FGV EBAPE - Dissertações, Mestrado em Gestão Empresarial

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    Inteligência artificial na educação: mediando competências no Colégio Núcleo, em Recife-PE
    (2023-12-04) Serra Neto, Paulo Rodrigues do Souto
    Objetivo- O objetivo deste estudo é analisar, na perspectiva dos colaboradores de uma entidade de educação básica, como a implementação de uma plataforma de análise textual mediada por inteligência artificial tem contribuído para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em estudantes. Metodologia – A metodologia adota uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, com um estudo de caso realizado no Colégio Núcleo, no município de Recife, estado de Pernambuco. A proposta é complementar a abordagem tradicional de ensino, oferecendo novas perspectivas nas habilidades textuais. Resultados – Os resultados destacam o papel crucial dos sistemas de tutoria inteligente e chatbots educacionais na melhoria da interação aluno-professor e no fornecimento de feedback individualizado. Contribuições práticas – Por fim, enfatiza-se a aceleração na análise textual pela IA ressaltando a importância da orientação do professor e da ética na utilização da tecnologia. Conclui-se que a integração da IA na análise textual pode trazer melhorias na competência escrita dos alunos, fortalecendo o papel estratégico do professor na promoção de uma educação mais significativa e envolvente.
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    Comportamento pró-ambiental a partir das decisões de consumo dos turistas na praia de Copacabana, Rio de Janeiro
    Santos, Luiz Guilherme Borges Pereira dos
    Objetivo – Descrever o comportamento pró-ambiental dos turistas nacionais e internacionais que visitam a praia de Copacabana no Rio de Janeiro no ano de 2023 a partir das suas decisões de consumo. Metodologia – Para a análise do comportamento dos turistas, foi realizada a coleta de dados primários através de um questionário, que considerou critérios variados, incluindo gênero, região e país de origem, e comportamento dos turistas. Resultados – Como resultados encontrou-se que 97% dos entrevistados dão preferência a estabelecimentos que implementam práticas sustentáveis nas suas operações comerciais. As caraterísticas das pessoas com comportamento pró-ambiental são mais encontradas em mulheres na faixa etária de 49-acima, estrangeiros. Com relação as regiões no Brasil, vemos que os turistas da região Sudeste são aqueles com um maior comportamento pró-ambiental, enquanto os da região Norte apresentam um menor comportamento pró-ambiental. E são os europeus aqueles com um maior comportamento pró-ambiental contra os latino- americanos com um menor comportamento pró-ambiental. Limitações – O período de coleta de dados ocorreu em apenas cinco dias do feriado de Corpus Christi de 2023. Ainda que esse feriado seja de importância na atração de turistas nacionais e internacionais, outras pesquisas podem ser elaboradas abarcando outros períodos para ter uma visão mais ampla do comportamento dos turistas consumidores. Aplicabilidade do trabalho – Gestores públicos ligados ao turismo e ao meio ambiente também podem ter parâmetros iniciais para seus estudos para implementação de políticas públicas, ações de educação e conscientização ambiental e de promoção dos seus destinos de forma mais efetiva e direcionada. Originalidade – Análise do comportamento pró-ambiental em uma praia mundialmente conhecida em uma grande metrópole.
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    Empresas de carsharing no Brasil: uma análise dos desafios do modelo de negócio e da continuidade no mercado
    (2023-11-10) Moura, André Luis Macedo
    Objetivo – O objetivo desse estudo é identificar os principais desafios enfrentados por empresas de carsharing, quanto a estratégias relacionadas ao modelo de negócio e à sua continuidade no mercado no Brasil. Metodologia – Se utiliza uma metodologia de questionários e entrevista em profundidade de empresas atuantes ou que já foram atuantes no ramo de carsharing no Brasil. Resultados – Os principais desafios encontrados pelas empresas de carsharing no Brasil estão relacionadas com o forte vínculo entre carsharing e a tecnologia; a relevância do apoio do setor público como chave para expansão do mercado de carsharing no Brasil; elevados custos fiscais e de financiamento; e falta de infraestrutura urbana e segurança pública. Limitações – Destaca-se como limitação a escassez de dados secundários disponíveis sobre as empresas ou sobre o setor de carsharing, incluindo a pouca disponibilidade das empresas contactadas para resposta ao questionário. Aplicabilidade do trabalho – Oferecer um mapeamento inicial sobre as principais lacunas no mercado de carsharing no Brasil, do ponto de vista de empreendedores. Originalidade – Identifica-se que grande parte das pesquisas tem se concentrado no cliente, enquanto apenas alguns estudos discutem a perspectiva dos provedores de serviços, os quais enfrentam desafios em encontrar um modelo de negócios lucrativo e se manterem no mercado.
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    Desenvolvimento de uma economia de hidrogénio verde no Brasil: obstáculos e viabilizadores
    (2023-10-19) Thomsen, Max
    ​Objetivo - Esta dissertação tem como objetivo identificar os principais obstáculos e estratégias viabilizadoras para o desenvolvimento de uma economia de hidrogênio verde (GH2) no Brasil. ​Metodologia - O estudo de caso engloba uma análise de dados qualitativos obtidos por uma série de entrevistas com especialistas e da literatura relevante, através de cinco proposições teóricas sobre barreiras à transição para o GH2, fundamentadas na perspectiva multinível de sistemas sociotécnicos. ​Resultados - Descobriu-se que as barreiras econômicas e institucionais são as mais predominantes, pois vários fatores inibem as decisões de investimento financeiro e uma estrutura regulatória insuficiente perpetua a incerteza no mercado. Além disso, os recursos e a infraestrutura necessários ainda não estão suficientemente disponíveis, e a colaboração insuficiente entre as diversas partes interessadas torna desafiadora a coordenação para o desenvolvimento desse mercado incipiente. ​Limitações - Este estudo de caso é limitado pela escassez de dados aplicáveis, pelo conjunto não exaustivo de especialistas entrevistados e pelo fato de que os desenvolvimentos no GH2 são rápidos e a precisão e a relevância das conclusões podem estar sujeitas a alterações. Entre as primeiras a usar a estrutura teórica específica em relação ao GH2, esta pesquisa conseguiu mostrar que a perspectiva multinível é uma estrutura adequada para analisar as transições para o GH2, seus obstáculos e estratégias viabilizadoras em contextos nacionais específicos. ​Aplicabilidade do trabalho - Com base na discussão das barreiras identificadas e das estratégias facilitadoras, são propostas nove abordagens estratégicas para o desenvolvimento do setor GH2, tratando principalmente de abordagens para aumentar a viabilidade econômica e criar um ambiente regulatório favorável no Brasil. As barreiras identificadas e as estratégias práticas podem ser consideradas pelos decisores políticos e do sector privado no desenvolvimento e avaliação da sua abordagem ao desenvolvimento da economia do hidrogénio verde no Brasil. ​Originalidade - Segundo o conhecimento do autor, esta é a primeira análise científica do desenvolvimento da economia verde do hidrogénio no Brasil através da perspectiva da teoria das transições da sustentabilidade, nomeadamente a perspectiva multinível.
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    Marketing strategies for cultured meat
    (2023-07-06) Doepkens, Lea
    Objetivo - A mudança climática marca um dos momentos mais cruciais da história da nossa sociedade e exige uma mudança nos padrões atuais de consumo. Assim, é imperativo que as empresas ofereçam alternativas sustentáveis e que a pesquisa desenvolva estratégias para comercializar essas alternativas com o maior sucesso possível em escala global. Com relação a esse desafio, este estudo tem como objetivo formular estratégias de marketing que permitam a comercialização bem-sucedida de carne cultivada em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Metodologia - Realizei um experimento para investigar a atitude do consumidor em relação à carne de cultura, manipulando a acessibilidade de diferentes benefícios dessas alternativas de carne (ou seja, benefícios sustentáveis, de saúde/segurança e de sabor). Ao mesmo tempo, o efeito desses benefícios sobre a percepção de respeito ao meio ambiente, sabor e segurança/saúde da carne de cultura em relação à carne tradicional é medido. As diferenças entre brasileiros e alemães são exploradas, e recomendações gerenciais e contribuições teóricas são derivadas. Resultados - Houve um efeito positivo da comunicação sobre sustentabilidade na disposição de pagar pela carne de cultura. Entretanto, destacar informações sobre o sabor ou os benefícios para a saúde/ segurança não influenciou atitudes mais positivas em relação à carne de cultura. Não foi possível descobrir diferenças significativas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Limitações da pesquisa - Este estudo é limitado pelo tamanho da amostra da pesquisa, que não é representativa nem da população brasileira nem da alemã. Além disso, a distribuição dos participantes é desequilibrada entre os países, o que comprometeu as comparações entre os países. Originalidade/valor - Este estudo combina a investigação dos fatores do lado da demanda que poderiam influenciar a aceitação da carne cultivada pelos consumidores com uma consideração dos fatores culturais que influenciam o processo de formação de opinião sobre a carne cultivada.
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    Qual é o efeito do clima organizacional sobre o desempenho empresarial? Evidências empíricas de uma instituição financeira no Brasil
    (2023-09-05) Silva, João Vitor Martins da
    Objetivo: Este estudo investigou o efeito do clima organizacional sobre o desempenho empresarial, a partir de revisão bibliográfica e evidências empíricas em uma rede bancária. Metodologia: O estudo caracteriza-se como quantitativo, transversal com base de dados secundária. Utilizou-se para análise dos dados e testes das hipóteses, estatística descritiva, análise fatorial confirmatória e regressão linear múltipla. O estudo contempla a análise de 64 agências bancárias de uma das maiores instituições financeiras da América Latina, localizadas no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Resultados: A aplicação do modelo teórico resultou na avaliação de seis hipóteses, rejeitando qualquer correlação entre clima e indicadores financeiros de receita e lucratividade, bem como, com o indicador de satisfação de clientes. Em relação a variável socioeconômica utilizada no modelo, identificou-se relação positiva com os indicadores financeiros, entretanto, não houve qualquer relação com o indicador de satisfação dos clientes. Limitações: A amplitude das variáveis internas e fatores externos que não puderam ser exploradas, aumentando a complexidade à interpretação das conclusões. A concentração do estudo em um segmento específico de uma empresa do ramo financeiro, em um único estado brasileiro, dificultando a generalização dos resultados. Aplicabilidade do trabalho: Contribui com a teoria trazendo evidências empíricas sobre a não relação entre o clima organizacional com desempenho financeiro e satisfação de clientes. A exploração da variável socioeconômica, que demonstra os impactos de fatores externos nos resultados financeiros de receita e lucratividade, e que a satisfação dos clientes independe de fator socioeconômico. Contribui com a prática, pois fornece insumos para a área de recursos humanos e gestores, na implementação de iniciativas que vão além da promoção de um bom clima, mas que desenvolvam as pessoas no entendimento do negócio, produtividade e atendimento aos clientes. Outra contribuição está na importância de avaliar varáveis externas nas decisões de planos de expansão, redução ou adaptação do modelo de negócio, devido a sua relevância em resultados financeiros.
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    EU ecodesign requirements for smartphones: a sufficient initiative to extend the user service time of smartphones? - a quantitative study among european consumers
    (2023-07-05) Kleinelanghorst, Max
    Objetivo: Este estudo está alinhado com os objetivos do Pacto Verde da UE para 2050, focando especificamente nas regulamentações de Ecodesign para smartphones, que visam prolongar o tempo de serviço do usuário através do aumento da durabilidade. O objetivo desta pesquisa é determinar se os principais componentes destacados nessas disposições legais têm um impacto significativo no tempo de serviço do usuário de smartphones. Metodologia: O estudo utiliza uma pesquisa quantitativa para entender por que os consumidores substituíram seus smartphones anteriores e se os fatores de confiabilidade e reparabilidade afetam significativamente o tempo de serviço do usuário de smartphone. Um modelo de regressão múltipla foi empregado para analisar a influência desses fatores e controlar outros potencialmente importantes durante todo o ciclo de consumo. Resultados: Os resultados revelaram que a substituição de smartphones e o tempo de serviço do usuário são influenciados por uma interação complexa de fatores, não sendo apenas a confiabilidade e a frequência de reparo. De modo significativo, as características do consumidor, o comportamento de cuidado e certos motivos de substituição do dispositivo emergiram como determinantes críticos da vida útil do usuário. Implicações: Embora os requisitos de Ecodesign propostos possam impactar positivamente a durabilidade do smartphone, a atitude e o cuidado do consumidor também são cruciais. Portanto, iniciativas mais abrangentes, incluindo educação do consumidor e promoção de atitudes pró-ambientais devem ser implementadas juntamente com medidas legais. Pesquisas adicionais são essenciais para determinar o impacto exato das medidas propostas e fornecer estudos aprofundados sobre como influenciar positivamente as atitudes e o cuidado do consumidor.
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    Preferências em relação ao teletrabalho e sua relação com o engajamento, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a intenção de rotatividade
    (2023-12-18) Chagas, Raquel Guerra Carrapatoso
    Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar a preferência de trabalhadores brasileiros em relação ao teletrabalho e as relações entre a modalidade de trabalho ideal e a atual com o engajamento, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a intenção de rotatividade. Metodologia: Para o alcance dos objetivos propostos, foi conduzida uma pesquisa quantitativa que contou com a participação de 127 trabalhadores brasileiros. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e análise de regressão múltipla. Resultados: Os resultados mostraram que o modelo híbrido de trabalho é preferido pelos participantes e que existe um desalinhamento entre tais preferências e o regime de trabalho atual. Além disso, com relação à modalidade de trabalho atual, foi possível identificar correlações significativas com a percepção de equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a intenção de rotatividade, indicando que os profissionais que trabalham mais dias de forma remota percebem um maior equilíbrio e estão menos inclinados a deixar suas organizações. Também foi possível identificar uma correlação positiva e significativa entre a modalidade de trabalho atual e o engajamento, sugerindo que os profissionais que trabalham mais dias de forma presencial são mais engajados. Limitações: A amostra foi obtida por conveniência, de forma que os resultados não podem ser generalizados para o conjunto de trabalhadores brasileiros. Aplicabilidade do trabalho: Os resultados contribuem para o entendimento das preferências de trabalhadores em relação ao teletrabalho, no contexto pós-pandemia do Covid-19. Contribuições para a sociedade: Os resultados podem orientar organizações na definição da modalidade de trabalho que promova não apenas o engajamento e a retenção, mas também um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional de seus empregados.
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    O design como diferencial competitivo dos negócios e sua influência no processo de decisão de compra dos consumidores: uma visão de designers e empresários brasileiros
    (2023-09-06) Rocha, Daniel Ribeiro Cardoso
    Objetivo - Esta pesquisa destinou seu foco em compreender como o design pode ser utilizado como diferencial competitivo pelas empresas, de como estas implantam uma cultura de design em suas estratégias, e como o design conecta os consumidores às organizações. Metodologia – Para isto, em primeiro lugar, uma revisão teórica da literatura sobre os temas Design e Estratégia de Negócios. Em segundo lugar, uma pesquisa qualitativa foi escolhida pelo autor, a partir da realização de 10 (dez) entrevistas em profundidade com atores formadores de opinião no campo do Design brasileiro. Os dados coletados pelas entrevistas foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados - Como resultado, chegou-se à conclusão de que o design tem grande influência no sucesso das empresas, que seus atributos estão relacionados a emoções, inteligência, projeto e pensamento. Também foi possível estabelecer uma relação direta quanto a visão de uma cultura de design na estratégia das empresas, quando estas têm a capacidade de diferenciação, promoção de soluções e foco centrado no ser humano. Foi possível observar também, a partir da ótica dos entrevistados, que o design possuí a capacidade de influenciar consumidores, conectá-los e fidelizá-los às marcas. Contribuições práticas – Sobre o aspecto da contribuição no campo da gestão empresarial, esta pesquisa tem a capacidade de orientar empreendedores e empresas a respeito dos benefícios que podem ser colhidos a partir da implantação de uma cultura de design nos negócios.
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    Human and chatbot interactions in customer service
    (2023-08-02) Lorençoni, Bianca Otília
    Este estudo analisa atitudes a priori e satisfação do consumidor a posteriori em interações com chatbots e humanos em contextos de atendimento ao cliente. O estudo foi conduzido por meio de um questionário e experimento online com 217 participantes, que foram aleatoriamente designados para avaliar um de oito cenários de atendimento ao cliente e, em seguida, indicaram seu nível de satisfação com o serviço hipotético que variava quanto ao tipo de serviço (chatbot vs. humano), estágio do consumo (pré-compra vs. pós-compra) e eficácia do serviço (eficaz vs. não eficaz). Os participantes também foram questionados sobre suas preferências gerais de interação com humanos ou chatbots. Os resultados mostraram que os participantes preferem em grande parte interações com humanos, e não há evidência estatística de diferença na satisfação com o serviço entre humanos e chatbots, dependendo do estágio da jornada do cliente ou da eficácia objetiva da comunicação.
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    Competências individuais do controller e o seu papel no âmbito das inovações de processo e administrativas: estudo de caso em uma instituição de ensino superior
    (2023-10-31) Neves, Priscila de Oliveira
    Objetivo – Este estudo tem como objetivo final analisar as contribuições das competências individuais do Controller no âmbito das inovações de processo e administrativas, aprofundado por estruturas de mecanismos de aprendizagem e de competências adaptadas. Metodologia – A presente pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso único, de caráter descritivo exploratório. A coleta de dados foi orientada por múltiplas fontes e contou com técnicas distintas: aplicação de questionários com os sujeitos de pesquisa envolvidos diretamente com o fenômeno estudado, selecionados a partir da técnica intencional e documentos da OCDE, do IMA e CGMA, e da IES/controladoria objeto deste estudo. Resultado – Evidências apontam que os controllers da Instituição de Ensino Superior pesquisada atendem a três competências (Competências Técnicas, Competências de Negócios e Competências de Liderança) e em duas competências (Competências Digitais e Competências Pessoais) estão em níveis inferiores ao esperado pelos agentes validadores, Superintendente de Controladoria e do Gerente de Projetos externo, no que tange às inovações de processo e administrativa. Quanto aos mecanismos de aprendizagem, houve pouca incidência de subprocessos presentes e, por isso, não há evidências que corroborem com o desenvolvimento das competências individuais. Limitações – Por se tratar de um estudo de caso, a pesquisa limitou no volume de respondentes, sendo 11 profissionais de controladoria convidados e 10 responderam ao questionário Estrutura de Competências. Quanto ao questionário Mecanismos de Aprendizagem, limitou-se a aplicá-lo a dois agentes que participaram da implementação de uma inovação de processo e administrativa no período de 2021 a 2023. Isso se reflete na singularidade dos achados para o caso em estudo, não sendo comparável a pesquisas semelhantes realizadas em contextos diferentes. Contribuições práticas – Espera-se que os resultados encontrados na presente pesquisa sirvam de subsídio para orientar os controllers, auxiliando-os na construção de suas competências no âmbito das inovações de processo e administrativas, e no desenvolvimento de formas de utilizar os mecanismos de aprendizagem, não apenas para troca de informação, mas também para criar benefícios tangíveis para organização e para a sociedade. Contribuições sociais – Ao compreender os aspectos das competências individuais do Controller e os mecanismos de aprendizagem no setor educacional, mais especificamente, das instituições de ensino superior. Originalidade – O trabalho contribui no sentido ampliar e fomentar estudos sobre as competências individuais do Controller e os mecanismos de aprendizagem no âmbito das inovações de processo e administrativas, que, pela análise realizada para o desenvolvimento desta pesquisa, constitui-se um campo temático ainda pouco explorado.
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    De volta para casa: expectativas de carreira de repatriados de grandes empresas multinacionais
    (2023-10-17) Freitas, Raquel da Silva
    Objetivo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar o processo de repatriação de profissionais brasileiros que atuam em grandes empresas multinacionais, analisando como se deu a adaptação no retorno ao Brasil e os resultados da repatriação, tanto em termos pessoais quanto profissionais. Metodologia: Para atingir os objetivos propostos, foi conduzido um estudo qualitativo com propósito exploratório. Participaram da pesquisa 10 profissionais brasileiros, com formação superior, de ambos os gêneros, cuja expatriação foi de um ano ou mais. Os resultados foram analisados a partir do método de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados do estudo mostraram que a expatriação foi uma experiência positiva para os participantes, tanto pessoal quanto profissionalmente. Com relação à carreira, verificou-se que todos os expatriados desenvolveram novas competências durante sua missão no exterior e que a maioria cresceu profissionalmente após o retorno ao país de origem. No entanto, cumpre apontar que alguns participantes expressaram frustração, especialmente em relação às suas expectativas em termos de progressão de carreira e/ou das funções desempenhadas após o retorno. Limitações: A autora passou por processo de expatriação por quatro anos, o que pode ter influenciado a interpretação dos resultados. Aplicabilidade do trabalho: Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para o entendimento do papel das experiências internacionais de longo prazo sobre o desenvolvimento de carreira dos profissionais. Contribuições para a sociedade: O estudo busca ampliar a discussão sobre o processo de repatriação, tema relativamente menos estudado na literatura, e sua relação com o desenvolvimento de carreira dos profissionais que viveram esta experiência.
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    The influence of governance and institutional arrangements on the SLO a comparative analysis between mining in Canada and Brazil
    (2023-06-28) Licoppe, Zachariah
    Propósito: Esta pesquisa busca entender quais fatores impactam a responsabilidade social na indústria da mineração. O objetivo desta pesquisa é determinar como governos e instituições influenciam a responsabilidade social das empresas, comparando o Canadá e o Brasil. Metodologia: O estudo utiliza uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas são conduzidas com especialistas que trabalharam na indústria da mineração. O processo de entrevista envolve fazer um conjunto de 5 perguntas sobre responsabilidade social com o objetivo de compreender quais fatores influenciam a decisão de uma empresa em buscar uma licença social para operar. Resultados: Os resultados revelaram que o impacto da governança e dos arranjos institucionais na busca de uma licença social para operar difere entre o Brasil e o Canadá. No Canadá, eles buscam capacitar as comunidades de mineração, enquanto no Brasil muitas vezes não conseguem fazê-lo. Implicações: Os resultados implicam que a busca de uma licença social para operar não se baseia exclusivamente na relação entre uma empresa de mineração e sua comunidade. Tanto instituições privadas quanto públicas podem incentivar as empresas por meio da implementação de políticas e da fiscalização. Para as empresas, este estudo demonstra como esses arranjos podem distorcer a busca de uma SLO. Para os formuladores de políticas, este estudo mostra possíveis áreas de melhoria.
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    Efeitos da robotização dos processos administrativos na percepção das rotinas de atividades no desenvolvimento de technostress
    (2023-11-21) Braga, Agustinho Menegazzi
    Esta dissertação explora a relação entre a robotização em processos administrativos e a manifestação do Technostress em uma indústria do setor sucroalcooleiro. Utilizando uma metodologia descritiva e qualitativa com entrevistas, identificou-se que o Technostress não é diretamente causado pelo uso de tecnologia, mas pela necessidade de reverter para processos manuais em caso de falhas tecnológicas. As limitações do estudo incluem seu foco em apenas uma empresa, o que pode afetar a generalização dos resultados. Este trabalho contribui para a compreensão dos impactos da robotização no bem-estar dos colaboradores, oferecendo insights para a gestão de inovações tecnológicas nas organizações.
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    Uma análise da escala de liderança autêntica por meio de modelos de análise fatorial confirmatória linear e teoria da resposta ao item
    (2012-08-13) Nunes, Mariana Pereira
    A mensuração de traços latentes é assunto de interesse de diferentes áreas de estudo, como educação, psicologia e administração. Seu caráter não observável torna significativamente complexa a tarefa de mensurar o objeto de estudo destas áreas. Contudo, nas últimas décadas psicometristas se dedicaram ao desenvolvimento de uma família de modelos de mensuração, chamada teoria de resposta ao item (TRI), que apresentam uma série de vantagens psicométricas como, por exemplo, medidas do traço latente independentes da amostra de respondentes e dos itens que compõem a escala, medidas de confiabilidade distintas para diferentes níveis do traço latente e maior poder na identificação de itens viesados. Embora as pesquisas sobre psicologia e educação já utilizem amplamente esta metodologia, o mesmo não acontece nas pesquisas sobre administração, que, geralmente, são baseadas em modelos tradicionais de mensuração, como a análise fatorial confirmatória linear (CFA linear), apesar das evidências da superioridade da TRI.Uma área da administração que tem demonstrado crescente interesse no processo de mensuração de seus construtos e destacado a importância da compreensão das suas propriedades psicométricas é a liderança. Especificamente estudos sobre liderança autêntica ganharam força nos últimos anos e a sua mensuração é um tópico de crescente interesse. No entanto, assim como acontece nas demais áreas da administração, a maioria deles se baseia em algum método de análise fatorial linear (exploratória e confirmatória).Devido à atenção que a teoria de resposta ao item tem recebido nos últimos anos, às vantagens psicométricas que ela proporciona e à sua pouca utilização em pesquisas sobre administração, o objetivo deste trabalho é apresentar esta família de modelos e compará-la com um modelo de mensuração mais tradicional, como CFA linear. Além disso, para ilustrar as comparações e os benefícios proporcionados pela TRI, modelos de TRI e modelos de CFA foram aplicados à uma escala de liderança autêntica, que foi escolhida porque tem despertado crescente interesse e demandado um melhor entendimento do construto e à sua mensuração, que é uma atividade fundamental no processo de construção de conhecimento.
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    Rotatividade voluntária no setor público: um olhar sobre a transição de servidores para o setor privado
    (2023-10-11) Vasconcelos, Simone Corrêa Welte Maia
    Objetivo: O presente estudo tem como objetivo compreender o desligamento voluntário de servidores e empregados públicos e sua transição para o setor privado. Como objetivos específicos, buscou-se: (1) identificar as motivações dos indivíduos para o ingresso no serviço público; (2) examinar os fatores determinantes para a transição de carreira para o setor privado; (3) analisar a satisfação com a carreira após a transição. Metodologia: Optou-se por uma abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 ex-servidores e ex-empregados públicos de carreiras diversas. O método de análise de conteúdo foi empregado na análise dos dados. Resultados: Os resultados revelaram três circunstâncias que conduzem à decisão de desligamento voluntário do setor público: (1) a corrosão, situação em que fatores relacionados ao trabalho e/ou ao contexto progressivamente corroem o desejo dos trabalhadores em permanecer na organização; (2) a projeção, quando o servidor confronta seus objetivos profissionais às oportunidades da carreira pública e decide reorientar sua carreira em direção a alternativas mais promissoras; e, (3) o choque de carreira, no qual a decisão pela transição é motivada por algum evento disruptivo. Além disso, com base nas experiências no setor público e nos fatores relacionados à decisão de sair, estabeleceu-se uma tipologia com três perfis de ex-servidores: (1) vocacionados convertidos, (2) exploradores cautelosos e (3) proteanos puros. Limitações: Os participantes que se apresentaram para o estudo estão bem-posicionados no mercado, o que pode ter impactado achados e conclusões. Em adição, como a pesquisadora é servidora pública federal, é possível que sua proximidade ao grupo de interesse tenha influenciado a análise dos resultados. Contribuições teóricas: O estudo contribui para o avanço das pesquisas sobre rotatividade voluntária no setor público, um tema ainda pouco explorado no contexto nacional. Ademais, refere-se à análise da efetiva evasão de servidores, não apenas a intenção de rotatividade, mais comumente utilizada em estudos sobre o tema. Contribuições para a sociedade: O estudo fornece subsídios à reflexão sobre a modernização das carreiras públicas e sobre a reformulação das políticas de gestão de pessoas no setor público, favorecendo a proposição de políticas de retenção, valorização e desenvolvimento de pessoas na Administração Pública.
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    Aspectos da diversidade e inclusão: um estudo de caso em uma startup nacional da nova economia
    (2022-08-30) Souza, Marcella Bordallo Pitoscio de
    Objetivo: O objetivo deste estudo foi explorar o percurso da gestão da diversidade e inclusão dentro de uma startup jovem da nova economia brasileira e seus impactos na percepção dos funcionários quanto a aspectos do comportamento organizacional como: equidade, respeito, comprometimento da liderança, pertencimento e participação. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso contemplando uma pesquisa exploratória dos resultados de censo de dois anos da organização, complementada por uma pesquisa qualitativa em campo com funcionários dos grupos de afinidade do programa de diversidade para analisar com mais profundidade os dados levantados no censo e coletar percepções sobre o programa em diferentes níveis da organização. Resultado: Confirma-se que a diversidade, na organização estudada, está num estágio de implantação de políticas até pelo tempo de fundação da empresa e o início dos despertar das práticas de diversidade, porém, mesmo nessa fase inicial, já há alcances expressivos em números de diversidade e inclusão, quando comparados aos dados da representatividade brasileira e até com outras empresas em atuação no território nacional. Percebe-se o impacto da diversidade nos aspectos comportamentais numa escala acima da média. Limitações: As limitações dessa pesquisa encontram-se no âmbito de este ser um estudo de caso de uma única empresa, por natureza do próprio método, haver maior ligação com a inferência descritiva e menor com a causal, logo, os resultados devem ser analisados nesse contexto particular, inclusive a possibilidade de servirem de inspiração para outras organizações. Aplicabilidade do trabalho: Em função dos resultados deste trabalho outras organizações e gestores poderão compreender aspectos da jornada da gestão da diversidade e seus impactos na força de trabalho, desde a tomada de consciência até a aplicação de políticas na prática. Contribuições para a sociedade: A análise deste estudo pode auxiliar a compreender as motivações de uma organização para implantar uma política de gestão da diversidade que impacta na sua força de trabalho além dos muros da empresa. Originalidade: Ainda há poucos estudos do percurso e dos impactos da gestão da diversidade em empresas brasileiras, desta forma essa pesquisa pode contribuir para o debate.
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    Regionalidades brasileiras e suas influências em gestão de pessoas
    (2023-08-23) Pereira, Frederico Alves
    O objetivo principal do estudo foi entender como se relacionam as culturas regionais brasileiras e se as possíveis diferenças culturais entre os indivíduos das cinco regiões chegam a gerar influência na forma de se realizar a gestão dessas pessoas; se há a demanda por estilos diferentes de liderança. Foi conduzida uma pesquisa quantitativa, com a coleta de dados realizada por meio de um questionário formado por 70 perguntas objetivas, medindo como se relacionam as regionalidades brasileiras e qual a preferência por tipo de liderança em cada região. A pesquisa alcançou 1125 brasileiros localizados nas cinco regiões do país. Os resultados ilustraram mais semelhanças que diferenças culturais entre as regiões. Ilustraram também que houve, de uma forma geral, preferência pelos dois tipos de liderança pesquisados, remetendo aos conceitos da necessidade de uma liderança flexível, que se molda mediante a situação. A pesquisa em cena contribui para um maior conhecimento sobre as regionalidades brasileiras, bem como para o conhecimento sobre como liderar os brasileiros das cinco diferentes regiões do país.
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    Métodos ágeis e transformação digital em auditoria interna: um estudo de caso na Petrobras
    (2023-09-06) Borré, Vitor Santos
    Objetivo – Este estudo buscou compreender, por meio do estudo de caso, como os métodos ágeis viabilizaram a transformação digital dos processos operacionais do departamento de auditoria interna da Petrobras no período de 2021 a 2022. Metodologia – Se utiliza uma metodologia de estudo de caso na auditoria interna da Petrobras no período de 2021 a 2022 e analisa dados secundários e primários, com foco nas entrevistas e sua análise por meio de análise de conteúdo. Resultados – Na auditoria interna a metodologia ágil é um grande motor para impulsionar o uso da transformação digital. Seus fundamentos como flexibilidade, adaptabilidade, mindset, comunicação e agilidade viabilizaram a adesão de ferramentas e tecnologias nos processos de trabalho, contribuindo para uma melhoria na eficiência e inteligência da auditoria. Limitações – Por ser um estudo qualitativo, limita-se preponderantemente à análise da percepção dos auditores na auditoria interna. Como forma de superar essa limitação, o estudo trouxe outros dados secundários para enriquecer a análise. Aplicabilidade do trabalho – Os resultados contribuirão para a literatura existente sobre métodos ágeis na auditoria interna e fornecerão insights sobre o potencial da transformação digital em aprimorar a eficácia e eficiência dos processos de auditoria em grandes organizações como a Petrobras. Originalidade – Pesquisas que abordem de maneira conjunta a relação entre os métodos ágeis e a transformação digital ainda são escassos, em especial, na auditoria interna.
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    Fatores de influência no processo decisório de escolha por um curso superior em tecnologia a distância: uma análise sob a ótica dos alunos de uma instituição de ensino superior privada
    (2023-09-12) Gouveia, Débora
    Objetivo – O objetivo do trabalho é compreender os fatores que influenciam a escolha por um Curso Superior em Tecnologia (CST), na modalidade a distância e a Instituição de Ensino Superior (IES) sob a perspectiva dos alunos. Metodologia – Foi utilizada a metodologia de natureza qualitativa, sendo definida como exploratória-descritiva, desenvolvida a partir de vinte e uma entrevistas semiestruturadas, realizadas com alunos dos Cursos Superiores em Tecnologia, analisadas à luz da técnica de Análise de Conteúdo (AC). Resultados – A pesquisa demonstra que a maioria dos fatores de influência encontrados no processo decisório do aluno no ingresso em um CST, na modalidade a distância e na escolha por uma Instituição de Ensino Privada foram devidos à carreira e a empregabilidade no mercado. Os alunos consideram ingressar no CST pela especificidade da formação em relação a aplicabilidade prática na área profissional e direcionam a justificativa da razão de escolha por ser um Curso Superior com duração de tempo reduzida comparada as demais graduações. Nesse contexto, opta-se pela modalidade à distância, impulsionados pela flexibilidade de tempo e locomoção. Os estudantes destacam que a flexibilidade de tempo contribui para organização de uma rotina própria, principalmente em relação à carga horária demandada em seus trabalhos. Identificou-se que os alunos ingressantes na Educação a Distância (EAD), já fazem uso de recursos tecnológicos e consumo digital com frequência. A maioria dos alunos afirmam sentir afinidade com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ferramentas de ensino no início do Curso. Quanto à seleção da Instituição de Ensino Superior, os alunos pesquisam por IES em fontes que consideram, em sua percepção confiáveis, como o site Institucional da própria IES. A reputação da IES e grupos externos de pessoas, como familiares e amigos são fatores de maior influência para o aluno em relação à decisão pela IES. Eles consideram que a credibilidade da IES está condicionada a boas oportunidades na Carreira. Dessa forma, esperam que as informações disponibilizadas e ações realizadas pelas IES sejam feitas de forma compreensível e realistas. Limitações – Entre as limitações encontradas no estudo estão: a realização da pesquisa de campo realizada em uma única Instituição de Ensino Superior Privada e a pouca literatura em relação aos Cursos Superiores em Tecnologia. Contribuições práticas – A pesquisa aponta fatores relevantes para as Instituições de Ensino Superior na ação de captação de alunos e a necessidade de reflexão sobre o perfil do aluno do CST EAD e suas competências digitais. Contribuições para a sociedade – A pesquisa contribui para o desenvolvimento das Instituições de Ensino em relação ao Ensino Superior, especificamente aos Cursos Superiores em Tecnologia e a aprendizagem no modelo de educação a distância sob a ótica do discente.