uma análise dos principais motivadores e barreiras para o reporte de sustentabilidade pelos bancos
    (2023-06-26) Tolentino, Fabiana Costa
    Cada vez mais tem se discutido sobre a relevância do setor financeiro, principalmente dos bancos, para a agenda de sustentabilidade. São crescentes e diversas as discussões sobre a relação dos bancos com o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade. Nos últimos anos também é notável o aumento da demanda pelo reporte e transparência de sustentabilidade pelos bancos, além do maior destaque da agenda nas pautas dos investidores. Este estudo visou compreender, por meio da avaliação dos sites e relatórios dos bancos e da realização de consultas via formulário Forms com profissionais de sustentabilidade dos bancos e de consultorias especializadas em sustentabilidade, quais eram os motivadores e as barreiras para o reporte e a transparência de sustentabilidade pelo setor. Constatou-se que os principais motivadores que estimulam o reporte e a transparência por parte dos bancos podem ser classificados em seis diferentes categorias: i) demandas dos investidores, ii) demandas regulatórias, iii) participação em índices e ratings de sustentabilidade/ESG, iv) compromissos voluntários, v) posicionamento estratégico e vi) diferencial competitivo. Já as barreiras, que impedem ou desestimulam o reporte e a transparência de sustentabilidade, podem ser classificadas em cinco categorias: i) falta de padronização, ii) ausência de informações (dados, KPIs, metas) que trazem complexidade para o monitoramento, iii) complexidade das diferentes demandas de reporte e transparência, iv) custo elevado do reporte e v) inexistência de time capacitado. Também foram elencados fatores que poderiam reduzir as barreiras para o reporte e a transparência de sustentabilidade pelos bancos, sendo eles: i) padronização das demandas – taxonomia para o setor, ii) regulações e autorregulações mais diretivas e iii) ampliação das coletas de dados, das variadas demandas, por Inteligência Artificial. De acordo com a teoria institucional, com base nas respostas e nas análises documentais, também foi possível identificar a presença do isomorfismo na atuação dos bancos.
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    A influência do endomarketing no engajamento dos colaboradores no modelo híbrido
    (2023-08-30) Santos, Aline Lilian dos
    Além de abalar o mundo em suas mais diversas estruturas, a pandemia da Covid-19 causou profundas mudanças no âmbito do trabalho, tornando-se um elemento catalisador do processo de transformação digital nas empresas, o que ajudou a legitimar o home office e a consolidar o modelo híbrido. Apesar da flexibilidade, comodidade e conveniência que a dinâmica do trabalho remoto oferece, tal cenário acaba favorecendo, muitas vezes, não só o distanciamento físico entre empresa e funcionário, mas também o afastamento subjetivo entre o profissional e o contexto organizacional do empregador, influenciando diretamente na relação entre ambos e, principalmente, no engajamento dos colaboradores. Nessa perspectiva, em que se torna essencial elaborar estratégias para aproximar os funcionários das empresas, o endomarketing mostra-se indispensável, visto que seu planejamento eficaz tem a capacidade de estimular o engajamento do público interno, com grande potencial de gerar resultados positivos, como estreitar o relacionamento entre colaborador e empresa, incentivando que o profissional seja mais comprometido e envolvido com os objetivos e propósitos da organização e facilitando que ele crie vínculos saudáveis, produtivos e duradouros com a empresa. Para que isso seja possível, é primordial que os principais elementos que sustentam o endomarketing (comunicação interna, liderança e cultura) estejam alinhados, atuem de forma integrada e tenham bom desempenho tanto no modelo online quanto no presencial. Assim, este estudo propõe-se a analisar como o endomarketing influencia no engajamento dos colaboradores no modelo híbrido, com base na percepção de funcionários de grandes empresas. Dessa forma, a presente pesquisa, de natureza qualitativa exploratória, adota como objeto de estudo entrevistas em profundidade semiestruturadas, realizadas com colaboradores de 15 diferentes empresas, de setores variados, que atuam no Brasil. Para a análise do material, optou-se pelo método de codificação e categorização de temas, resultando nas principais dimensões exploradas no estudo. Na pesquisa, é possível perceber que, diante do contexto desafiador, enquanto algumas organizações demostraram se adaptar bem ao novo cenário, especialmente aquelas que possuem uma sólida cultura voltada para pessoas, preservando e até aumentando o engajamento de seus colaboradores, outras se mostraram bastante despreparadas para se aproximar dos funcionários e envolvê-los na empresa. Por isso, o estudo sugere a necessidade de as organizações criarem uma estrutura de endomarketing eficaz, munida de uma estratégia assertiva, que integre os modelos remoto e presencial, no sentido de potencializar o engajamento dos colaboradores na atual conjuntura.
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    Insights do big data: um estudo de caso de uma grande empresa do setor financeiro para a obtenção de melhores decisões
    (2023) Oliveira, Marcelo Martins de
    O conceito de Big Data surgiu na década de 1990, mas só ganhou popularidade e reconhecimento generalizado a partir dos anos 2000 que foi quando ele começou a ser adotados pelas empresas devido ao avanço nas tecnologias de armazenamento, processamento e análise de dados. Com o intuito de entender como as empresas, principalmente as incumbentes, tem lidado com esse assunto, esse estudo tem o objetivo de estudar o processo de uso dos dados por companhias que buscam habilitar a sua tomada de decisão baseada em dados e/ou criarem novas receitas a partir da criação de modelos baseados nos dados. Esse estudo foi baseado em um caso real de uma empresa nacional do ramo financeiro com mais de 40 anos de história, que foi investigada com o intuito de responder a seguinte pergunta de pesquisa: "Como a maior disponibilização de dados contribui para a geração de um maior número de insights provenientes de Big Data?". Para tal, foi utilizada uma metodologia de pesquisa semiestruturada que teve o objetivo de capturar a percepção de 8 entrevistados sobre o processo de restruturação de uma área de dados e como esse processo impacta na geração de insights. Todos os 8 estavam ocupando o cargo de cientistas de dados lotados nos departamentos: comercial, marketing e TI. As entrevistas foram realizadas de forma remota durante o período de novembro de 2022 a fevereiro de 2023. O estudo identificou que o uso dos dados e a obtenção de bons insights vai além da disponibilização dos dados para os cientistas de dados, exigindo um processo elaborado para garantir que os dados sejam disponibilizados de forma íntegra, documentados e padronizados para facilitar sua compreensão. Além disso, a democratização e aproveitamento dos dados devem ser considerados para que não sejam obtidos insights incorretos. O estudo permite, como implicação gerencial, trazer clareza e conhecimento para lideranças que planejam reestruturar as áreas de dados de suas respectivas companhias.
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    O cuidado centrado no paciente na atenção domiciliar
    (2023-09) Santos, Denise Batista
    A transição epidemiológica e a demográfica, as mudanças no contexto social e a incorporação de novas tecnologias aumentaram a expectativa de vida da população, e, concomitantemente, a prevalência de doenças crônicas que requerem cuidados continuados. Os sistemas de saúde têm se organizado para responder às necessidades atuais, e, neste cenário a Atenção Domiciliar se insere como uma estratégia para garantia da continuidade de cuidado. Nesse contexto na rede de atenção à saúde, o cuidado centrado no paciente ocupa papel de destaque, uma vez que a população de crônicos se beneficia e, muito, da coordenação do cuidado e do preparo para participar ativamente do seu próprio cuidado. O objetivo desse estudo é analisar de que forma o cuidado centrado no paciente está inserido nas práticas assistenciais da atenção domiciliar, a partir da concepção de enfermeiros gestores do cuidado que atuam na Atenção Domiciliar. Optouse pela abordagem qualitativa de natureza exploratória e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam na coordenação do cuidado de pacientes em instituições prestadoras de serviços de Atenção Domiciliar. O estudo apontou que os entrevistados acreditam que as instituições nas quais trabalham incorporaram o cuidado centrado no paciente em suas práticas assistenciais, apesar de haver pouco conhecimento sobre o conceito de cuidado centrado no paciente entre os entrevistados. Apontou também a importância da construção do vínculo entre equipe de saúde e pacientes, e, do apoio familiar para garantia de atendimento centrado no paciente. Identificou-se ainda limitações para a aplicação do cuidado centrado no paciente, relacionadas principalmente à qualificação e integração das equipes assistenciais e recursos tecnológicos que integrem as informações dos pacientes.
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    Resiliência em cadeias de suprimentos: um estudo do setor de defensivos agrícolas no Brasil
    (2023-09-05) Valadares, Marcelo da Silva
    O Brasil tornou-se uma potência do agronegócio mundial, sendo um dos principais produtores globais de alimentos. Entretanto, a produção de alimentos consumidos em escala mundial, como soja, milho, açúcar, frutas, entre outros, requer insumos, como os defensivos agrícolas que são produzidos, em sua grande maioria, fora do Brasil. China e Índia lideram a produção global de defensivos, e o Brasil disputa a comercialização com grandes operações globais na Europa e nos Estados Unidos. Com o intuito de avaliar como as empresas produtoras e comercializadoras de defensivos agrícolas estão se preparando para enfrentar os riscos externos à cadeia de suprimentos, foi realizado um estudo de caso único do setor, para auferir as práticas da cadeia de suprimentos resilientes nessas organizações. Para isso, foram entrevistados profissionais atuantes nas cadeias de suprimentos das principais empresas atuantes no segmento. Os resultados apresentados neste trabalho fornecem um importante panorama de como as cadeias de suprimentos de empresas do setor de defensivos agrícolas estão se preparando para enfrentar eventos adversos a suas operações. Entre as práticas identificadas, destaca-se a colaboração nas cadeias de suprimentos com clientes e fornecedores, entretanto ressalta-se que há muitos caminhos a percorrer para que as empresas do setor se tornem de fato resilientes, de acordo com a teoria.
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    Um estudo para a implementação de um observatório de forças de caráter no nordeste brasileiro: um hub da sustentabilidade humana
    (2023-06-26) Andrade, Patricia Marinho de
    Este trabalho apresenta um estudo para a implementação de um observatório de forças de caráter no Nordeste brasileiro, com o objetivo de promover a sustentabilidade humana e o desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa aborda as principais virtudes e forças de caráter, bem como sua aplicação em diversas áreas, como educação, saúde, trabalho e relacionamentos pessoais. A metodologia utilizada envolveu a revisão sistemática da literatura, com a seleção de 11 artigos que atenderam aos critérios de elegibilidade. Além disso, foram realizadas entrevistas com especialistas em psicologia positiva e gestão de pessoas. Os resultados indicam que a implementação de um observatório de forças de caráter pode contribuir para a promoção da saúde mental, a melhoria do desempenho profissional e a construção de relações interpessoais mais saudáveis e produtivas. O documento também apresenta gráficos e rankings que ajudam a entender melhor o assunto.