FGV CPDOC - Dissertações, Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais

O Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais pretende qualificar profissionalmente aqueles que, tendo concluído o curso de graduação, atuem ou queiram atuar no planejamento, elaboração, desenvolvimento, gestão, assessoramento, difusão, acompanhamento ou avaliação de atividades e propostas voltadas para bens culturais - como acervos, patrimônio, centros de memória e de cultura, exposições e eventos - ou para projetos sociais - em especial aqueles que tomam a cultura como via privilegiada para o desenvolvimento da cidadania e para a redução da exclusão social.

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    Análise de atividades virtuais em difusão para acervos históricos: uma proposta de modelo aplicado aos arquivos pessoais
    (2023-09-29) Baptista, Flávia Eduarda Suarez
    O trabalho discute sobre a difusão de acervos históricos de arquivos pessoais realizada por nove instituições arquivísticas no Brasil, escolhidas previamente para a análise. Discute sobre as formas de difusão e as redes sociais que são usadas para tal. Utiliza do diagnóstico para estruturar uma proposta de difusão que seja um norteador para o trabalho de divulgação das instituições. Utiliza três instituições, entre as nove estudadas para formulação de produto como proposta de modelo aplicado aos arquivos pessoais em redes sociais.
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    Internacionalização do ensino superior e o impacto do intercâmbio na graduação: um estudo de caso da FGV EBAPE
    (2023-12-15) Oliveira, Evelyn Cristina Sobrinho de
    A internacionalização no ensino superior no contexto brasileiro não é um conceito de definição única e pode ser mensurada por diferentes caminhos e métodos. No presente trabalho desejamos avaliá-la a partir da análise dos possíveis efeitos da realização do intercâmbio na vida pessoal e profissional dos discentes na graduação. Com esse intuito foi aplicado um survey junto aos alunos e alumni da FGV EBAPE para coleta de dados e informações mais claras e precisas sobre o tema. Na busca por um panorama mais amplo foi aferida a opinião tanto dos estudantes que fizeram intercâmbio, como os que não o realizaram, para estimar se há diferenças consideráveis entre os dois grupos. A partir dos resultados, acreditamos ser possível uma melhor avaliação sobre como, e se, a experiência de mobilidade acadêmica no exterior pode de fato influenciar na vida dos universitários de maneira significativa a ponto de serem encontradas diferenças relevantes entre os dois grupos apurados. Com os resultados da pesquisa foi elaborado como produto final de curso um Policy Brief, que poderá auxiliar IES que se interessem pelo tema a avaliar de forma mais apropriada como, e se, irão investir tempo e recursos para o desenvolvimento de estratégias de incentivo ao intercâmbio dentro de seus programas.
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    “EJA-book”: ferramenta de apoio a professores que atuam na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pertencentes a rede de ensino pública do município de Campos dos Goytacazes, RJ
    (2023-12-22) Falcão, Juliana Pessanha
    Com o avanço das tecnologias, a criação de livros digitais trouxe uma nova dimensão à experiência de leitura. Entre esses formatos, destacam-se os e-books interativos, que vão além do simples texto digitalizado, pois incorporam recursos multimídia, interatividade e exploram todo o potencial dos dispositivos digitais. Esse formato revolucionou a forma como o conhecimento é acessado, na medida em que possibilita a inclusão de vídeos, áudios, animações e links, tornando o processo de leitura mais dinâmico e imersivo. O estudo intitulado "EJA-BOOK: ferramenta de apoio a professores que atuam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos pertencentes à rede de ensino Pública do Município de Campos dos Goytacazes, RJ" teve como objetivo principal analisar como o e-book pode contribuir como recurso pedagógico para professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública de ensino de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Participaram do estudo 57 professores que estão atuando na modalidade EJA. A pesquisa foi conduzida sob uma abordagem qualitativa, buscando compreender a percepção e as experiências dos professores em relação ao EJA-book como ferramenta de apoio pedagógico. Os dados coletados incluem percepções dos professores sobre o uso do EJA-BOOK em termos de conteúdo, facilidade de uso, relevância para as necessidades pedagógicas na EJA, além de possíveis sugestões de melhorias ou ajustes no recurso. Ao final desse estudo, apresenta-se um protótipo de um E-book Interativo voltado para professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, uma amostra das diferentes possibilidades, recursos de linguagem, audiovisual e multimídia.
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    A delegacia da mulher no enfrentamento à violência doméstica: um estudo de caso no município de Sobral (CE)
    (2023-12-11) Sena, Luzirene Paiva de
    A literatura disponível aponta a criação das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) como um ponto de inflexão decisivo para o enfrentamento da violência contra a mulher (Santos, 2010; Diniz, 2006, Pasinato, 2011; Jannuzi, 2011; Souza; Cortez, 2014; Grossi, 1994). O objetivo desta pesquisa foi mapear a avaliação que os próprios servidores das DDMs fazem dessa política pública, no que diz respeito à salvaguarda das vítimas de violência doméstica, a partir do estudo de caso do município de Sobral (CE). Por meio da condução de entrevistas semiestruturadas com um grupo de burocratas que atuam no nível da rua (Lipsky, 2019), isto é, atendendo diretamente as mulheres que buscam ajuda na DDM de Sobral, problematizo tanto a eficácia procedural da unidade como as suas fragilidades, comparativamente aos parâmetros previstos pela Norma Técnica de Padronização das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres (DEAMs/2010) do Ministério da Justiça. Os resultados obtidos evidenciam uma expressiva escassez de recursos humanos, carência persistente de serviços especializados, deficiência na capacitação e lacunas na cobertura em várias cidades da mesorregião norte. Constatei a importância de ampliar a DDM de Sobral, também, de se fomentar a criação de novas delegacias especializadas em cidades polo no interior do Ceará, além de promover a capacitação dos agentes policiais do estado. Como resultado, propus uma indicação legislativa para encaminhar as demandas à consideração do governo do Ceará, além de medidas de policy advocacy para estimular a sua adoção. Trata-se de uma tentativa de disseminar os resultados da pesquisa para uma intervenção direta na política de enfrentamento à violência contra a mulher, em linha com os propósitos da Lei Maria da Penha.
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    “Tudu kenha ki sabi debi nxina ken ki ka sabi”: O projeto educacional em Cabo Verde face ao combate pela descolonização e reafricanização dos espíritos (1975-1980)
    (2023-12-01) Robalo, Alexssandro Silva
    Esta pesquisa propôs abordar a problemática da educação num contexto marcado pelo desafio concomitante de descolonizar e reafricanizar, na sociedade cabo-verdiana, entre os anos de 1975 e 1980. Sendo assim, ela teve como objetivo fundamental dar conta das iniciativas levadas a cabo pelo governo do PAIGC com o intuito de fazer progredir a descolonização e a reafricanização almejadas desde o período de luta de libertação. Como forma de entrar nesse campo, buscou-se fazer o levantamento e análise de diferentes documentos oficiais produzidos durante o período em causa, desde os manuais, jornais, revistas, entre outros. Em termos gerais, pôde-se concluir que a educação constituiu uma preocupação central daquele governo, embora prevaleça uma certa ambiguidade e inconsistências em termos de praxis política tendo em conta em vista a descolonização da educação. O resultado dessa pesquisa qualitativa servirá de base para o produto final proposto, que é um podcast narrativo, que estará dividindo em vários episódios.
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    Curadoria de conteúdos para alunos do ensino fundamental com transtorno do espectro autista (TEA)
    (2023-10-24) Aires, Daniela Pinheiro dos Passos
    A pandemia ocasionada pela COVID-19 acarretou transformações em vários eixos da sociedade e não foi diferente com o segmento acadêmico. Instituições de ensino, professores, alunos e demais profissionais precisaram se reinventar, para seguirem na jornada educativa de forma virtual). Com a pandemia, a tarefa de oferecer um ensino igualitário e equitativo ganhou nuances mais desafiadoras, uma vez que o sistema público de ensino mostrou que não dispõe de recursos que assegurem a aprendizagem dos alunos ditos “normais”, quiçá aqueles que necessitam de atenção especial. Com o objetivo de colaborar com a educação especial e difundir a igualdade de oportunidades, este trabalho estreita o aprendizado de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas nas classes comuns do Ensino Fundamental, propondo como produto final o diagnóstico dos conteúdos que melhor se adaptem à prática virtual. Ao final da pesquisa, foram identificados a interpretação de texto e o sistema monetário como conteúdos que necessitam ser abordados com mais profundidade e persistência de maneira a ampliar e fortalecer habilidades ligadas ao cotidiano do alunado com TEA. Com esses conteúdos delimitados, será possível desenvolver uma ferramenta educacional tecnológica que auxilie na ação pedagógica praticada em sala de aula, podendo ser adotado, principalmente pela rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro.
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    Propriedade intelectual na esfera digital: como proteger e democratizar a economia criativa na quarta revolução industrial
    (2023-10-18) Wood, Hamsa
    Este texto apresenta a pesquisa realizada sobre proteção de propriedades intelectuais dentro na humanidades digitais através de ferramentas oferecidas pela tecnologia das blockchains. O foco inicial foi sobre os aspectos filosóficos, éticos e legais que permeiam o conceito de propriedade intelectual e como traduzi-los e adaptá-los para o universo digital perante as recentes evoluções tecnológicas, em especial a Inteligência Artificial Generativa. Para realizar a pesquisa utilizei fontes acadêmicas, periódicos especializados em tecnologia, bases legais e estudos de casos sobre tokenização de ativos intangíveis e seus impactos na distribuição de conteúdo e comercialização via NFTs e Smart Contracts. Ao longo do último ano de pesquisa outro importante elemento surgiu de forma nunca antes imaginada: as Inteligências Artificias Generativas, ou IAGs. A partir da observação deste novo elemento, a pesquisa se aprofundou na Proof of Humanity – ou simplesmente prova de humanidade – um novo conceito que busca mitigar e limitar o uso indiscriminado de IAGs em concepções artísticas e na geração de conhecimento. Por fim, como resultado deste trabalho surge um produto essencialmente simples que utiliza a tecnologia da blockchain – em uma combinação de três protocolos já existentes – e busca sanar boa parte das dificuldades e desafios na proteção da propriedade intelectual.
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    Plano de aperfeiçoamento de práticas acadêmico-pedagógica em tecnologias digitais para docentes cariocas
    (2023-10-26) Rossi, Bruna Villas
    O estudo enfatiza a necessidade de formar professores das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro em tecnologias educacionais, que busquem harmonia com a experiência tecnológica de seus alunos. Centrado no contexto carioca, o trabalho visa valorizar a educação, valorizando a incorporação de ferramentas tecnológicas para uma pedagogia mais contemporânea e relevante. Além disso, propõe um plano direcionado para a alfabetização digital dos educadores cariocas.
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    Incorporação de Ritmos e Instrumentos Moçambicanos na Música Contemporânea: Caso da Cidade de Maputo
    (2023-10-23) Navaia, Agnelo José Colarinho
    O presente trabalho cujo tema Incorporação de ritmos e instrumentos moçambicanos na música contemporânea: Caso da cidade de Maputo, fala-nos do atual estágio da música feita por jovens, que tem recebido muitas críticas a vários níveis. O objetivo central é de perceber porquê que estes músicos priorizam ritmos estrangeiras em detrimento dos nacionais para criação das suas músicas. No âmbito desta reflexão, proponho iniciativas musicais que contribuam para a criação de uma identidade musical moçambicana, com vista a ser conhecida pelo mundo fora. Para tal estudo, procurei ouvir vários intervenientes como Músicos, Djs, Apresentadores de Rádio e TV, Produtores musicais, Promotores de eventos entre outros que deram os seus pontos de vista. E desta forma, contribuo com a gravação de um álbum musical como forma de resgatar este legado.
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    Uma proposta de organização para o Acervo Artístico do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo
    (2023-10-03) Ramos, Aline Cristina Gomes
    O Texto Dissertativo tem como objeto o inventário do Acervo Artístico da Universidade Federal do Espírito Santo, com foco em uma de suas unidades, o Centro de Artes. Assim, objetiva-se conhecer e documentar uma quantidade significativa de obras de arte que hoje se encontram sem incorporação ao sistema de patrimônio universitário, mas que se mantêm sob a salvaguarda da instituição. A metodologia aplicada consiste, em grande parte, na realização do próprio levantamento, mas, para isso, faz-se necessário a confecção de material para notação de dados, ou seja, uma ficha que alinhe as atuais diretrizes para registro de bens culturais de caráter museológico e que seja condizente com a realidade institucional. O trabalho de preenchimento das fichas é acompanhado do registro fotográfico das obras, a fim de identificar as peças e documentar o estado de conservação. No entanto, as fichas apresentam outras duas funções: são meio para solicitação do tombamento ao setor responsável da Universidade; e servem de base para coleta de informações, no intuito de gerar um banco de dados passível de ser exportado, futuramente, a repositórios digitais. Como resultado, espera-se que o maior número de obras seja inventariado, com consequente regularização dentro da Universidade, já que só se preserva o que se conhece.
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    A contribuição LGBTQIAP+ na construção dos desfiles de escolas de samba na era sambódromo da Marquês de Sapucaí
    (2023-08-14) Maia, Wendell Badini
    Relatório técnico abordando a efetiva contribuição da comunidade LGBTQIAP+ na construção dos desfiles de Escolas de Samba do Rio de Janeiro a partir de 1984. O tema dialoga com questões estruturais relacionadas ao Carnaval, tal como homofobia e machismo, dando visibilidade a este público que tem grande participação no desenvolvimento dos desfiles, porém não recebem a devida visibilidade. A metodologia é baseada em pesquisa bibliográfica, vídeos, artigos e, principalmente, entrevistas com personagens do cenário do Carnaval, compartilhando suas vivências e experiências com o assunto. Como produto deste trabalho, será apresentado o roteiro de um documentário, evidenciando as vivências dos entrevistados no assunto e situações reais pelas quais passaram, tendo como pano de fundo o mundo do Carnaval, passando pelas quadras das agremiações e pelo Sambódromo, palco maior do espetáculo.
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    Políticas públicas para a população em situação de rua no Rio de Janeiro
    (2023-07-12) Silva, Ivaldo Andrade da
    Este estudo busca examinar as leis e suas consequências na execução de políticas públicas para pessoas em situação de rua no Rio de Janeiro. O foco está nos Decretos 7.053/2009 e 44.857/2018, que estabelecem as Políticas Nacional e Municipal, respectivamente, para essa população. O trabalho analisa os objetivos dessas normas, as ações desenvolvidas, como são implementadas e os benefícios reais para os moradores em situação de rua no Rio de Janeiro. Também é feita uma avaliação baseada no trabalho das ONGs com essas populações, verificando como as ações governamentais melhoram suas condições de vida. A metodologia envolve a análise de legislação e entrevistas semiestruturadas com gestores de ONGs, membros do Movimento Nacional de População em Situação de Rua do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
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    Análise tipológica e diplomática de documentos da Igreja Católica: proposta de elaboração de um manual arquivístico aplicado aos registros paroquiais
    (2023-05-09) Favoreto, Diovani
    Este trabalho tem como tema principal a análise tipológica e diplomática realizada a partir do levantamento da legislação canônica produzida pela Igreja Católica, desde o século XVI até o final do século XX. O objetivo foi o mapeamento das constituições sinodais e dos códigos de Direito Canônico e sua influência sobre a produção dos tipos documentais identificados como registros paroquiais de batismo, casamento, crisma e óbito. A metodologia de trabalho buscou uma análise da aplicação dessa legislação canônica, ao longo dos últimos cinco séculos, e a produção dos registros paroquiais produzidos e acumulados pela Arquidiocese de Vitória, no estado do Espírito Santo. As diretrizes da Norma Brasileira de Descrição Arquivística foram aplicadas à descrição dos “registros paroquiais” e a metodologia diplomática foi aplicada à descrição dos metadados anotados nos “assentamentos paroquiais”. O resultado alcançado foi a proposição de um manual arquivístico voltado para o tratamento dos acervos eclesiásticos, capaz de sistematizar a identificação de metadados e de guiar a coleta de dados.
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    Empreendedorismo histórico. Utilizando a história em projetos empresariais
    (2022-08-17) Melo Neto, Raul Pires de Aragão e
    O objetivo desse trabalho é discutir o projeto “História Sport Bar” como um exemplo de empreendedorismo histórico. Criado em agosto de 2020, no auge da pandemia do novo coronavírus, o canal de YouTube e perfil do Instagram utilizam conceitos apresentados na história digital e pública para estimular o acesso à informação histórico-esportiva através de ferramentas tecnológicas. O fato é que o cenário pandêmico criou uma série de novas atividades e alternativas para o uso de novas plataformas digitais em atividades acadêmicas. Essa produção até certo ponto amadora, feita por profissionais de educação e leigos, alavancou a importância da tecnologia para a divulgação de informação e a popularização de canais, sites e afins, permitindo a qualquer pessoa criar, produzir e divulgar conteúdo. Através de textos sobre a história digital e história pública, pude refletir tanto sobre essa atividade atual, como também sobre meu projeto “Rios de História”, agência de turismo cultural, criada dezembro de 2009 com o intuito de divulgar a história do Rio de Janeiro para moradores locais e turistas. Os detalhes da concepção de ambos os casos estão descritos e analisados detalhadamente nesse relatório, podendo ser usados por qualquer pessoa que tenha interesse em iniciar a criação de plataforma de conteúdo ou mesmo um projeto cultural
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    Diversidade, exclusão (e inclusão) de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro
    (2023-04-25) Kaiser, Juliana Rodrigues
    O presente Relatório Técnico e sua temática de pesquisa se referem à diversidade racial e de gênero no mercado de trabalho formal brasileiro. O objetivo geral é a análise e a compreensão das origens históricas das desigualdades raciais e de gênero na sociedade brasileira, destacando os desafios e possíveis caminhos para a efetiva inclusão e diversidade das mulheres pretas e pardas no mundo do trabalho. O objetivo específico é, através de pesquisa qualitativa aplicada junto a mulheres negras e pardas usuárias da Plataforma LINKEDIN, dar voz a elas e às suas experiências, visando compreender a exclusão e o racismo estrutural no dia-a-dia do mercado de trabalho, com vistas a criar canais de apoio e comunicação entre essas mulheres. A partir da pesquisa qualitativa, como produto final, foi elaborado um Manual de Boas Práticas para a Inclusão de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho, sendo divulgado nas redes sociais e plataformas profissionais pela autora da pesquisa, que atua no mercado de mentoria e consultoria sobre diversidade para empresas de diferentes setores.
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    Auditoria cultural: políticas municipais de patrimônio cultural sob controle externo atuação do Tribunal de Contas de Pernambuco (2003-2021)
    (2023-04-24) Brandão Filho, José Odilo de Caldas
    Esta publicação corresponde ao relatório que apresenta a pesquisa no tema controle externo de políticas públicas de patrimônio cultural que visou caracterizar como os achados das análises do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), denominadas “Auditoria Cultural”, avaliaram governos locais da Mata Norte de Pernambuco quanto à salvaguarda municipal de bens culturais registrados patrimônio imaterial do Brasil. Também visou levantar a trajetória de atuação do TCE/PE no controle externo de políticas públicas de patrimônio cultural no período de 2003 a 2021. Essa pesquisa gerou um registro historiográfico dessa trajetória, evidenciando as tipologias das ações dessa atuação, as abrangências, quanto às políticas abordadas, e os métodos adotados nas auditorias culturais, além de registrar níveis de compromisso de governos locais, evidenciados pelo TCE/PE, quanto à salvaguarda de expressões culturais parte do Patrimônio Cultural do Brasil. Para tanto, foi feito uso da pesquisa documental como principal método, tendo como fonte básica a documentação produzida pelo TCE/PE no período analisado. Os conhecimentos dela decorrentes serão publicados em livro, tendo como público-alvo membros e servidores de Tribunais de Contas, gestores e técnicos do universo de políticas municipais de patrimônio cultural e a sociedade civil organizada do campo da cultura, sobretudo de expressão popular.
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    África Diversa: lugares de memória da herança africana e políticas públicas para a memória e história da escravidão
    (2018-12-18) Ramalho, Daniele da Mata
    A pesquisa investiga as políticas públicas de patrimonialização dos lugares de memória do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, no Cais do Valongo, Rio de Janeiro, através da análise dos documentos oficiais do processo de seu registro como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. A análise pretende refletir sobre as narrativas dos documentos públicos e ver como estruturam temas já consolidados na historiografia recente, como as complexidades em torno das questões identitárias dos africanos que vieram ao Rio de Janeiro como escravizados e suas dinâmicas, sua diversidade cultural, a noção do sujeito africano e a utilização de um pensamento decolonial. A pesquisa analisa ainda como são pensados esses temas e o conceito de Herança Africana, em material de entrevistas feitas com a metodologia da História Oral com Martha Abreu, Mônica Lima e Milton Guran, profissionais que participaram da elaboração do Dossiê de Patrimonialização do Cais do Valongo para UNESCO e Ivanir dos Santos, Adailton Moreira e Pedrina de Lourdes Santos, representantes das culturas imateriais banto e yoruba.
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    Saúde mental do estudante universitário: entre saberes e práticas, em tempos de pandemia
    (2023-03-31) Delôgo, Marina Knaip
    Esta pesquisa apresenta narrativas sobre saberes e práticas em saúde/saúde mental do estudante universitário, mobilizadas pelos profissionais da Assistência Estudantil (AE), nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), durante a pandemia de Covid-19. Assim, discorre-se acerca do surgimento da AE; dos Serviços de Saúde Mental ao Estudante Universitário e alguns desafios contemporâneos; à Atenção em Saúde/Saúde mental no Plano Nacional de Assistência Estudantil e à Determinação social do processo saúde-doença; bem como dos paradigmas da Desinstitucionalização, da Reforma Psiquiátrica Brasileira e ao Novo Modelo de Atenção Psicossocial - em meio ao atual conceito; (novos) saberes, práticas e principais políticas públicas à saúde/saúde mental voltadas à juventude. Metodologicamente, realizou-se uma análise qualitativa, trabalhando-se com as seguintes hipóteses: Que saberes e práticas em saúde/saúde mental foram mobilizadas pelos profissionais da área na AE, das IFES, durante a pandemia de Covid-19? Podem ser entendidos como inovadores os saberes e práticas em saúde/saúde mental do estudante universitário ocorridos em tempos de pandemia? Que perspectivas laborais o contexto pandêmico prospectou aos profissionais de saúde/saúde mental na AE? Os resultados indicam que esses saberes e práticas relacionaram-se à apropriação de ferramentas e uso/produção de conteúdo nas mídias on-line; informações sobre a Covid-19 e preparação/realização de acolhimento virtual; que esses saberes e práticas em saúde/saúde mental na AE foram vistos como inovadores, embora numa mudança gradual; e que algumas práticas em saúde/saúde mental na AE continuarão a serem desenvolvidas de maneira remota, especialmente se solicitadas pelos estudantes. Por fim, salienta-se a necessidade de maior articulação entre políticas públicas aos jovens pelos Ministérios da Educação e da Saúde.
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    Estrela de Madureira: uma biografia de Zaquia Jorge, a atriz por quem toda a cidade chorou
    (2023-05-04) Moutinho, Marcelo Francisco Batista
    O projeto consiste na elaboração de um perfil biográfico da vedete Zaquia Jorge, que entre as décadas de 1940 e 1950 atuou no Teatro de Revista e nos filmes da chanchada, tendo desempenhado um pioneiro papel como empresária ao criar o Teatro Madureira no bairro de mesmo nome. Ao narrar a trajetória da atriz – que foi enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano e tema da célebre canção “Madureira chorou” –, o texto joga luz sobre questões como o protagonismo feminino no campo da arte e a cultura do subúrbio do Rio de Janeiro no século 20.
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    Mudanças Climáticas no Território do Rei do Baião: a Expansão da Energia Eólica e da Agroecologia na APA Chapada do Araripe
    (2023-03-15) Oliveira, Kalleb de Sousa
    Diante dos impactos das mudanças climáticas para o semiárido e a expansão eólica nesse território, como se dá a fixação do homem do campo e qual o papel da agroecologia nesse contexto? Este relatório técnico apresenta as possibilidades de em um território semiárido coexistir atuação para a transição energética e socioecológica, no qual a agricultura familiar é a principal atividade socioeconômica e cultural do território, e a atividade econômica mais recente, a geração de energia eólica, é atividade complementar. Através da pesquisa descritiva e exploratória, com fontes primarias e secundárias, é realizado um estudo de caso do Projeto Energia Sustentável: Agricultura Familiar e Inclusão Social no Piauí, que foi desenvolvido na Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe, para famílias da Área de Impacto Direto dos Complexos Eólicos Chapada do Piauí I, II e III, realizado por empresa do setor eólico, executado através da contratação de uma ONG local, com financiamento de subcrédito social do BNDES. As ações do projeto fomentaram o desenvolvimento sustentável através de práticas agroecológicas na cadeia produtiva da mandioca, fortalecendo assim o desenvolvimento local já impulsionado pela geração energética da fonte eólica.