FGV EAESP - Fórum de Inovação - Papers

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    Meio inovador interno e modelo de gestão: uma análise de dois casos
    (Fórum de inovação, 2002-06) Álvares, Antonio Carlos Teixeira; Barbieri, José Carlos; Nobre Filho, Wilson; Machado, Denise Del Prá Netto
    O objetivo deste trabalho é discutir a influência dos modelos de gestão sobre a capacidade das empresas de realizar inovações em bases sistemáticas. Inicialmente será apresentada uma revisão da literatura sobre os fatores condicionantes das inovações tecnológicas, destacando as proposições de autores que consideram que as empresas que são bons locais de trabalho tendem a ter um desempenho superior às que não são vistas assim pelos seus colaboradores. O conceito de meio inovador aplicável à empresa será objeto dessa parte do trabalho. Depois, serão apresentados os resultados de estudos de casos realizados na Brasilata e na Copesul. Para cada uma será apresentada uma análise do setor em que atuam e suas principais fontes de inovação. Serão discutidas as principais decisões tomadas por elas ao longo do tempo e que foram configurando os seus atuais modelos de gestão. Como será visto ambas as empresas criaram um meio inovador capaz de responder às necessidades de atualização tecnológica de modo autônomo, apesar das limitações típicas dos seus setores. Os casos mostram como os modelos de gestão contribuíram para implementar estratégias competitivas apoiadas em inovações, confirmando as proposições dos autores analisadas na primeira parte.
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    Indústria automobilística no Brasil: protagonista no palco de uma eminente transformação global
    (EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2015) Sakuramoto, Carlos Yuji; Di Serio, Luiz Carlos
    No artigo, apresenta-se um estudo sobre os impactos que uma cadeia de suprimentos globalizada, em conjunto com as políticas macroeconômicas podem causar ao desenvolvimento de todo um setor econômico em um país emergente ou não, e com poder de influenciar as estratégias corporativas globais e os destinos dos arranjos produtivos de todo um setor industrial. As estratégias corporativas são globais, mas a implementação é regional. Cada país é soberano e independente, possuem suas próprias diretrizes e prioridades macroeconômica. Para o estudo utilizou-se entrevistas em profundidade com executivos da área, assim como a realização de um 'workshop' reunindo montadoras, fornecedores e universidades, para discutir as causas desta estagnação e as tendências para um futuro com a política de incentivo fiscal adotado pelo governo Brasileiro, conhecido como INOVAR AUTO (Decreto 7819/2012) e os impactos na cadeia de suprimentos global. Ao final desta pesquisa, constatou-se a fragilidade deste setor no Brasil, devido a: arquitetura internacionalizada e desbalanceada da cadeia de suprimentos, com grandes multinacionais dividindo o mesmo cenário competitivo com pequenas empresas nacionais e ainda familiares; elevados e crescentes custos de produção; instabilidade macroeconômica, entre outras, acelerando o processo de esvaziamento da produção local, redução do nível de empregos, utilização intensiva de automação. Outros países também possuem fragilidades, portanto as indústrias automobilísticas, devem repensar o modelo globalizado, partindo para uma redefinição das novas competências centrais, levando a reverticalização de várias atividades.
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    Uma solução nova para a lata de produtos perigosos
    (ITAL, 2012) Álvares, Antonio Carlos Teixeira; Sene, Antonio Roberto; Cunha, Silvério Cândido da
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    Strategic outsourcing? The Philips case in the LCD TV market
    (Journal of TechnologyManagement & Innovation, 2011) Di Serio, Luiz Carlos; Bento, Robson Dantas; Martins, Guilherme Silveira; Duarte, André Luís de Castro Moura
    This work seeks to assess the outsourcing process adopted by Philips for producing LCD televisions. The authors used the Resource-based Theory and the Transaction Cost Theory for analyzing the case. Based on industry data and interviews with ten of the company’s senior executives, this study sought to understand how the decision making process was carried out and how it affected the company’s activities in the field of LCD televisions. Philips has lost its competitiveness in the Brazilian market – it went from being the leader in 2006 to fourth place in 2009, both as far as regards its sales volume and value. The executives pointed out that the LCD panel is an important resource and that its supply by third parties represented a high transaction cost. The results illustrate the complementarity that exists between the RBT and TCT theories in a competitive environment that has few players.
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    Um case de excelência em inovação
    (2013) Barbieri, José Carlos; Álvares, Antonio Carlos Teixeira
    Para contar a história dessa inovação que alcançou a marca de um bilhão de exemplares vendidos é preciso contar um pouco a história da empresa inovadora, a Brasilata S.A., e do seu modelo de gestão. Este texto está estruturado da seguinte forma: inicialmente, será feita uma breve apresentação da empresa inovadora, mostrando os principais eventos que deram a sua configuração na época em que o fechamento plus estava sendo gestado. Depois, será apresentado o processo de inovação, desde as primeiras ideias até o momento atual, em que atingiu a marca do bilionésimo exemplar vendido, incluindo uma inovação posterior, o fechamento biplus. Por fim, serão feitas considerações sobre os resultados dessa inova-ção, analisados com base nas propostas do desenvolvimento sustentável, na qual se espera que as inova-ções gerem resultados positivos para a empresa, para a sociedade e para o meio ambiente.
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    Business process in supply chain integration in sugar and ethanol industry
    (Business Process Management Journal, 2014) Simon, Alexandre Tadeu; Satolo, Eduardo Guilherme; Scheidl, Herbert Abude; Di Serio, Luiz Carlos
    This article presents the application of a diagnosis method in a Brazilian company from the sugar and ethanol industry to identify the level of supply chain integration. The diagnosis method is based on Cooper, Lambert and Pagh reference model for SCM. The method involves nine referential axes established from the eighth key business processes of the reference model.
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    Comunicação e inovação: correlações e dependências
    (2016) Cajazeira, Jorge Emanuel Reis; Cardoso, Claudio Guimarães
    Communication has always played central role in innovation. However, increasing complexity on internal and external relations of an organization, combined with the growing demand for competitive innovation, launches unprecedented challenges on how to think and act in organizational communication. This paper presents some concepts of communication based on Deetz (2008) studies that proposes the overcoming of old theoretical visions towards a new way of understanding: more collaborative working relations based on trading systems result-oriented. We conclude that this proposed collaborative communication seems to be more efficient to understand the relational universe of stakeholders and to meet the challenges found in the complex dynamics of developing and disseminating innovations.
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    O caso COPESUL
    (Fórum de inovação, 2002-05) Nobre Filho, Wilson; Barbieri, José Carlos
    O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o modelo de gestão de inovação da Copesul, uma empresa do setor petroquímico, cujas principais características serão mostradas logo a seguir. Posteriormente, será apresentado um breve histórico da evolução da empresa a partir do processo de privatização, com o intuito de destacar os eventos marcantes que deram a feição do seu atual modelo de gestão. Ao final, serão apresentadas algumas inovações de sucesso da Copesul, cuja percepção, desenvolvimento e implementação se devem, segundo os autores deste texto, às condições internas e externas geradas pelas diretrizes e ações decorrentes desse modelo de gestão.
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    Produtos e processos inovadores para organizações de saúde: análise de patentes no campo da biotecnologia
    (SIMPOI, 2013) Figueiredo, Jeovan de Carvalho; Irie, Amanda Cristina; Castro, Guilherme Souza
    Este trabalho buscou compreender como ocorre a dinâmica de desenvolvimento e proteção da propriedade intelectual para os testes e medições utilizados na investigação ou análise de materiais para câncer, analisando para tanto dados de três décadas de pedidos de patentes depositados no Brasil. O estudo mostrou que o esforço inovador, incorporado nos produtos e processos incorporados nos pedidos analisados, é proveniente de organizações baseadas em países mais industrializados. O estudo revelou que o elevado clockspeed ocorre simultaneamente a um maior número de parcerias estratégicas, cujos resultados de proteção da propriedade intelectual no país abrem possibilidades estratégicas para as empresas nacionais.
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    Gestão do risco da imagem institucional
    (2016) Cardoso, Claudio Guimarães; Polidoro, Márcio
    This paper examines some aspects that motivate organizations accustomed to preventive approaches on risk management not to adopt systematic measures to manage corporate imagery risks. As contribution, it is intended to shed light on a traditional issue that confronts corporate communications professionals and top executives that controls the corporate communication budget: investment versus cost. Additionally this work argues the need of developing a methodology able to systematize the imagery risk management, accompanied by a series of paradigm changes in current practices on communication largely adopted by organizations: changing old reactive practices to confront negative events that affects brand toward a preventive practice oriented by positive arguments able to strength trust and value of the organizational imagery.