FGV Ensino Médio - Artigos

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    Profissionalização dos professores de história no antigo norte de Goiás: entre a formalização e a realidade da docência
    (EDUFU, 2017-06) Silva, Norma Lucia da; Ferreira, Marieta de Moraes
    Este artigo busca analisar o processo de profissionalização dos professores de História no antigo norte de Goiás por meio do estudo de caso da cidade de Araguaína localizada na região norte do Estado do Tocantins. Com base no estudo do perfil dos licenciandos do curso de História, implantadona cidade em 1985, e do perfil dos professores que lecionavam em escolas da rede estadual até 2010, constatamos que a maioria dos professores buscava uma formação superior muito mais pela diplomação que pela qualificação propriamente e que as escolas,mesmo com a formação dos docentes na área específica de História, os mantinham como polivalentes, o que dificultava ainda mais sua profissionalização.
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    Determinantes da educação financeira de estudantes de nível médio da rede pública de ensino
    (Centro de Estudos em Finanças (GVcef), 2016-08) Gorla, Marcello Christiano; Dal Magro, Cristian Baú; Silva, Tarcísio Pedro da; Hein, Nelson
    O estudo teve o objetivo de verificar o nível da educação financeira de estudantes de ensino médio, da rede pública, e seus determinantes. A amostra da pesquisa compreendeu 1.937 alunos do ensino médio. Os achados apontaram um amadurecimento dos alunos para o planejamento financeiro conforme avanço no ensino médio. Estudantes com maiores rendas apresentam maior nível de educação financeira, enquanto aqueles do gênero masculino tem menor diálogo sobre assuntos financeiros com seus familiares. O nível de ensino foi determinante do nível de educação financeira, e portanto, faz-se necessário maior envolvimento dos órgãos públicos na formação de jovens com conhecimentos financeiros.
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    O ensino da história, a formação de professores e a pós-graduação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016) Ferreira, Marieta de Moraes
    O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre os desafios para a formação dos professores da educação básica tendo como eixo o ensino de história A ideia básica é acompanhar os diferentes momentos desse percurso, que se inicia com as primeiras licenciaturas nos anos trinta; as transformações profundas trazidas pelo regime militar, com a Reforma Universitária a e a expansão das pós-graduações; e finalmente a emergência dos mestrados profissionais, em especial o prof História.
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    Universo escolar: o estado da educação no Brasil
    (FGV DAPP, 2016) Ruediger, Marco Aurélio; Barbosa, Bárbara; Oliveira, Wagner; Duarte, Fernanda; Duarte, Fernanda; Luz, Margareth da
    A série Universo Escolar da FGV/DAPP tem por objetivo provocar uma discussão sobre o estado da educação de ensino médio no Brasil e seu impacto no desempenho escolar e na realização pessoal dos alunos. O Brasil é um país muito heterogêneo, fato que reflete em todas as esferas da vida de sua população. Na educação não poderia ser diferente, apresentando características tão heterogêneas quanto as demais dimensões da sociedade. Este documento lança luz sobre essas diferenças, especificamente em relação à oferta de infraestrutura nas escolas brasileiras, tendo em vista as possibilidades dos alunos, diante dessa realidade, de alcançar desenvolvimento e bem-estar.
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    Reforma na educação não valoriza professor
    (Valor Econômico, 2016) Ferreira, Marieta de Moraes
    No dia 22, o presidente Michel Temer (PMDB) enviou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória sobre a reforma do ensino médio. A MP prevê a flexibilização do currículo e uma especialização dos alunos: metade das aulas serão comuns a todos os estudantes, e as demais, escolhidas entre disciplinas organizadas por áreas de interesse do aluno.
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    Expansão do ensino superior de história em direção ao interior: a formação do campo em Goiás
    (2015-09) Silva, Norma Lucia da; Ferreira, Marieta de Moraes
    Este artigo analisa o processo de expansão e interiorização dos cursos superiores de História no Brasil e como se deu a formação do campo em Goiás. Com base nos dados do INEP e das instituições públicas que ofertam esses cursos, constatamos que a maioria deles, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, foram instituídos visando diplomar professores não havendo maiores preocupações com a pesquisa histórica ou com a formação do campo historiográfico.
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    Strategic adoption in a two-sided market : a study of college applications in Brazil
    (Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV, 2005-02-24) Rezende, Marcelo
    This paper measures the importance of indirect network effects in the adoption by colleges and students of ENEM, a standardized exam for high-school students in Brazil that can be used in college application processes. We estimate network effects and find that they are economically significant. Students are more likely to take ENEM the larger the number of colleges adopting it. Similarly, colleges are more likely to adopt it the larger the number of students taking the exam. Moreover, we find evidence that colleges play strategically and that heterogeneity determines their decisions. A college is less likely to adopt ENEM the larger the number of competitors adopting it. Colleges’ characteristics such as ownership and organization affect adoption decisions. In a counterfactual exercise we compare colleges’ adoption decisions under competition and under joint colleges’ payoffs maximization. Adoption rates are significantly reduced when colleges internalize the competitive effect, i.e., the effect of their decisions on other colleges’ payoffs. On the other hand, they increase when indirect network effects - the effect of students’ response to their decisions on other colleges’ payoffs - are also internalized. Competitive adoption rates are found to exceed joint optimum rates by a small difference. These results suggest that, without considering students’ welfare, adoption rates are excessive, but close to the joint optimum.
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    Historia oral: una brújula para los desafios de la historia
    (2002) Ferreira, Marieta de Moraes