FGV IESAE - Dissertações, Mestrado em Educação

Dissertações apresentadas ao IESAE como requisito final para o Curso de Mestrado em Educação.

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    Representações sociais sobre o fracasso escolar: um estudo de caso em instituição médica
    (1993-08) Carvalho, Eliane Hollanda de
    Este trabalho pretende retomar como tema de estudo o "fracasso escolar" das camadas populares, visto aqui sob o ângulo da instituição médica que diariamente atende a inúmeros casos de "mau desempenho escolar" oriundos da rede pública da cidade do Rio de Janeiro: o Centro Municipal de Saúde. Apontou para delimitação deste tema o reconhecimento de que na contramão da tendência que vem se firmando nas últimas décadas na pesquisa educacional no Brasil, a questão do fracasso escolar continua sendo explicada de maneira bastante tradicional em círculos médicos e educacionais, o mesmo acontecendo no âmbito familiar. Enquanto a ênfase teórica recai sobre o estudo dos fatores intra-escolares na produção do fracasso escolar, o discurso social sobre o tema mantém notável uniformidade há décadas: enfatiza-se a ausência de sanidade física e/ou mental do aluno e de sua família como causas do mau desempenho, da divisão e da repetência escolar.
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    Desenvolvimento historico do oeste do Parana e a construção da escola
    (1991) Emer, Ivo Oss
    O presente trabalho trata de como foi constituída a região Oeste do Paraná, no contexto histórico da formação das fronteiras do sul do País com as Repúblicas da Argentina e do Paraguai, e os fatores históricos que determinaram sua tardia ocupação e colonização e sua posterior integração à economia nacional. Analisadas essas questões mais gerais da região, o estudo trata das condições prévias que viabilizaram a colonização do Oeste do Paraná. A migração de outras regiões do Estado e do País só ocorreu num momento de alterações 00sistema produtivo e da intensificação da economia com base urbano-industrial definida pela política nacional na década de 1950. Contudo, antes mesmo da colonização propriamente dita, já existiam na região esparsos grupos populacionais e construíram sua escola. Na fase de intensa colonização, os núcleos coloniais desbravadores também construíram sua escola. À medida que houve aumento populacional, da produção e sua inserção na economia nacional, presença do poder público, ampliaram-se e complexificaram-se as relações sociais. No interior desse contexto, foi requerida uma crescente escolarização que passou a representar disputa por espaço econômico. A população, após requerer diferentes níveis e modalidades de escolarização, requereu também ensino superior. Esta é a origem da Fecivel e outros cursos superiores do Oeste do Paraná que integram o projeto da Unioeste. O objeto central deste trabalho é investigar como no interior do processo histórico foi construída a escola e resolvido o problema do ensino escolar no Oeste do Paraná.
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    Crianças, jovens e literatura: produto de pesquisa patrocinada pelo INEP-INL/FNLIJ
    (1976) Pires, Nise
    There is a general impression that reading habits have been disappearing. However, McLuhan, himself states that the values associated to the written and printed word should be permanent element of the human heritage. More important than to discuss the book disappearance or its transformations it is to investigate what is occurring with the new generations, in this changing society, regarding reading in general, and reading literature specifically. The research problem was formulated as follows: What are the tipical reading behaviors of students enrolled in fundamental education of schools located in the city of Rio de Janeiro, regarding literature? To answer the question, students were described as readers; home and school were described according to their level of reading stimulation; and libraries and bookstores were characterized as to their book access facilities. The methodology herein adopted was especially designed for the study and therefore is tentative. The results indicated that the students read an insufficient number of literary books and that comics evidenced the highest level of consumption among the students. In addition, the students appeared to be reading at levels inferior to their levels of cognitive development. It was assumed that they were highly influenced by the mass media. In general, home and school did not appear to be offering conditions to stimulate the students reading habits. The number of libraries was insufficient to attended the real and potential readers. Bookstores did not seem to be concerned with helping their clientele of children and youngsters. A positive relationship was found between reading habits/reading interest and (a) home and school characteristics and, (b) access facilities to books. A situation was configurated in which to a degradation of the written literature corresponded an increasing domination of mass media. Such a fact was taken as representing a universal trend, derived from the current stage of mankind. Suggestions were offered, followed by an operationalization of activities, and may represent means to attenuate the identified deficiencies and offer aids to book policies that aim at developing an integrated program to stimulate the books levels of consumption, production and dissemination.
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    Dominação e educação
    (1982-08-09) Rancano, Dilma Genoveva Nunes
    Le but fondamental de cette étude est le contribuer à une reflexion sur les limites et les possibilités d'action de ceux qui s'occupent de l'administration l'éducation. Le fil conducteur de cette reflexion part dans du postulat de base que l'éducation, étant un moyen de contra le idéologique, est utilisé dans un certain contexte écono mique et social, comme gage du maintien et de la perpétuation des relations sociales en vigueur et par conséquent, comme um moyen de plus de domination. C'est en partant de l'idée que l'éducation est un des moyens de domination utilisés et tournés vers la perpétuation de la Formation Sociale, dont elle est une partie inhérente et constitutive, que sont analysés les procédés internes employés par les institutions éducatri - ces pour assurer et garantir leur fonctionnement en qu'instruments de contrale. tant L'analyse a été effectuée à la Secretaria de Estado de Educação e Cultura de Rio de Janeiro, à partir du début des années 70. Cette étude a l'intention de contribuer, dans ses lignes générales, au développment d'une attitude critique capable d'aller au delà d'une pratique simplement répétit! ve et autoritaire, pour bâtir une pédagogie de la libération.
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    As escolas comunitárias da Rocinha: 1968/1986: um fator de conservação ou de transformação social?
    (1987-05-19) Oliveira, Maria Ines Couto de
    The present paper refers to the experience of the community schools developed in Favela da Rocinha (Rocinha Slum), during the period 1968 to 1986, and analyses it based on two different aspects: The urban issue the community school as a form of popular organization which, together with other community groups of Rocinha, questions the unequal allocation of public resources, and struggles to improve life conditions in the 'Favela'. The educational issue - the pedagogical practice of such schools, concerning children, youngsters and adults; the search for methodology and contents originated from the student's reality and from the objectives of community work. The case study was developed from interviews (with local leaders, educators, parents, students, outside agents and technicians) , documented sources and the author's participation in the community work at the 'Favela', started in 1976. An attempt was made to apprehend the origin of this experience, compared to the precarious/inefficient conditions of the official schooling system and to the process of reorganization of the lower classes and also, to observe the relationship between such different conjunctures and the configuration that community schools have assumed throughout this process.
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    O papel do supervisor pedagógico
    (1990-12-12) Franz, Ana Maria da Silva
    The present study searches for the actual role of the Pedagogical Supervisor in the Context of Brazilian Education. The objective of this work is to investigate the historical origin of Educational School Supervision in Brazil and in particular in the State of Minas Gerais, analising the relationship between the Pedagogical Supervisor and School Education. It also examines the effects of Educational Supervision in the brazilian School system its beginning. From The study focuses on the educational background of the Pedagogical Supervisor taking into account the theoretical basis used in the Pedagogical Courses with the objective of explaining, from the legal standpoint, its appearance, its specific qualifications and historical evolution. This work researches the political influence of Pedagogical Supervisors through a systematization of its practice, stressing the teacher's corporative movement which is proposing reforms in the current Educational System. This study concludes with an analysis of the educational movement of the 70's and 80's speculating its influence on the decade that follows.
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    Cultura de massas e criatividade artística no Brasil da abertura política
    (1987-08-25) Cavaliéri, Ana Maria Villela
    A abertura política brasileira iniciada no ano de 1978 não parece estar sendo acompanhada, na área da cultura, por uma retomada do vigor da criação cultural verificado na década de 60 e que foi interrompido pelo regime autoritário instalado no país. A penetração da lógica mercantil no âmbito cultural vem dificultando a expressão de formas artísticas e empurrando a criação no sentido do consumo de entretenimento. O cinema brasileiro, por exemplo, encontra-se em dificuldade pois afastou-se de sua proposta original de vir a ser um cinema expressivo culturalmente sem, por outro lado ter conseguido se estabelecer como uma manifestação da chamada cultura de massas. A abertura política não trouxe mudanças culturais importantes porque, mais do que um problema político circunstancial, vivemos a crise de um mundo que desvaloriza a dimensão estética da vida na medida em que transforma seus homens em meros consumidores, comandados por um sistema que prescinde cada vez mais do pensamento, da vontade e da capacidade de escolha de cada um desses homens.
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    A supervisão escolar em Goiás
    (1983-04-28) Bernardes, Maria Paulina Arantes
    This research is about the beginning of school education Supervision in Brazil, that started with the North-American penetration in Brazilian education, adopting a program of technical assistance and also a post-war financial help to Brazil. The Brazilian-American Assistance program to Elementary Teaching (PABAEE) was analyzed as it is one of a kind of those programs and the rising of Brazilian school Supervision was analyzed too. After having established the beginning of Brazilian Supervision, we studied School Supervision in Goiás, that was unstained in the CTM of Inhumas and a new Institutional piece was widowed to it after the 5.540/68 law. We made a comparison between Inhumas Supervision and University and finally we discussed about the place and the task that should be developed by the Supervisor in nowadays Brazilian educational system.
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    Escola da família agrícola: uma alternativa para o ensino rural
    (1978-12-01) Pessotti, Alda Luzia
    Este trabalho descreve a experiência educativa de três Es colas da Família Agrícola do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo, existentes no meio rural do Estado do Espírito Santo. Duas escolas são masculinas e uma feminina. Uma escora masculina localiza-se no Município de Rio Novo do Sul, na região sul e outra no povoado de Bley, Município de São Gabriel da Palha, região norte. A escola feminina localiza-se no distrito de Nestor Gomes, Município de são Mateus, ao norte. A Escola da Família Agrícola adota a metodologia da Maison Familiale. Seus princípios básicos norteadores, a alternância e a educação geral orientada para o meio rural. fazem com que ela seja uma alternativa da escola pós-primária viável para o meio rural dos países emvia de desenvolvimento. No Espírito Santo, essa experiência educativa foi implantada em regiões agrícolas tradicionais em transição. Nos seus primeiros anos de funcionamento ela sofreu influências de várias forças para adaptar-se ao meio onde atua e ã legislação de ensino. A descrição e análise do seu processo de adaptação ã real idade espiritossantense oferecem indicadores valiosos ao planejamento e administração do ensino rural para regiões agrícolas exploradas por mão-de-obra familiar. Com esse propósito são descritos e analisados os instrumentos metodológicos, o plano de formação, a composição da equipe de monitores, o prédio escolar, a propriedade agrícola e as características principais ,de sua clientela: ida de, procedência geográfica. percurso da residência até a escola e a forma de trabalho das famílias . os agricultores e os 11ão-agricultores. Em razão da original idade de sua metodologia, analisam-se ainda os motivos de sua aceitação entre os alunos ~~ suas famílias. A estrutura da alternância, seu baixo custo operacional , a correspondência do seu currículo e processo de avaliação às escola!. de ensino regular urbanas (ginásio e escola polivalente), o aprofundamento de estudos voltados para o meio rural. entre outros, são os moth'os mais significativos para que ela seja aceita como uma escola adequada para o meio rural. As aspirações profissionais dos alunos e a concretização profissional dos egressos em ocupações vinculadas ao meio rural e urbano demonstram que só a ação isolada da Escola da Família Agrícola torna-se incapaz para fixar o jovem no meio rural.
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    O profissional de recursos humanos, do Rio de Janeiro, no desenvolvimento gerencial: suas concepções educacionais
    (1978) Pinto, Maria Angela Moreira
    Este estudo procurou verificar as concepções educacionais dos Responsáveis pelo Desenvolvimento Gerencial das empresas do Rio. No campo das concepções educacionais encontramos dois tipos extremos; um que enfatiza a aquisição de conteúdos. A transmissão aos gerentes de um corpo sistemático de conhecimentos (concepção passiva); o outro que considera o instruir não tanto fornecer conteúdos, mas principalmente capacitar o gerente para manter-se sempre em pesquisa, buscando novas respostas aos desafios gerados pelo ambiente em mudança (concepção ativa). Procurou-se ainda verificar se as concepções de desenvolvimento Gerencial e de Gerência relacionavam-se de forma significativa com a concepção educacional adotada. Foram objeto deste estudo 30 responsáveis de Desenvolvimento Gerencial selecionados aleatoriamente no universo. Constituído por 44 das maiores empresas do Rio que declararam possuir um serviço efetivo de DG. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista estruturada, dividida em seis partes: Dados Pessoais do Responsável pelo Desenvolvimento Gerencial. Dados da Empresa. Concepção de Gerência. Objetivos do Desenvolvimento Gerencial. Tecnologias empregadas no Desenvolvimento Gerencial e Motivação para o Desenvolvimento Gerencial. Os dados coletados foram submetidos ao teste do Qui-Quadrado. Os resultados obtidos indicaram que os Responsáveis pelo Desenvolvimento Gerencial tendem. em maioria. para uma concepção educacional passiva estando mais preocupados com a transmissão de conteúdos e de instrumentos de trabalho de utilização imediata. Foi encontrada uma correlação significativa entre a posição educacional do Responsável pelo Desenvolvimento Gerencial (ativa ou passiva) e o seu conceito de Gerente (inovador ou realizador), o mesmo podendo-se afirmar em relação a sua concepção de Desenvolvimento Gerencial (como treinamento ou como processo mais amplo).
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    A ciência química: ensino e pesquisa na universidade brasileira
    (1985-02-14) Parente, Leticia Tarquinio de Souza
    Cette etude porte sur la caracterization critique de la pratique de l'enseignernent et recherche en chirnie dans l'université bresilienne, a partir des concepts de base extraits de l'oeuvre de Gaston Bachelard. Le validité des idées de Bachelard a permis la colocation des propositions de recherches pedagogiques et episternologiques qui possiblernent ouvriront des nouveaux chernins de rencontre et rnutuel enrichissernent entre l'enseignernent et la recherche dans le champ de la Chimie.
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    Quinze anos de ação comunitária: uma análise descritiva de uma prática educacional
    (1977) Vlasman, Petrus Maria
    This studv examines the Community Action in noor areas, durinq the 1950' s un to 1975. In fact, i t tries to evaluate this modality of educational intervention on the basis of the cateqory of dependence-ind enendance. It a ssu~es that community action, by definition, should qenerate in the tarcret Donulations a nosture of independance in order to create inter-denendence for the attain ment of the aims of Develonment. The main object of the study is the historical evolution of FASE, of nrivate organisation of community action, vis a vis other public and private organisations, that work in the so called marginal communi ties. ST)ecif ically, i t describes and ana lyses the definition and redefinitions of obiectives of community action ano the reformulations of pedaqogical strateaies, and arrives at the conclusion that three hasic types of intervention have been used : 1. Assistencialism, givinq to the poor what they need , therefore increasinq the denennence of the carnrumity in relation to the interveninq institution i 2. Comnuni tv Develo}''>ment (CD), follovlÍna recomendations of the UN in the 1960' s , increases in the narticina tion of the communities in the definition and imnle mentation of its own development ; 3. Education for develonrnent, adooeted 1970 : s and , initially, limiteo to a in the earlv simnle imnrove ment of the human capital and, later on, with the chanqe in the Braz ilian political structure, redefined as a nedaaoqy of 'conqcientization' and participation. The ' first t ype did not reauire or involve anv soecif.ic methodoloqy. The seconrl made extensive use of. nlanninq techni0ue and psycho-social theories. The study concludes that the Brazilian experience with CD, as a whole, was not succesfull, because of political and socio-econornic factors, lack of ~loba l planninq and superficiality in the conduct of the process, rather than lack of continuity. 50, CD becarne restrict to orqanisation of oommunity, to the exnansion and i mprovernent of some basic problems of fisical infrastructure and never was able to attack the socio-economic structural oroblems that causes marginalisation and denenden ce . The third t y~ ~ combined socioloqical, political ano educacio nal methodologies, trying , in the first moment, to reàuce the individuals in relation and within CaoitalisM, and, in the second moment, to consider and attack the structural socio-economic nro blems of the country in a stage of dependent capitalismo As a general conclusion, it is advanced that the Community Action essentially, depends on the political situation and on the socio-economic structures to lneet its rnain o b iective, that is the independance of the individuals and communities in a marqinal condition and the transformation in equal partners and participants in the process of national development.
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    As dimensões bio-psico-sociais dos papéis sexuais
    (1987) Motta, Adilson Novaes
    Esta dissertação é baseada numa pesquisa bibliográfica, de caráter multidisciplinar, e apresenta os seguintes objetivos: 1) efetuar um estudo sobre as dimensões bio16gicas dos papéis e dos estere6tipos sexuais; 2) apresentar as principais teorias sobre a origem dos papéis e dos estere6tipos sexuais; 3) destacar os mais importantes estudos sócio-culturais que privilegiem a origem dos papéis e dos estere6tipos sexuais; 4) localizar nas diversas manifestações culturais (literatura, arte, música e linguagem) dados que esclareçam a origem dos papéis e dos estereótipos sexuais na cultura brasileira; 5) abordar, objetiva e criticamente, o machismo, ou sexismo típico brasileiro; causas e consequências. Na medida em que nos propusemos a atingir os objetivos citados, constatamos que o nosso ponto de partida seria a sobrevivência dos estere6tipos. Em outras palavras, a importante questão da origem dos estere6tipos seria o nosso filão. Afinal de contas, se o estere6tipo e a realidade não apresentam correlação, como aquele sobrevive? Da mesma maneira, de onde se originam as diferenças sexuais observadas? Na tentativa de respondermos i pergunta, procuramos estudar as três dimensões, que consideramos fundamentais, a saber: 1) a dimensão biológica 2) a dimensão psicológica 3) a dimensão social.
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    Avaliação da aprendizagem no contexto socio-político educacional da Paraíba
    (1993) Tabosa, Maria do Socorro Nóbrega Queiroga
    The recognition of school education as an indispensible means to achieving a larger and better quality insertion of the individual in the political, social, cultural and economic spheres; and the evaluation of the learning process as one of the most important teaching elements in the school failure phenomenon which impedes such an insertion, are the central factors which govern the present study. Our objective is to, through the study of school education and school failure, discuss and redimension the direction and avaluative practice on the basis of collective studies developed throughout the planning stage of a junior and senior public high school in the town ofPatos, Paraíba. We introduce into this study a general explanation about objectives, proposals, complemented and deepened by theoretical references to certain studies regarding the re lationship between school and society, and about evalations. We consider it important to describe the moments experienced during the research, whether it be with reference to the work carried out with the teaching faculty, as weIl as the everyday problems which arose in the school. We sought to place this within the socio-political and sindicate context predominant at that time. We trace the paths foIlowed in the field work, detailing the sampled research, the proceedures and instruments used within a process which gives priority to collective work and the views of teachers and pupils about the object of our study, evaluation. The resulting data trom these proceedures are discussed and evaluated trom the configuration of certain categories, and in the light of some presupposed theories and research carried out in other contexts. At the end we return to the inicial questions, producing evidence for concrete paths ofpossible change for this school as a result ofthe collective work carried out.
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    Estradas de ferro e ensino industrial: um estudo de caso
    (1980) Medeiros, Marluce
    This paper studies the history and work of the Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional de são Paulo created in 1934, in a joint venture, by the railroad system and the State Government of são Paulo . The Center emerged precisely in the são Paulo State due to the expansion needs of são Paulo's coffee economy, which required rapid, cheap and long distance transportation . Another factor that propiciated the creation there of the Center was the wide acceptance throughout the são Paulo State of the ideas of Scientific Management of Work, with its aims the labor-force's productivity . Such ideas , industry, met with great success , even growing introduction of Personnel Selection and Human o f i n c re a si n g as applied to towards the Re 1 at i on s. Services in our industry , regarded as valuable ways of taking advantage of the 'human factor' . The Instituto de Or ganização Racional do Trabalho de são Paulo (IOORTl had a proerninent place in the spreading of such theories and practices to technical education Crailroad schoolsl . Marking this influence was their learning 'methodical series ' and also their application of psychometrics to personnel selection as well as to the selection of candidates to voc ational schools. These procedures were initially used at the Liceu de Artes e Ofícios de são Paulo, and later on at Estrada de Ferro Sorocabana. During its eleven years of functioning the Centro Ferroviário de Ensino e Seleção são Paulo prepareded qualified labor-force Profissional de for são Paulo railroad industry and also for that of other States, making good use of specia1ly p1anned 'methodes of learning' and also of their results in vocationa1 technica1 qua1ification of workers. It a1so p1ayed a decisive role in the founda tion of the SENAI, an agency to which the Center was in corporated in 1945, under the name of Transport Division . I~ fact, however it most1y offered qua1ified personnel , special teaching methodes, and idRology.
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    professor unidocente na área rural: um estudo de caso
    (1980) Zago, Nadir
    La monographie suivante a pour thème central le maitre d'école 'enseignant-unique' qui professe à la campagne. A cette fin, une enquête a été réalisée auprès d'instituteurs ruraux du municipe de Joaçaba-SC. Il s'agit d'un municipe dont la région rurale est desservie principat par des écoles à un seul maitre. Ces écoles appelées 'isolées', se si tuent principalement dans la région rurale du pays et appartiennent dans leur majorité au réseau d'enseignement municipal.
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    Relação entre habilidade de expressão escrita e aspectos do vocabulário nas redações de vestibulandos do Cesgranrio
    (1980) Silva, José Corrêa da
    Em amostra aleatória de trezentas e duas redações colhida na população de cem mil e trezentos candidatos que se submeteram ao vestibular da Fundação Cesgrario em janeiro de 1978. fez-se um estudo de vocabulário através da contagem dos substantivos adjetivos e verbos empregados. Foi analisada a relação entre o uso de substantivos, adjetivos e verbos diferentes: (como medida de riqueza vocabular (e o conceito obtido na medida de habilidade de expressão escrita).
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    A importância do suporte emocional aos pais de bebês internados num CTI pediátrico: aspectos teóricos e práticos de um trabalho com grupos
    (1983-04-19) Kislanov, Sara Angela
    Este trabalho, realizado num hospital, apresenta a prática de Grupo com pais de bebês internados em Centro de Tratamento Intensivo. Tal prática visa basicamente o atendimento aos pais no sentida de lhes oferecer as condições necesárias para a manutenção e preservação do vínculo afetivo bebê-pais, e consequentemente aceitação deste bebê doente, tanto durante o período de internação como também após sua alta. Visa, portanto, revelar a importância de um suporte emocional aos pais de tais bebês, sem o que, acredita-se, dificilmente ais pais teriam condições de superar a situação de crise emocional por que passam diante ao nascimento de um filho doente ou que adoece logo ao nascer. o trabalho com os Grupos realiza-se uma vez por s~ mana. tendo a duração de 1DJla hora. A coordenação destes grupos é feita em co~terap:ta por UltlJllédico peaiatra e um psicõl~ go. Baseia-se na livre expressão dos participantes. e tanto o médico quanto o psicólogo. oferecem informações sobre o estado de saúde do bebê ao mesmo tempo em que buscam compreen -der na fala dos pais os aspectos emocionais nela subentendi -dos. .' Essencialmente, tornaram-se temas centrais deste trabalho os que dizem respeito a ligação afetiva dos pais com o bebê, aos sentimentos de culpa pela doença do mesmo e os relativos i preocupação dos pais com o desenvolvimento futuro de seu filho. Os referidos temas foram denominados com os seguintes títulos: Vínculos e Separações, Sentimentos de Culpa e O Espaço da Criança, e neles foram abordados os aspectos teóricos de cada questão, visando uma melhor compreensão das ansiedades dos pais e na esperança de fornecer suporte emocional aos mesmos, a fim de que possam melhor amparar seus filhos.
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    Elaboração de um modelo de sistema integrado de gestão acadêmica do processo de ensino-aprendizagem
    (1978-12-12) Sperandio, Nardir Antonio
    O acompanhamento do processo de Ensino-Aprendizagem, a vivência universitária e as observações do dia a dia, têm demonstrado que tal processo é complexo, pois envolve variáveis de toda ordem, sempre na dependência de condições e circunstâncias onde ocorra o fenômeno Ensino-Aprendizagem. Também, cabe salientar o dispêndio de esforços, nesse processo de forma individual e isolada, não havendo, portanto, uma visão integrada da Gestão Acadêmica do processo de Ensino-Aprendizagem que conduza à maior racionalização e efetividade. O problema caracteriza-se desta forma: a necessidade de um Sistema Integrado de Gestão Acadêmica do Processo de Ensino-Aprendizagem que atenda às necessidades do estudante, da sociedade e aos agentes do processo, na Fundação Universidade Estadual de Londrina. O presente trabalho se introduz numa elaboração teórica de Análise de Sistemas e Planejamento Universitário, fornecendo subsídios para a elaboração de um modelo de Sistema Integrado de Gestão Acadêmica do processo de Ensino Aprendizagem na Universidade Estadual de Londrina. Dentro dessa perspectiva, procuramos identificar a realidade presente da Universidade naquilo que se refere à Gestão Acadêmica de tal processo. E, com base nos funda mentos teóricos e na realidade acadêmica da Universidade, e laboramos um Modelo de Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, que constitui as atividades e os mecanismos de avaliação do Modelo. Finalmente, desenvolvemos uma análise e avaliação desse Modelo e suas implicações na Universidade Esta dual de Londrina. O Modelo procura demonstrar a estrutura básica da Gestão Acadêmica dentro de uma visão sistêmica, com o intuito de imprimir melhor funcionalidade operacional no atendimento das necessidades do estudante, da sociedade e dos agentes do processo de Ensino Aprendizagem, na Universidade Estadual de Londrina, tema central deste estudo; ele não procura assumir as características de um sistema definitivo, mas dotado de mecanismos de realimentação, frente a novas necessidades e mudanças do meio-ambiente. Nesta elaboração, identificamos as principais áreas de atividade, funções e subfunções, interligando-as, bem como especificando as competências de cada uma de suas atividades e os mecanismos de avaliação do Modelo. Finalmente, desenvolvemos uma análise e avaliação desse Modelo e suas implicações na Universidade Esta dual de Londrina. O Modelo procura demonstrar a estrutura básica da Gestão Acadêmica dentro de uma visão sistêmica, com o intuito de imprimir melhor funcionalidade operacional no atendimento das necessidades do estudante, da sociedade e dos agentes do processo de Ensino Aprendizagem, na Universidade Estadual de Londrina.
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    Aprendizado da sobrevivência: trabalhadores rurais de Araçuaí (MG)
    (1986-05-05) Carneiro, Ana Maria
    O objetivo deste estudo é a análise da educação dos trabalhadores rurais de Araçuaí a partir de suas condições de trabalho e vida, bem como de suas representa- - çoes. A educação é enfocada como uma pritica social - açao humana, social e historlcamente determinada. Para tan to, analisa-se o meio em que estes trabalhadores rurais vivem, as suas condições econõmicas e políticas, as rel.ações sociais que estabelecem entre si e com as demais clas ses e as suas organizações. A inclusão de todos estes aspectos tem por trás uma postura teórica, uma forma de perceber a realidade so' cial. Trata-se de analisar o conjunto de práticas e re - presentações dos trabalhadores rurais de Araçuaí como ex pressao de sua inserção ~uma totalidade concreta. A educação existe dentro de todas estas relações. ~ determinada, em última anál ise, pelos interesses e pelas relações de força entre os diferentes agentes sociais nela envolvidos. Enfim, a educação dos trabalhado- 'res rurais está ligada as suas lutas como uma classe face ã outras classes da socieqade. ~ portanto, expressão do que eles são e de como lutam para defender seus interes - ses. O estudo está dividido em duas partes, cada uma com três capítulos. Na primeira parte e analisado o contexto econõmico e pol ítico, bem como a formação histórica de Araçuaí e do Vale do Jequitinhonha. Na segunda parte, a preocupação central são os trabalhadores rurais, condições de trabalho, organização e educação.