FGV CPDOC - Artigos, Livros, Papers

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Nesta coleção você encontra trabalhos de autoria dos pesquisadores do CPDOC disponíveis para download. A esta lista serão acrescentados outros títulos periodicamente.

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    O lugar do ensino de História: desafios para as licenciaturas
    (Universidade Federal de Pernambuco, 2023-06-23) Ferreira, Marieta de Moraes
    A proposta deste artigo é discutir os desafios para a afirmação do Ensino de História nas graduações de História. Ainda que nos últimos tempos essa área venha conquistando maior relevância, muitos desafios ainda estão em pauta para serem enfrentados. Para atingir esses objetivos, pretendemos acompanhar o percurso da expansão dos programas de pós-graduação acadêmicos e seu impacto nas licenciaturas, os debates e embates acerca da indissociabilidade do ensino e pesquisa para a formação dos professores e a urgência de rever o lugar do Ensino de História, considerando os saberes históricos escolares. O artigo é um dos capítulos que compõe o livro "Historiografia: rastros e vestígios documentais de trabalhadoras e trabalhadores". O presente livro é um marco histórico na urdidura dos fios que tecem a passagem de um arquivo de processos trabalhistas do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região para um laboratório – o Laboratório História e Memória (Lahm), da UFPE, no qual estudantes e docentes-pesquisadores se uniram há quase vinte anos em nome da pesquisa, da escrita historiográfica e do ensino. Os quatorze capítulos aqui presentes trazem testemunhos, rastros e vestígios de pesquisas inéditas, que trilham a temática das lutas incessantes pelo cumprimento de direitos trabalhistas; do constante repensar e reaprender didático-pedagógico do ensino da história; e das reflexões teóricas e metodológicas que identificam distintos campos conceituais. É um livro que reúne diferentes gerações de historiadoras e historiadores, e em que o compromisso com o rigor científico, as práticas democráticas e a ética é inspiração e referência permanente. Esta publicação também constitui a apresentação, para toda a sociedade, de mais um painel tecido com os recursos públicos provenientes de diferentes agências e instituições de fomento à pesquisa e à produção científica: a UFPE, a Facepe, o CNPq e a Capes.
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    Roland Barthes: a música como linguagem do corpo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017) Riom, Charlotte
    O artigo discute o pensamento musical de Barthes a partir de três textos, dois publicados no livro L’Obvie et l’obtus, um volume de ensaios críticos consagrados no campo do visível (imagem, fotografi a e pintura) e no campo da música: Música Prática (1970) e Escuta (1976). O terceiro, Grão da voz (1972), apareceu na revista Musique en jeu que se encontra no segundo volume das Oeuvres complètes de Roland Barthes. Referindo-se à obras musicais e compositores, Barthes desenvolve seu pensamento diferenciando a música que se escuta da música que se toca; mostra como uma interpretação da música é possível sem recorrer ao uso do adjetivo e da linguística, mirando na significance revelada pelo grão da voz; diferenciando o significante do significado, apresenta três níveis de escuta e define o que é a escuta moderna. Nesses três ensaios, colocando-se do lado da recepção de uma obra e do amador, Barthes reconcilia o corpo com a modernidade e reflete uma estética musical do prazer encorajando uma atitude do ouvinte parecida a do maestro ou do interprete.
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    Arte e indocumentada etnia cigana, resistência cigana pela música e pela dança no cinema de Tony Gatlif
    (Universidade Federal do Maranhão, 2019-12) Riom, Charlotte
    Este trabalho tem o intuito de mostrar, a partir da descrição de extratos de filmes, como a música e a dança no cinema de Tony Gatlif registram a resistência dos ciganos e a afirmação de sua identidade durante a Segunda Guerra Mundial e nas sociedades europeias. A indocumentada etnia cigana faz com que a arte se torne um meio essencial para registrar seus hábitos culturais e sociais e a sua experiência vivida sob a ocupação nazista. Para compreender e interpretar o papel dramatúrgico e simbólico das relações música-dança no cinema de Gatlif, usaremos as três naturezas de imagens analisadas pelo filósofo francês Gilles Deleuze e sua definição do close-up. Veremos que o símbolo do arame farpado volta frequentemente nos filmes de Gatlif por representar a crueldade nazista.
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    Contribuição de Villa-Lobos para a dança cênica: nova historiografia e novos desafios para uma musicologia da dança
    (Universidade de São Paulo, 2021) Riom, Charlotte
    Este trabalho tem por objetivo mostrar como o legado de Villa-Lobos para a dança cênica contribui para uma nova historiografia da música brasileira e conceber metodologias de pesquisa interdisciplinares mais diversas. Trata-se de uma pesquisa em musicologia de dança, nova vertente metodológica, tanto técnica como interpretativa. As análises musicológicas focadas em balé frequentemente não consideram a dança. No entanto, a dança permite, com frequência, revelar novas sensibilidades musicais e características composicionais, resultando em uma compreensão mais estreita da composição. Portanto, estudar as relações entre música e dança é essencial para entender a dramaturgia do balé e interpretá-lo.
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    Uma análise da releitura coreográfica de Erosão, composição de Heitor Villa-Lobos, por Luiz Bongiovanni
    (Universidade de São Paulo, 2020-10-19) Riom, Charlotte
    O intuito desse artigo é apresentar uma análise da interpretação da coreografia de Erosão, composição criada por Heitor Villa-Lobos, executada pelo paulista Luiz Bongiovanni. Composta em 1950, Erosão é o segundo balé sobre música de Villa-Lobos que faz parte da Trilogia Amazônica, um conjunto de três coreografias – Uirapuru, Erosão e Alvorecer – sobre composições do compositor brasileiro que foi encomendado pelo Maestro André Cardoso, em 2015, para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Esta foi apresentada nos meses de julho e agosto de 2016, durante as Olimpíadas, e teve como mote os temas relacionados à ecologia e à natureza. Examinaremos, em primeiro lugar, a contribuição de Villa-Lobos para a dança e o balé, focando em particular nos gêneros do poema sinfônico e do balé que definem Erosão. Em seguida, apresentaremos uma análise da releitura da obra musical pela coreografia contemporânea de Luiz Bongiovanni.
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    Capes, 50 anos: depoimentos ao CPDOC/FGV
    (CPDOC/CAPES, 2002) Ferreira, Marieta de Moraes; Moreira, Regina da Luz
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    História oral: desafios para o século XXI
    (Editora Fiocruz; Casa de Oswaldo Cruz; FGV/CPDOC, 2000) Ferreira, Marieta de Moraes; Fernandes, Tania Maria; Alberti, Verena
    Traz o panorama e as perspectivas da história oral, traçados por especialistas de diferentes países. Os textos discutem várias possibilidades de uso da história oral: como instrumento de pesquisa, como mecanismo de organização e mobilização social e como agente de construção de identidades. Trata também de temas cruciais para o entendimento do século XX, como os efeitos da II Guerra Mundial e da guerra fria e a chamada 'desindustrialização' do final do século. O livro permite, assim, acompanhar o debate em torno de novas problemáticas e antigas questões, fundamentais para o desenvolvimento de estudos e projetos em história oral, em diferentes áreas do conhecimento.
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    Possibilidades das fontes orais: um exemplo de pesquisa
    (2008-12) Alberti, Verena; Pereira, Amilcar Araujo
    O artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre as possibilidades de utilização de fontes orais em pesquisas históricas. Para tanto, tomamos como exemplo nossa pesquisa, intitulada “História do movimento negro no Brasil: constituição de acervo de entrevistas de história oral”, desenvolvida entre 2003 e 2007, no Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas. São discutidos, entre outros temas, as articulações entre história oral e história política, o cruzamento entre fontes orais e fontes escritas e as possibilidades de ampliação do conhecimento sobre o passado proporcionadas pela história oral.
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    Caderno de Resumos do I Congresso Internacional em Humanidades Digitais no Rio de Janeiro
    (2018-09) Higuchi, Suemi; Ribeiro, Cláudio José Silva
    O I Congresso Internacional em Humanidades Digitais, realizado no Rio de Janeiro entre 9 e 13 de abril de 2018, reuniu acadêmicos, cientistas e tecnólogos das Artes, da Cultura e das Ciências Sociais, Humanas, Exatas e Computacionais que apresentaram as suas pesquisas e buscaram refletir, entre outros temas, sobre o impacto das tecnologias de informação, das redes de comunicação e da digitalização de acervos e processos na vida cotidiana dos indivíduos e os seus efeitos nas instituições e sociedades locais e globais, e em especial, na realidade brasileira. A divulgação de saberes e a democratização do acesso ao conhecimento apresentado no evento é parte do compromisso do HDRio2018. Os trabalhos aqui compilados e organizados foram apresentados durante o Congresso nas modalidades de comunicação coordenada e sessão de pôsteres, após prévia avaliação por pares, seguida de aprovação pela Comissão Científica do Congresso.
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    Anais do I Congresso Internacional em Humanidades Digitais no Rio de Janeiro
    (CPDOC/FGV, 2018-09) Higuchi, Suemi; Ribeiro, Cláudio José Silva
    O I Congresso Internacional em Humanidades Digitais, realizado no Rio de Janeiro entre 9 e 13 de abril de 2018, reuniu acadêmicos, cientistas e tecnólogos das Artes, da Cultura e das Ciências Sociais, Humanas, Exatas e Computacionais que apresentaram as suas pesquisas e buscaram refletir, entre outros temas, sobre o impacto das tecnologias de informação, das redes de comunicação e da digitalização de acervos e processos na vida cotidiana dos indivíduos e os seus efeitos nas instituições e sociedades locais e globais, e em especial, na realidade brasileira. A divulgação de saberes e a democratização do acesso ao conhecimento apresentado no evento é parte do compromisso do HDRio2018. Os trabalhos aqui compilados e organizados foram apresentados durante o Congresso nas modalidades de comunicação coordenada e sessão de pôsteres, após prévia avaliação por pares, seguida de aprovação pela Comissão Científica do Congresso.
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    De “versão” a “narrativa” no Manual de história oral
    (2012) Alberti, Verena
    O artigo procura reforçar o caráter de documento da entrevista de história oral, relacionando-a ao conceito de “narrativa” da teoria literária. O ponto de partida são as mudanças a serem implementadas na 3ª edição do Manual de história oral (publicado pela primeira vez em 1990), em que, no lugar de “versão” para se referir à entrevista, serão usados “entrevista”, “narrativa” ou “relato”, para evitar que, por “versão”, se entenda uma notícia ou história infundada. Como recurso argumentativo, o artigo faz um paralelo com cartas escritas pelo historiador Joel Rufi no dos Santos para seu fi lho, quando esteve preso, na década de 1970.
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    A linked open data architecture for contemporary historical archives
    (2013-09-26) Rademaker, Alexandre; Higuchi, Suemi; Oliveira, Dário Augusto Borges
    This paper presents an architecture for historical archives maintenance based on Open Linked Data technologies and open source distributed development model and tools. The proposed architecture is being implemented for the archives of the Center for Teaching and Research in the Social Sciences and Contemporary History of Brazil (CPDOC) from Getulio Vargas Foundation (FGV).
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    Uma topografia das Humanidades Digitais na Ciência da Informação
    (Programa Avançado de Cultura Contemporânea/UFRJ, 2017) Castro, Renan Marinho de; Pimenta, Ricardo Medeiros
    Information has assumed increasing importance in contemporary society, in which it is admittedly associated with economic and cultural power, which helps to understand, in general terms, how the information entity has acquired the status that we all recognize nowadays. It is indeed in this global scenario that information became increasingly widespread, produced, and resignified in what Gilles Lipovetsky called 'ecranocracy.' Our ways of perceiving the world, of interacting in and through it, and also communicating have changed in the face of digital culture, and in terms of the production of knowledge, we seek here to reflect on the critical, technical and practical aspects of a transdisciplinary movement that is conventionally called of Digital Humanities (DH) and how it adheres to Information Science. This phenomenon seems to be expression and impression of the current informational aesthetics whose applicability of digital tools among other computational resources has been redesigning the 'form' as the knowledge of the humanities has been produced and communicated
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    Estudo de caso sobre o uso da base de dados do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV)
    (Associação dos Arquivistas Brasileiros, 2014) Castro, Renan Marinho de
    Trata das questões de acesso à informação e recuperação da informação no caso do acervo do Centro de Pesquisa e História Contemporânea do Brasil – CPDOC. Baseia essa análise num estudo de caso do uso do serviço de referência da instituição prestado pela Sala de Consulta e também na utilização da base de dados Accessus. Traça um perfil do usuário do acervo da instituição além de um perfil de pesquisa desses indivíduos ao mapear o comportamento dos usuários diante da ferramenta Accessus. Utiliza dados fornecidos pelos usuários do Accessus para avaliar a mesma e analisá-la. Problematiza as questões de acessibilidade de seus recursos com os tipos de usuários a partir da análise dos diferentes perfis de usuários
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    Estudo do perfil de usuário de um acervo arquivístico
    (XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2013-07) Castro, Renan Marinho de
    O trabalho trata das questões de acessibilidade da informação no caso específico do acervo arquivístico do Centro de Pesquisa e História Contemporânea do Brasil – CPDOC. A análise toma por base um estudo do uso do serviço de referência da instituição, prestado pela Sala de Consulta, e também da utilização da base de dados. O texto traça um perfil do usuário do acervo desta instituição, além de um perfil das pesquisas desses indivíduos ao mapear seu comportamento diante da ferramenta de bases de dados. Problematiza as questões de acessibilidade da linguagem para um público não relacionado com a área de História e pareia essa problematização com análise dos diferentes perfis de usuários. Por fim, discute-se a forma de indexação do acervo do CPDOC e sugere-se um processo que considere a relação direta com o perfil dos usuários. Conclui que a importância desta constatação é fundamental devido a crescente e contínua diversificação do público pesquisador ao longo dos anos
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    Práticas de referência arquivística: algumas reflexões sobre mediação no contexto do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC/FGV
    (III Colóquio Internacional da Rede Franco - Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação - Rede MUSSI, 2014-11) Castro, Renan Marinho de
    Propõe uma discussão sobre a problemática do usuário no contexto da Arquivologia através da reflexão contemporânea do tema serviço de referência. Conduz essa reflexão a partir de um cotejamento com o conceito de mediação. Problematiza a relação usuário e acervos arquivísticos numa perspectiva de acesso mediado. Sustenta uma nova realidade entre usuários, suas pesquisas e recursos tecnológicos. Alerta que a área não concede a devida atenção às reflexões sobre os processos que envolvem os usuários dos arquivos. Observa a crescente demanda de outros pesquisadores que não o seu público tradicional. Aproxima essas reflexões ao conceito de mediação e defende uma nova relação usuário – arquivo. Sinaliza que o serviço de referência em arquivos deve evoluir à luz do conceito de mediação. Conclui ser este um debate incipiente que não pode ser ignorado pelos profissionais da área.
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    Convite a uma nova abordagem dos processos de referência arquivística
    (Associação dos Arquivistas Brasileiros, 2014-07) Castro, Renan Marinho de
    Propõe uma discussão sobre a problemática do usuário no contexto da Arquivologia através da reflexão contemporânea do tema serviço de referência. Conduz essa reflexão a partir de um cotejamento com o conceito de mediação. Problematiza a relação usuário e acervos arquivísticos numa perspectiva de acesso mediado. Sustenta uma nova realidade entre usuários, suas pesquisas e recursos tecnológicos. Alerta que a área não concede a devida atenção às reflexões sobre os processos que envolvem os usuários dos arquivos. Observa a crescente demanda de outros pesquisadores que não o seu público tradicional. Aproxima essas reflexões ao conceito de mediação e defende uma nova relação usuário - arquivo. Sinaliza que o serviço de referência em arquivos deve evoluir à luz do conceito de mediação. Conclui ser este um debate incipiente que não pode ser ignorado pelos profissionais da área.
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    Arquivos pessoais, disponibilização e acesso na web: o caso do CPDOC
    (Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2017-03) Castro, Renan Marinho de
    This paper deals with the issues of access to the Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil´s collection, addressing their conservation policies and digital dissemination. It presents impacts that these policies impose the new realities of consultation and explores how this scenario changes the search routines, access and consultation of this collection. It perceives the use of information and communication technologies must be combined with the new reality of demand for collections. So the purpose of this article is to share knowledge about the forms of interaction of the users of the collection of the CPDOC/FGV with information resources research made available by the institution
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    Transformação de entrevistas em livro: uma experiência de edição
    (2007-11) Alberti, Verena; Pereira, Amilcar Araujo
    Texto apresentado no VII Encontro Regional Sudeste de História Oral 'Memória e Política', promovido pela Casa de Oswaldo Cruz e pela Associação Brasileira de História Oral e realizado na Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, de 7 a 9 de novembro de 2007. Relato de experiência de edição e publicação de entrevistas de história oral em livro.