FGV EBAPE - Teses, Doutorado em Administração

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    Débitos bancários: efeitos do relacionamento em tempos de Covid-19
    (2023-12-07) Barthman, Gabriel José
    O objetivo deste estudo é investigar os efeitos do relacionamento bancário na inadimplência em operações de crédito pessoal sem garantia real. A partir de um conjunto de dados exclusivo com 611.557 observações entre o período de junho de 2019 a junho de 2021, foram analisadas as linhas de crédito de empréstimo pessoal e crédito direto ao consumidor. Utilizando a pandemia de COVID-19 como choque exógeno e metodologia differences-in-differences (DiD), encontramos evidências estatisticamente significantes que o relacionamento bancário explica uma diminuição no default de crédito antes da pandemia. No entanto, apesar desse efeito persistir depois do início da pandemia, ele diminui em aproximadamente 60%. Adicionalmente, encontramos efeito heterogêneo. Consumidores que obtiveram crédito em produto defaultam menos do que consumidores que receberam crédito em dinheiro. Por fim, mulheres com relacionamento bancário são marginalmente mais propensas a se tornar inadimplentes depois o início da pandemia comparado com homens. Uma possível explicação para esse resultado pode ser atribuída à maior instabilidade enfrentada pelas mulheres no mercado de trabalho brasileiro durante a pandemia de COVID-19.
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    Evasão na graduação presencial e sua relação com desemprego e renda: estudo de caso de uma IES brasileira
    (2023-11-13) Oliveira, Rafael da Silva Galvêas
    Este trabalho tem como objetivo analisar a evasão na educação superior à luz de literatura específica e da Teoria do Capital Humano (TCH), buscando uma melhor compreensão da relação custo-benefício de se cursar uma graduação com o propósito de melhorar a inserção no mercado de trabalho, recolocação profissional e/ou incremento na renda. Dessa forma, este trabalho analisa a evasão dos estudantes nos cursos de graduação e sua relação com a taxa de desemprego e renda dos ex-alunos. Diante dessas considerações, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como as disparidades socioeconômicas e demográficas influenciam a evasão na educação superior brasileira, visando compreender os principais desafios e oportunidades para a implementação de políticas eficazes de prevenção. A metodologia utilizada foi um estudo de caso em cinco cursos de uma universidade do sudeste do Brasil. O estudo também foi descritivo, explanatório, positivista, com pesquisa documental e questionário do tipo survey. O tamanho populacional dos ex-alunos dos cinco cursos utilizados foi de 6.177 pessoas e a amostra mínima calculada com esses parâmetros foi de 275 ex-alunos; porém, obtiveram-se 605 respostas válidas. Terminada a coleta dos dados, os questionários foram tabulados e importados para o ambiente R (R DEVELOPMENT CORE TEAM, 2017). Os resultados da tese demonstraram que alunos concluintes possuem renda superior à dos estudantes que se evadiram do ensino superior. No entanto, ao comparar homens com mulheres, observou-se que mesmo homens que evadiram possuem renda superior à das mulheres concluintes. Por outro lado, não foi observada diferença na taxa de desemprego entre evadidos e concluintes. Notou-se também que pessoas autodeclaradas pretas evadidas possuem maior taxa de desemprego do que pardos e brancos. Em relação aos cursos, o trabalho confirmou que os cursos que possuem menores índices de desemprego entre os formados apresentaram menores taxas de evasão, ao passo que não se confirmou que cursos com maiores rendas entre os formados possuem menores taxas de evasão. Pôde-se observar que, devido à pandemia de coronavírus, as pessoas autodeclaradas pretas e os ex-alunos de maior renda foram mais afetados negativamente. Percebeu-se que respondentes evadidos tiveram maiores danos (mais demissões, férias antecipadas e afastadas do trabalho) do que concluinte e pessoas autodeclarados pretas tiveram cerca de três vezes maior percentual de demissões do que as brancas. Verificou-se que alunos evadidos, autodeclarados pretos e de maior renda foram mais impactados em relação ao trabalho e que mulheres foram mais afetadas negativamente em relação bem-estar do que homens. Quanto às contribuições teóricas, o trabalho utilizou de forma integrada duas teorias, preencheu lacunas de estudos anteriores, identificou diferenças entre cursos, avançou no entendimento sobre evasão e investigou os efeitos causados pela pandemia. Em relação às contribuições práticas, o estudo forneceu informações relevantes para instituições educacionais em relação à evasão, proporcionou esclarecimentos úteis para futuros alunos e maior compreensão dos impactos da covid-19 no contexto educacional, promovendo estímulo à igualdade de oportunidades.
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    Criação de valor por meio de relatórios de sustentabilidade no ensino superior: uma abordagem pela lógica de serviço
    (2023-12-05) Freire, Hercules Vander de Lima
    O estudo investigou a relevância da inclusão da sustentabilidade na estratégia organizacional das Instituições de Ensino Superior (IES), visando aprimorar sua reputação e imagem, potencialmente impactando sua posição em rankings e atraindo mais estudantes. Utilizando a técnica de grupo de foco para obter evidências primárias, a pesquisa inova ao empregar uma abordagem não comumente utilizada em pesquisas em Administração no Brasil. Metodologicamente, a tese contribui ao combinar a orientação positivista com a análise interpretativa de entrevistas em profundidade, enriquecendo a investigação. A revisão de literatura explora os conceitos de sustentabilidade e lógica de serviço, além dos desafios na implementação de relatórios de sustentabilidade. O estudo revela que tais relatórios têm o potencial de criar valor para os stakeholders das IES, desde que sejam utilizados para comunicar ações e reforçar a reputação. Recomenda-se que as IES adotem uma abordagem de lógica de serviço na promoção da sustentabilidade e cocriação de valor com as partes interessadas. A tese contribui significativamente para a literatura ao oferecer diretrizes para pesquisas futuras e abordar obstáculos associados à implementação de relatórios de sustentabilidade. Demonstra que tais relatórios desempenham um papel crucial na criação de valor, informando, inspirando e capacitando stakeholders, promovendo relacionamentos benéficos. A análise das categorias destaca que os relatórios funcionam como meio de interação indireta, fomentando relacionamentos mutuamente vantajosos e criação de valor em uso. As percepções dos participantes variam, abrangendo entusiasmo pelas iniciativas sustentáveis das IES e preocupações sobre a qualidade dos dados e transparência nos processos de elaboração e divulgação dos relatórios. A pesquisa evidencia a importância estratégica da sustentabilidade nas IES, oferecendo insights para avanços futuros e abordando desafios na comunicação eficaz da sustentabilidade.
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    Essays on academic impression management
    (2023-12-14) Azevedo, Fabrício Nunes
    Objetivo - O objetivo desta tese é investigar a existência de distorção de gráficos em artigos científicos, a intenção da distorção e o efeito das distorções de gráficos na interpretação dos leitores de artigos científicos. Projeto/Metodologia - Foram realizados dois estudos: pesquisa de arquivo e pesquisa experimental. Na pesquisa de arquivo, analisamos todos os artigos publicados nas quatro principais revistas de contabilidade. Dentre eles, selecionamos os artigos que continham gráficos e dados mínimos necessários para medir a distorção. Aplicamos o modelo Relative Graph Discrepancy (RGD) para identificar possíveis discrepâncias e analisamos os efeitos e as magnitudes das discrepâncias nos gráficos, bem como o tipo de discrepância (positiva ou negativa) e a relação entre as discrepâncias e as hipóteses dos artigos. Na pesquisa experimental, analisamos o efeito da distorção dos gráficos na interpretação dos leitores sobre as conclusões dos artigos científicos. Para isso, selecionamos leitores com nível acadêmico igual ou superior à pós-graduação de várias áreas do conhecimento. Os respondentes foram divididos em grupos experimentais, em um desenho 2x2 mais um grupo de controle, e receberam questionários para avaliar um contexto em que um gráfico resumia os resultados do estudo. Conclusão - A pesquisa de arquivo evidencia que a distorção em gráficos sempre existiu na literatura acadêmica de contabilidade e vem aumentando desde os anos 2000. Os gráficos com distorções negativas têm efeito e magnitude maiores do que os gráficos com distorções positivas. A pesquisa experimental comprova que os leitores de artigos científicos, em sua maioria, não estão cientes das distorções dos gráficos, o que influencia significativamente suas interpretações dos resultados investigados. As distorções negativas destacam a vulnerabilidade dos leitores de artigos científicos, independentemente de haver gráficos acompanhados de suas tabelas de dados. Originalidade - Até o momento, este é o primeiro estudo a analisar distorções em gráficos na literatura acadêmica e a analisar seus efeitos na interpretação dos resultados de artigos científicos pelos leitores acadêmicos. Contribuição - A disseminação de artigos científicos com gráficos distorcidos publicados nas quatro principais revistas de contabilidade e o impacto significativo que essa distorção tem sobre a interpretação dos leitores ecoa o apelo para melhorar a integridade da pesquisa científica em geral e, especificamente, melhorar a integridade dos artigos publicados em revistas acadêmicas. Além disso, sugere que os acadêmicos da área de gerenciamento de impressões devem considerar uma explicação alternativa para o fato de os gerentes apresentarem gráficos distorcidos nos relatórios financeiros, além do oportunismo, como se lhes fosse dado o benefício da dúvida, dizendo que o software originalmente gerava gráficos distorcidos e que os gerentes (assim como os pesquisadores) não haviam notado isso. Integração com as trilhas de pesquisa do programa: Esta dissertação se alinha perfeitamente a duas linhas de pesquisa distintas do programa de MSc&PhD da FGV-EBAPE: Estratégia, Gestão e Organizações; e Ciências Comportamentais e Tomada de Decisões. Ao enquadrar a academia como uma instituição, a conexão com a linha de Estratégia, Gestão e Organizações é inconfundível, dada a contribuição fundamental do estudo para investigar a distorção de gráficos em publicações acadêmicas. O estudo de arquivo tem como objetivo compreender as motivações dos autores, sejam elas decorrentes de um descuido na apresentação do gráfico ou do gerenciamento intencional da impressão. Ao mesmo tempo, o vínculo com a linha de pesquisa Behavioral Sciences and Decision-Making é caracterizado pela motivação fervorosa do estudo experimental para investigar a vulnerabilidade dos leitores acadêmicos à distorção de gráficos em publicações científicas. Esse alinhamento duplo ressalta a natureza interdisciplinar e a abordagem multimetodológica da pesquisa, unindo os domínios da dinâmica organizacional e dos processos de tomada de decisão no âmbito acadêmico.
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    Artificial Intelligence and Robotic Process Automation Applied to the Analysis of Governmental Financial Statements and Audit Reports
    (2023-12-15) Pedroso, Felipe José Coelho
    Esta tese compreende um conjunto de três artigos independentes, embora sequenciais e interligados, que exploram a aplicação da Inteligência Artificial (IA) e da Automação Robótica de Processos (ARP) como ferramentas capacitadoras para o monitoramento das contas públicas por auditores não profissionais da sociedade civil (i.e., auditor de poltrona). No primeiro artigo, realizamos uma revisão de literatura destacando a necessidade e a importância da participação da sociedade civil na fiscalização das contas públicas, como um instrumento de accountability societal e um meio para fortalecer a democracia. Discutimos como tecnologias, em especial a IA, podem contribuir para o desenvolvimento da auditoria não profissional, abrangendo tópicos como big data, open data e transparência. Realizamos um estudo bibliométrico que identificou lacunas a serem preenchidas por aplicações práticas baseadas em IA e ARP nas áreas de auditoria e administração pública. Utilizamos o Tribunal de Contas do Piauí como unidade de análise piloto, demonstrando como a tecnologia pode oferecer insights sobre documentos e artefatos de auditoria. O segundo artigo decorre das oportunidades identificadas no primeiro. Propomos um framework baseado em ARP e IA como ferramenta capacitadora para auditores não profissionais monitorarem as contas públicas. Esse framework estabelece uma conexão sistemática entre elementos, possibilitando a transformação de dados de Governo Aberto em sabedoria, sob a perspectiva da hierarquia Dado–Informação–Conhecimento–Sabedoria (DIKW). O auditor de poltrona se beneficia da Análise de Dados de Auditoria, contribuindo com sousveillance e accountability societal. O framework supera barreiras relacionadas ao processamento de big data e conhecimento técnico, reduzindo recursos humanos, tempo e custos para análises. O framework é testado e validado utilizando dados do Tribunal de Contas do Piauí, incluindo o uso de ARP para extração de Entidades Nomeadas e Modelagem de Tópicos para organizar documentos em grupos. O terceiro artigo foca na aplicação prática do framework, destacando os Grandes Modelos Linguagem (LLMs) como ferramentas adequadas ao auditor de poltrona no monitoramento de documentos relacionados às contas públicas. Utilizando o Tribunal de Contas do Piauí como unidade de análise, extraímos e analisamos automaticamente informações de documentos, identificando inconsistências predominantes, como não conformidades em investimentos em educação e falhas no Portal da Transparência. Além disso, demonstramos que os LLMs são capazes de realizar sumarizações dos documentos, preservando informações relevantes e operando em ações que demandam referência cruzada em diferentes documentos.
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    Aproximando empresas e escolas: a perspectiva do agente híbrido sobre a relação entre programas educacionais e a geração de inovações
    (2024-11-24) Machado, Ayrton Faier
    Este trabalho se propôs compreender os efeitos da educação superior sobre a inovação no trabalho. Partindo-se de uma pesquisa bibliométrica buscando a identificação de lacunas para pesquisa neste campo, foi identificada a necessidade de conhecer melhor a relação entre componentes curriculares de cursos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Apesar da relevante produção acadêmica abordando a relação entre educação e geração de inovações, ainda não estão devidamente comprovados os efeitos de componentes específicos de um programa educacional sobre a aplicação do conhecimento por parte do aluno em seu ambiente de trabalho, ou seja, faltam pesquisas indicando quais aspectos de um projeto educacional influenciam o potencial do aluno inovar, ou aplicar o conhecimento adquirido em seu ambiente de trabalho. A partir de um estudo de caso descritivo realizado em uma instituição de ensino superior privado, foram feitas comparações relacionadas ao comportamento inovador no trabalho e à geração de inovações entre agentes híbridos (alunos que trabalham ou estagiam e estudam simultaneamente) iniciantes e concluintes de cursos de graduação. Com instrumentos de pesquisa, optou-se por ferramentas consolidadas, tais como o questionário sobre comportamento inovador no trabalho de Scott e Bruce (1994), traduzido e validado por Veloso (2021), os modelos de identificação de inovações da OCDE (2018) e o KNWM (2016) para avaliação educacional, que proporcionou consistência e confiabilidade. Quanto aos resultados, identificou-se que agentes híbridos participam no apoio e no desenvolvimento de ideias de outras pessoas da organização, bem como na melhoria de processos e produtos já existentes. Atuações mais significativas, tais como proposição de ideias e desenvolvimento de novos produtos ou mesmo inovações de maior porte não foram identificadas. Quanto ao relacionamento entre educação e inovação, foram considerados significativos o conhecimento adquirido no curso, a satisfação, a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e feedback recebido dos professores. O estudo confirma a importância da autonomia no trabalho para a geração de inovações e a importância da carga horária prática no ensino superior. Como contribuição para academia e para a prática do setor pesquisado, os resultados indicam maior desenvolvimento das habilidades cognitivas durante uma graduação em comparação com as habilidades criativas, responsáveis pela geração de novas ideias. Conclui que os agentes híbridos participaram de inovações apoiando ideias e projetos de terceiros e aperfeiçoando processo e produtos, questões de menor dimensão dentro da inovação, porém significativos dentro do contexto profissional do agente pesquisado. Em relação aos efeitos da educação recebida, foram apontados o conhecimento adquirido, satisfação, a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e o feedback recebido como os fatores que geram maior impacto na inovação.
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    Os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pista
    (2023-11-22) Abreu, Tânia Maria Bassetti de
    O presente trabalho investigou os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor à luz da teoria do diagnóstico de pista. Os estudos que envolvem essa teoria têm priorizado discussões sobre preço, marca, reputação, efeitos da publicidade sobre a avaliação dos produtos, mas poucos envolveram o aroma. Foram realizados dois estudos, sendo um deles em ambiente real. O primeiro investigou a relação de preferências, familiaridade, intensidade e associação com luxo de um conjunto de aromas (lavanda, cedro, limão-siciliano, hortelã-pimenta e alecrim) com fatores sociodemográficos. Foram observadas poucas diferenças entre subgrupos nessas variáveis. O segundo estudo lançou mão de um desenho experimental em ambiente real e investigou, com base na estrutura da teoria do diagnóstico de pista, como uma pista extrínseca - o aroma - afeta a avaliação, a intenção de compra e a propensão a pagar por um produto (uma camisa). Nosso estudo mostra que a presença de um aroma específico (por exemplo, lavanda) tem maior probabilidade de ser um impulsionador das intenções de compra e da disposição de pagar para certos consumidores (por exemplo, pessoas mais velhas e solteiras) do que para outros. Percebe-se a necessidade de uma abordagem multidimensional e holística ao considerar como os consumidores coletam, interpretam e usam pistas em seus processos de tomada de decisão.
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    Antecedentes ao uso da tecnologia da informação e comunicação nos serviços de saúde pública no Brasil
    (2023-12-11) Fontan, Emanuella Aparecida
    A relevância crescente da saúde digital para acadêmicos e profissionais da área é evidente. Embora haja políticas públicas e ações organizacionais direcionadas à implementação de novas tecnologias nos processos de saúde, subsistem importantes barreiras estruturais que dificultam a difusão e adoção destas inovações. Esta tese tem como propósito investigar os antecedentes relacionados à oferta e ao uso de serviços digitais na saúde pública brasileira, considerando tanto os estabelecimentos de saúde quanto os cidadãos. A partir de uma revisão de literatura sobre TIC em saúde, identificou-se a oportunidade de aprimorar as discussões sobre o tema, propondo um modelo teórico composto por dois estudos, fundamentados nas dimensões do modelo de prestação de serviços 4As. O primeiro estudo avaliou os antecedentes à oferta de serviços digitais em saúde do ponto de vista dos gestores, concentrando-se nas oportunidades e dificuldades específicas enfrentadas pelos estabelecimentos de saúde pública brasileiros ao incorporar TIC em seus serviços. O segundo estudo analisou os antecedentes ao uso de serviços digitais em saúde pelos cidadãos brasileiros, levando em consideração a variação na taxa de utilização entre diferentes estratos populacionais. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa e exploratória, embasada em dados secundários produzidos e divulgados pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), por meio das edições das pesquisas TIC Saúde (estudo 01) e TIC Domicílios (estudo 02), ambos referentes ao ano-base 2022 e o modelo de regressão logística foi empregado como estrutura metodológica. Ambos os estudos apresentaram resultados significativos, indicando direções para as análises propostas neste trabalho. Os resultados identificaram a preparação organizacional, a infraestrutura tecnológica, o apoio governamental e as preocupações financeiras como aspectos críticos que influenciam a oferta de serviços digitais em saúde. Além disso, diversas características sociodemográficas do cidadão, como sexo, situação profissional, renda, tipo de habitação, acesso à internet, classe socioeconômica, grau de instrução e posse de dispositivos eletrônicos, foram identificadas como fatores determinantes ao uso de serviços digitais em saúde. Os resultados obtidos proporcionam uma análise crítica e detalhada sobre a oferta e o uso de serviços digitais na saúde pública brasileira, constituindo um considerável material para orientar a formulação de políticas e estratégias no âmbito da saúde digital.
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    Navigating growing complexity: advancements in collaborative governance
    (2023-10-31) Borges, Eduardo Bizzo de Pinho
    Esta tese é composta por três artigos independentes, mas interconectados, que exploram como as aplicações inovadoras do conceito de governança colaborativa lidam com a crescente complexidade dos contextos contemporâneos. Os dois primeiros artigos abordam plataformas colaborativas, instrumentos estendem a governança colaborativa facilitando múltiplos projetos ou redes colaborativas. Essas plataformas oferecem uma estratégia de governança inovadora para enfrentar crises complexas e imprevisíveis em um mundo cada vez mais turbulento, permitindo rápida escalabilidade e abordagens flexíveis para a colaboração. O primeiro artigo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre plataformas colaborativas, empregando análises bibliométricas e temáticas de 72 publicações de 2018 a 2022. O estudo revela um campo incipiente, mas em expansão, destacando a efetividade destas plataformas na ampliação da governança colaborativa e atuando como intermediários, ao mesmo tempo que destaca seu papel como facilitadores da co-criação e governança ambiental. No entanto, também se observa uma tendência na literatura em direção a um otimismo excessivo. O segundo artigo examina o impacto de plataformas colaborativas na produção sustentável a partir da experiência do Fundo Amazônia na Amazônia brasileira. Utilizando dados de painel de 2003 a 2017 e focando em municípios na Amazônia Legal brasileira, este estudo emprega uma abordagem de diferenças em diferenças para avaliar os efeitos do Fundo Amazônia na produção de produtos florestais e agroflorestais. Os resultados evidenciam aumentos positivos e não imediatos na produção sustentável, ressaltando a oportunidade de apoio às plataformas como meio de promover as cadeias de valor da bioeconomia na Amazônia. O terceiro artigo, formulado em colaboração com o Professor Gregory Michener e publicado no Public Management Review (DOI: 10.1080/14719037.2023.2230231), investiga o conceito de governança colaborativa compensatória (CCG), que representa iniciativas de governança colaborativa destinadas a compensar baixo compromisso do governo na implementação de políticas públicas. Com base nos casos do Consórcio de Veículos de Imprensa no Brasil e do Covid Tracking Project nos Estados Unidos durante a pandemia de COVID-19, este estudo explora o surgimento da CCG, seus mecanismos para compensar a deficiência de compromissos e sua relação com as conceituações existentes de governança colaborativa. As iniciativas preencheram as lacunas de informação deixadas pelo governo federal, efetivamente ‘governando’ a transparência pública federal de dados de COVID-19. Os três artigos oferecem conjuntamente uma compreensão multifacetada da governança colaborativa, tanto na teoria quanto na prática. Coletivamente, os artigos demonstram que a governança colaborativa, por meio de seus avanços, continua relevante para abordar questões atuais em um mundo cada vez mais complexo. Nesse sentido, esta coleção de estudos tem a intenção de fazer uma contribuição significativa para um campo de estudo em constante evolução e altamente relevante, dedicado a navegar por desafios públicos complexos.
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    Gamificação na educação executiva online: efeitos no engajamento dos estudantes
    (2023-11-07) Immaginario, Rodrigo de Siqueira Viana
    Ao aliar conveniência e flexibilidade, as tecnologias digitais têm sido amplamente empregadas na mediação da interação entre professores e alunos. Contudo, ainda existem desafios para realização de atividades de ensino de qualidade que engajem alunos na aprendizagem. Nesse contexto, a gamificação é uma ferramenta que pode, além de melhorar o processo ensino-aprendizagem, aumentar o engajamento dos alunos. Dada a importância do tema, a presente pesquisa se propõe a descrever e analisar as implicações da gamificação em disciplinas de gestão ministradas na modalidade online, por meio do engajamento dos estudantes durante seu processo de aprendizagem. A pesquisa adotou metodologia de cunho quantitativo, com desenho de experimento e quasi-experimento, associada a um levantamento conduzido com alunos da Universidade Vila Velha (UVV), localizada em Vila Velha, Espírito Santo (ES). A pesquisa abarcou alunos de quatro disciplinas em 17 cursos de MBA na modalidade à distância, no período de janeiro de 2023 a agosto de 2023. Por meio da criação, desenvolvimento, de uma plataforma gamificada online, foram coletados dados a partir do registro das atividades dos alunos e professores. Assim, pretendeu-se investigar como a gamificação influencia o engajamento de estudantes de educação executiva online durante seu processo de aprendizagem. Os resultados forneceram uma base sólida, com elementos estatisticamente significativos, que sustentam a influência da gamificação no engajamento e interação dos alunos. Essas descobertas acrescentam evidencias de que a gamificação, em consonância com a literatura, estabelecem um alicerce robusto para pesquisas futuras mais amplas, visando aprimorar nossa capacidade de previsão e permitir o desenvolvimento de estratégias eficazes para a melhoria do processo de aprendizagem dos estudantes
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    Do burdens matter? Analyzing political participation, vulnerable citizens, and digitized interactions
    (2023-09-29) Marinho, Maiara Oliveira
    O objetivo desta tese é contribuir para o avanço da literatura sobre as barreiras no processo de votação, analisando especificamente soluções públicas que empregam tecnologias algorítmicas e digitais, e outras estratégias de mitigação de barreiras, como transporte gratuito no dia da eleição. O primeiro artigo da tese baseia-se nas literaturas sobre barreira administrativa e capacidade estatal para descobrir como os aplicativos digitais podem fornecer uma solução acessível em países em desenvolvimento para mitigar as dificuldades dos cidadãos com o registro eleitoral e a votação. A estratégia empírica utilizada foi um experimento de campo baseado em pesquisa com cidadãos vulneráveis e de difícil acesso, que não têm endereço formal em uma favela brasileira. O segundo artigo desenvolveu uma nova escala para medir as barreiras dos cidadãos por meio da interação digitalizada quando solicitaram o auxílio emergencial. Partindo de escalas validadas anteriormente aplicadas a beneficiários em grupos do Facebook, foi possível construir uma nova escala validada para medir as barreiras administrativas digitais. O terceiro artigo examinou uma política real implementada que visava reduzir os custos de transporte de votação nas eleições presidenciais de 2022, denominada Passe Livre. O objetivo era examinar como as barreiras administrativas afetam a decisão das pessoas de votar e como mitigar essas dificuldades aumenta a probabilidade de comparecimento dos eleitores. Agregando os dados de todos os eleitores brasileiros no nível municipal, não foi possível encontrar nenhum efeito. No geral, esses três artigos se complementam ao demonstrar que os custos importam para a participação política, mas diminuir esses custos pode não levar a um maior comparecimento. Além disso, a digitalização pode oferecer uma solução importante para estados com capacidade limitada, mas também pode significar um fardo adicional para alguns grupos de cidadãos. E, finalmente, os custos têm várias dimensões negligenciadas que devem ser reconhecidas quando se trata de interações digitalizadas. Esta tese contribui para a compreensão das interações cidadão-estado, design e implementação de políticas públicas, digitalização e uso de algoritmos, e determinantes da participação política.
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    Essays in political behavior
    (2023-07-14) Accetta, Rodrigo Furst de Freitas
    Este trabalho é composto por dois artigos que abordam diferentes aspectos do comportamento político: (a) polarização política e (b) engajamento político. Do COVID-19 às mudanças climáticas, a polarização política tem impactado negativamente o apoio público a inúmeras políticas públicas sensíveis e urgentes. É, portanto, primordial compreender o fenômeno e como ele evolui ao longo do tempo. Usando um contexto altamente relevante e polarizado - a pandemia de COVID-19 no Brasil - como pano de fundo, o primeiro artigo desta tese demonstra que uma preferência amplamente divergente entre grupos políticos não é estática nem inevitável. Mostramos que as diferenças iniciais entre conservadores e não conservadores na adesão à vacinação contra COVID-19 no Brasil diminuíram significativamente ao longo do tempo, impulsionadas essencialmente por uma adesão mais rápida à vacinação entre os mais céticos - conservadores. Esses resultados podem ser em parte explicados por conservadores atualizando suas crenças, principalmente sobre (a) a eficácia da vacina COVID-19 e (b) o comportamento de pessoas semelhantes. No segundo artigo, por sua vez, uma série de três estudos investiga a existência de uma disparidade no nível de engajamento político entre grupos de diferentes status socioeconômicos e oferece propostas para aumentar a participação política entre cidadãos de baixa renda e com menor escolaridade. O Estudo 1 documenta a existência de discrepâncias socioeconômicas no engajamento político usando pesquisas nacionais realizadas em 47 países e fornece evidências iniciais de que esse fenômeno emerge parcialmente da percepção reduzida de eficácia política—ou seja, a capacidade percebida de influenciar assuntos políticos - daqueles mais abaixo na hierarquia socioeconômica. No Estudo 2, exploramos as ações que os indivíduos realizam para participar politicamente e ampliamos nossas descobertas ao documentar diferenças no engajamento político com uma medida comportamental de intenção. Por fim, o Estudo 3 examinou como uma intervenção desenhada para promover um senso de eficácia política entre indivíduos de baixa renda pode atenuar a disparidade na participação política entre diferentes níveis do espectro socioeconômico.
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    Essays on information and communication technology and human emancipation of vulnerable people
    (2023-06-07) Tavares, Ana Paula dos Santos
    This dissertation aims to engage with the debate on social inclusion in the digital society from a human development perspective. The study analyzes that inequality in information and communication technology (ICT) goes beyond lack of access and skills by putting a lens on the choices, and opportunities to expand human autonomy in personal and social life. Although ICT can potentially contribute to improving various aspects of life, from reducing poverty to strengthening democratic policies, it also exacerbates pre-existing inequalities raising concerns about the relationship between ICT and development. Consequently, theorizing Information and Communication Technology for Development (ICT4D) has gained increasing attention from researchers and significant advancements are seen in this arena. That way, aiming at contributing to theoretical advancement, this dissertation focuses on the issue of digital inequality from an individual perspective, by investigating the following research question: How ICT can contribute to human emancipation of vulnerable populations? This research is a novel attempt to advance knowledge and demonstrate the complexity of social inclusion in the digital society, presenting the findings in three complementary papers. Fundamentally, this is a multi-paper dissertation comprising the introduction, three scientific papers, and a concluding chapter that discusses and compares the insights obtained from each paper. The first paper supports the study's claim that ICT-based innovations emerge in environments with adequate infrastructure, communication, and systems. However, it is necessary to consider a broader context analyzing institutional, political, historical, and cultural conditions when thinking about inclusive initiatives via ICT in low- and middle-income countries (LMIC). That said, paper one investigates the intended and unintended consequences of ICT initiatives in social protection and public education programs for vulnerable groups in Brazil. This research falls into the socio- constructionist view of technology and considers that ICTs' effect and value towards the achievement of human autonomy can only be realized when it is put into use. ICT-based innovation cannot be implemented in a vacuum, but in a specific context where usage is influenced by existing practices, institutions, other technologies, and politics. Building on this argument, the second paper introduces the key concepts of this dissertation based on two different yet complementary theoretical lenses. It presents the human development perspective through Sen's Capability Approach (2001) combined with human emancipation lens from Freire's Emancipatory Pedagogy (2005) to understand local appropriation of ICT-based innovations in the digital age. From there, the study proposes and applies a Digital Inclusion for Human Emancipation (DI4HE) conceptual model to evaluate an empowerment tech program for vulnerable people in Brazil via ICT. The study identifies the relational dimensions of human emancipation, highlighting the paradoxes of inclusion and the asymmetries of power that can hinder vulnerable groups' empowerment via ICT diffusion. The third paper deepens the understanding of the relational dimensions of human emancipation by analyzing how local actors can promote emancipation through ICT tech programs focusing on vulnerable groups' skilled capital. Paper three discusses how high-tech4 educational programs can emancipate vulnerable youth by enacting emancipatory outcomes amidst their oppressive environments. This study pinpoints that technology is the tool that changes the world, but it must be reoriented in the right direction: solving social needs. This dissertation represents an effort to contribute to the debates around the role digital inclusion initiatives can or cannot play in supporting human emancipation in LMIC settings, specifically taking the case of Brazil. Thus, the study brings a postcolonial critical approach to extend the current body of knowledge in the ICT4D field, pursuing implications for research and practice.
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    Demand-side nutritional inequality? how poverty and wealth shape healthy eating
    (2023-06-05) Mello, Bernardo Andretti de
    Consumidores de baixo status socioeconômico em todo o mundo exibem dietas menos saudáveis do que consumidores de alto status. Essa desigualdade nutricional é frequentemente atribuída a fatores da oferta, como preços mais altos e menor disponibilidade de alimentos saudáveis em bairros menos afluentes. A pesquisa atual avalia se esse fenômeno global também pode ser explicado por diferenças nas preferências alimentares entre indivíduos de distinto status socioeconômico – uma explicação do lado da demanda. Em uma série de cinco estudos pré-registrados em um ambiente altamente desigual (Rio de Janeiro, Brasil), investigamos se consumidores de baixo (vs. alto) status socioeconômico (a) variam em preferências alimentares além das considerações do lado da oferta, (b) atribuem pesos diferentes aos atributos intrínsecos dos alimentos (saciedade, saudabilidade e sabor) e (c) percebem a associação entre esses atributos de forma diferente. Os resultados mostram que, em comparação com consumidores de alto status socioeconômico, consumidores de baixo status socioeconômico são mais propensos a escolher itens não saudáveis, mesmo quando os fatores do lado da oferta são controlados por design; são muito mais propensos a priorizar a saciedade em detrimento da saudabilidade e tendem a perceber os itens saudáveis como menos saciáveis e saborosos. Com base nesses achados, o estudo final mostra que é possível aumentar as escolhas alimentares saudáveis entre a população de baixo status socioeconômico, aumentando a percepção de saciedade das opções saudáveis disponíveis.
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    In search of moderation: essays on political polarization
    (2023-06-20) Ramos, Guilherme de Alencar
    As últimas décadas testemunharam uma exacerbação da polarização política em diversas regiões do mundo. Embora haja bastante evidência de que a orientação política seja um forte importante de atitudes e comportamentos em diversos contextos, sabe-se menos sobre (i) se e como isso também ocorre no contexto de ameaças emergentes (por exemplo, a pandemia de Covid-19) e (ii) o que pode possivelmente atenuar tais divisões. Endereçando essas lacunas, a pesquisa atual primeiro mostra que o apoio ao distanciamento social, uma política pública que conta com ampla convergência entre os especialistas, já se encontrava polarizada entre os brasileiros no início da pandemia de COVID-19. Conservadores eram sistematicamente menos favoráveis ao distanciamento social do que liberais devido a discrepâncias na sensibilidade às ameaças ao sistema econômico. Notavelmente, o efeito da orientação política superou a influência da vulnerabilidade econômica pessoal, uma condição supostamente exacerbada pela política pública em questão. Dada a forte polarização política, esta pesquisa em seguida investiga se endossantes contra-estereotípicos podem atenuar a polarização comumente observada em muitas políticas relacionadas ao consumo. Quatro experimentos conduzidos em um ambiente social altamente polarizado (Brasil) demonstram que endossantes contra-estereotípicas atenuam a associação bem estabelecida entre a orientação política e as preferências sobre políticas relacionadas ao consumo. Criticamente, a atenuação ocorre de forma assimétrica— endossantes contra-estereotípicas sistematicamente persuadem os grupos in-groups sem dissuadir out-groups. O fenômeno é observado em políticas relacionadas ao consumo tradicionalmente associadas tanto a liberais (legalização da cannabis e direitos ao aborto) quanto a conservadores (direitos de posse de armas). Os resultados corroboram um processo direto de identificação com o in-group: embora a atenuação assimétrica da polarização ocorra mesmo na ausência de mudanças de crença sobre os benefícios da política, ela desaparece quando as pessoas são incentivadas a questionar a filiação do grupo da fonte.
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    Qualidade da educação básica da rede pública no Brasil
    (2022-12-14) Lamas, Rodrigo Abrantes
    Esta tese de doutorado é a compilação de três artigos sobre a educação básica brasileira. Ao integrar a revisão dos corpos de pesquisa: estrutura da educação básica, o financiamento da educação pública e a gestão dos recursos sob as perspectivas de líderes e seguidores, investigamos como a literatura apresenta resultados divergentes, evidenciando a necessidade do aprofundamento dos estudos sobre o tema. Abordamos os fatores determinantes da qualidade da educação básica brasileira, as possibilidades de uso de Mapas Conceituais nos Anos Finais do Ensino Fundamental, além de alternativas de baixo custo para o ensino de Programação e Robótica em instituições de ensino Fundamental e Médio visando alternativas à dificuldades orçamentárias que escolas públicas ou privadas possam ter. Nossos resultados demonstram a viabilidade para implementar mudanças significantes à educação básica brasileira e dão suporte teórico e empírico às futuras pesquisas relacionadas à utilização de outras ferramentas de baixo custo com o intuito de fomentar a qualidade na área de Educação.
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    Private regulation programs spearheading policy reform : implications of the beef zero deforestation commitments in the Brazilian Amazon
    (2022-11-18) Vallim, Diogo Ribeiro
    A presente tese de doutorado é composta por um conjunto de três artigos que contribuem para a literatura de regulação privada das cadeias de valor global. Seu principal objeto de estudo são os esforços para reduzir as taxas de desmatamento na Amazônia por meio da aplicação de normas ambientais para a produção de carne bovina no Brasil. Artigo um, “Sustainability-in-chains or sustainability-through-chains? A framework for global value chain sustainability research” discute o ajuste entre os frameworks de análise de cadeias de valor globais e a investigação de iniciativas de sustentabilidade que visam alcançar resultados territoriais por meio de intervenções em áreas de produção e comérgio. Artigo dois, “The contribution of cross-sector partnerships in reducing deforestation – evidence from the Beef value chain zero deforestation commitments in the Brazilian Amazon” desenvolve uma estratégia de avaliação de impacto dos mecanismos de exclusão de mercado dos compromissos de desmatamento zero utilizando os limites administrativos dos municípios como unidade de análise. Seus resultados corroboram pesquisas anteriores de regulação privada sobre a importância da economia política doméstica na explicação do resultado dos esforços regulatórios privados. Por fim, artigo três “Private regulation spearheading policy reform. Implications of the participation of government agencies in the Brazilian Amazon beef zero deforestation commitments” identifica as diferentes posições tomadas pelos órgãos governamentais no âmbito de uma única iniciativa de regulação privada. Os resultados dialogam com a literatura que investiga as motivações governamentais para promover iniciativas regulatórias privadas, demonstrando que estes esforços também podem funcionar como arenas de disputa entre diferentes níveis de governo, com alguns níveis mais sujeitos à captura por interesses corporativos do que outros
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    Essays in empirical banking
    (2022-06-21) Wang, Weichao
    This thesis serves as my doctoral thesis entitled “Essays in Empirical Banking” that is submitted in partial fulfillment of the requirements for the doctoral degree in administration (finance track) at the Brazilian School of Public and Business Administration (EBAPE) of Getulio Vargas Foundation (FGV) in Rio de Janeiro, Brazil. In this thesis, I include three research chapters in which I study three research questions in the area of empirical banking. First and foremost, I investigate whether labor turnover affects bank risk and performance in commercial lending in the second chapter. Next, I investigate whether the COVID-19 pandemic itself and ensuring government policy interventions jointly affect local credit under the COVID-19 crisis in the third chapter. Last but not least, I investigate whether local personal income taxes affect small business lending in the fourth chapter.
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    The role of intangible resources in public-nonprofit collaborations
    (2022-03-31) Santos, Aline de Menezes
    This paper develops and tests a moderated–mediation model that examines how collaborative know-how accumulated by public or nonprofit partners influences their collaborative performance. Collaborative know-how refers to internalized knowledge that arises from collaborative experiences and tends to be overlooked in current research, despite the growing attention being paid to the role of intangible resources on collaborative performance. Our identification strategy consists of panel regression methods that assess the impact of collaborative know-how on the performance of 108 public–nonprofit collaborations among governments and nonprofit hospitals between January 2013 and December 2018. The results indicate that collaborative know-how (measured by collaborations duration and partners’ portfolio of partnerships) is positively associated with two performance dimensions: process and productivity performance. Public and nonprofit partners, with more diverse collaborative experiences, tend to deal more smoothly with funding streams. Nonprofits with broader portfolios of collaborations hire more staff and provide more curative care beds and more inpatient beds for target populations. Older collaborations are less reliant on public funding to deliver higher-quality health services. Our study contributes to collaborative governance scholarship, empirically testing the role of intangible resources on the multidimensional performance of public–nonprofit collaborations, highlighting the moderators and mediators of collaboration and answering the call for more panel data analysis.
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    Female leadership endorsement: integrating a leader and follower perspective
    (2022-02-08) Avelino, Kelly Weires Rodrigues Soares
    Esta tese consiste em três artigos independentes, porém complementares, que se concentram no endosso da liderança feminina. Ao integrar as perspectivas de líderes e seguidores, abordamos como os estereótipos de gênero e liderança podem afetar o desenvolvimento e o endosso da liderança feminina. Por meio de dois estudos experimentais, o primeiro artigo aborda as preferências individuais por líderes e seguidores e como os recursos dos indivíduos, estereotipicamente associados à liderança, podem afetar essas preferências. Por meio de uma survey, o segundo artigo avalia como o gênero e os recursos dos indivíduos afetam a disposição para seguir. Pela perspectiva do seguidor, investigamos como a presença de recursos psicológicos, físicos e sociais, que podem estar implicitamente associados aos atributos de liderança, podem impactar negativamente a disposição de um indivíduo para seguir um líder. O terceiro artigo aborda o processo de construção identitária da liderança feminina e o respectivo processo de legitimação dessa liderança. Ao discutir as singularidades da experiência de liderança feminina, em que as mulheres devem enfrentar demandas contrastantes por agência e comunalidade, buscamos abordar, por meio de um estudo qualitativo, o que é preciso para uma mulher ser endossada como líder. Juntos, os artigos oferecem a possibilidade de verificar mudanças contemporâneas e a estabilidade dos estereótipos de gênero, tanto do ponto de vista do líder (artigos 1 e 3) quanto do seguidor (artigos 1 e 2).