FGV Transportes - Artigos

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    Artificial intelligence applied to asses perceptions of the quality of e-commerce logistics: case study of Rio de Janeiro
    (2023-06-28) Sucena, Marcelo; Quintella, Marcus
    É fato que com a pandemia do COVID-19 ocorreram muitas mudanças de mercado, em parte, impulsionadas pelas novas necessidades dos consumidores. No âmbito do comércio eletrônico, as mudanças aconteceram em paralelo com o aumento rápido de demanda, impactando diretamente na qualidade do serviço logístico prestado. É nesse contexto que este artigo busca desenvolver uma forma de avaliar a qualidade da logística do e-commerce, baseando-se na percepção do cliente final ao final do ciclo do pedido. Para tanto, objetiva-se desenvolver um modelo matemático, baseando-se nos preceitos da inteligência artificial, que possa interpretar expressões qualitativas, capturadas por intermédio de questionário, transformando-as em valores quantitativos, passíveis de análise no mundo real. Tais valores formam índices parciais e o IQLE (Índice da Qualidade da Logística do E-commerce). Após o processamento de 180 registros, observou-se que dos sete atributos analisados, três deles redundaram em nota abaixo de 5,0, denotando certa preocupação, mas oportunidade de melhora e desenvolvimento de soluções mercadológicas.
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    Previsão de demanda por métodos econométricos subsidiando a otimização operacional e a empregabilidade no transporte
    (2023-07-26) Sucena, Marcelo; Quintella, Marcus
    Por intermédio do uso de métodos adequados para análise de demanda futura é possível tratar rapidamente as flutuações originadas de fatores externos de várias características que podem interferir no planejamento de sistemas produtivos, fundamental para dimensionar a disponibilidade de ativos, insumos e, principalmente, de recursos humanos. É nesse viés que se enquadra este artigo. Objetiva-se com este artigo apresentar a potencialidade e a simplicidade do uso de métodos estocásticos para previsão de demanda por séries históricas para avaliação do futuro da empregabilidade do transporte, por intermédio de um estudo de caso. Utilizam-se dados da base primária do novo CAGED/CNT, permitindo-se a prospecção de dados futuros em pesquisa aplicada e descritiva para interpretação de cenário operacional e de recursos humanos do transporte de carga. Para tanto usam-se três método estocásticos para geração dos valores dos componentes aleatório e sistemático da demanda projetada. Após a análise do componente aleatório de da razão de viés, identifica-se como melhor método Holt como o que se enquadra na faixa com menor amplitude para qualquer medida da diferença entre a previsão e a demanda real. Pela prospecção de dez períodos adiante compôs-se a ideia de otimização das infraestruturas dos modos de transporte para minimização de demissões, além da maior intensividade de operações de multimodalidade. Com do estudo é possível perceber a importância e a potencialidade do uso de métodos estocásticos para previsão de demanda para melhoria de resultados operacionais, além da melhoria da eficiência da aplicação dos recursos humanos no transporte de cargas, que pode impactar em menor variabilidade nos saldos de empregos nos vários modos de carga.
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    Cálculo de custos no transporte coletivo pro ônibus: desafios e necessidades
    (2023-08-10) Monteiro, Paulo Rogério da Silva; Migliorini, Victor Lima
    O transporte público coletivo desempenha papel primordial nas cidades modernas e, no Brasil, em geral, a responsabilidade pela prestação desse serviço é concedida à iniciativa privada por intermédio de processos licitatórios. A remuneração dessas empresas é baseada principalmente em receitas advindas da cobrança de tarifas aos usuários; e as não tarifárias, com destaque para os subsídios públicos e receitas provenientes de publicidade em veículos e estações. No entanto, seja qual for o modelo de remuneração, o conhecimento acerca dos custos envolvidos na operação do serviço é crucial para os órgãos gestores dos sistemas de transporte público. Daí surge a questão: como estimar com precisão os custos de operação e, consequentemente, remunerar adequadamente os operadores, dentro de um processo adequado tecnicamente e com transparência gerencial? 
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    Modelo matemático integral-fuzzy para geração de IQMU: o caso da cidade do Rio de Janeiro
    (2023-08-29) Sucena, Marcelo; Quintella, Marcus
    Este trabalho está direcionado para o desenvolvimento de modelo matemático sustentado nos preceitos das Integrais-Fuzzy, focado na geração de índices de qualidade da mobilidade urbana.  Para  tanto  se  desenvolve  pesquisa  exploratória  ex-post-facto,  pois  pretende-se gerar  um  diagnóstico  sobre  as  condições  da  movimentação  na  cidade, baseando-se  na coleta de dados sobre as percepções dos usuários nas  viagens cotidianas.  Tal modelo pode ser  utilizado  de  forma  rotineira  para  geração  de  série  histórica,  promovendo melhoria  do processo decisório de organismos públicos. Para teste  e validação do modelo desenvolveu-se um estudo de caso baseado em pesquisa realizada em outubro de 2020, na cidade do Rio de Janeiro. O  modelo apresentou-se estável  e coerente após a análise dos  seus resultados, pelo   cruzamento   dos   índices   gerados   com   questão   reflexiva   sobre   a   mobilidade.   O diagnóstico  dos  usuários  da  cidade  analisada  é  que  a  qualidade  é  ruim,  com  IQMU  igual  a 4,07  no  universo  de  discurso  [0,10].  Pontuaram-se  também  as  percepções  dos  usuários quanto  aos  modos  de  transporte,  com  destaque  para  melhor nota  para  táxi-frete  (IQM  = 5,15)  e  pior  grau  para  bicicleta  (IQM  =  3,12).  Os  resultados  também  foram  avaliados organizando-os  pelas  características  dos  respondentes  (gênero,  faixa etária  e  formação)  e pela condição das viagens (tempo de deslocamento e quantidade de baldeações).
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    Modelagem Fuzzy-Saw para qualificação de empresas de logística no e-commerce: o caso dos resultados do IQLE
    (2023-03-09) Sucena, Marcelo; Quintella, Marcus
    Este artigo busca desenvolver modelagem, baseada no método Fuzzy-SAW, para avaliar a qualidade percebida pelos clientes finais na prestação do serviço logístico do e-commerce. Pretende-se desenvolver estudo de caso para validação e exemplificação, usando-se dados obtidos em enquete para se determinarem o Índice da Qualidade da Logística do E-commerce e outros parciais. Após o processamento de 409 registros obtidos por intermédio de questionário, observou-se que as quatro empresas mais citadas, usadas como alternativas no modelo, registraram quase 80% das observações. Após a análise de sete atributos operacionais e outros quatro relacionados ao atendimento do cliente, considerados no modelo como os critérios, notou-se que nenhuma das empresas atingiu grau 6,0 em escala [0,10], caracterizando potencial para melhoria. A empresa com maior amplitude nacional é a que apresentou a pior qualidade; a segunda mais qualificada é concorrente direta desta empresa; a com melhor grau (5,53) representa, apenas, 4% das citações na enquete.
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    Análise econométrica do cenário brasileiro para retomada do transporte aéreo após o Covid-19
    (2022-10-04) Sucena, Marcelo Prado; Quintella, Marcus
    Este artigo trata de pesquisa aplicada, descritiva e explicativa, expresso por um estudo de caso para análise do cenário do transporte aéreo nacional. Estudos indicam relativa preocupação com a recuperação da demanda do transporte aéreo de passageiros e cargas após o COVID-19, além das influências em inúmeros setores da economia. Para tanto, este artigo foca na aplicação de três métodos econométricos para previsão de demanda de carga e de passageiros que permitam extrapolar para cenário posterior à pandemia do COVID-19. Utilizaram-se 39 registros mensais entre 2019 até 2022 que permitem gerar série histórica, base da análise econométrica. Os métodos foram comparados quanto aos valores de erro absoluto médio percentual e de viés da previsão. Para o movimento de passageiros o método mais adequado é o de Suavização Exponencial Simples; enquanto para cargas, o indicado é o de Holt. Os resultados apontam que os níveis do transporte de passageiros não conseguirão alcançar o pico de 2019 em 24 meses; para cargas, há recuperação nos registros anotados, indicando que o futuro o crescimento tende a aumentar, ultrapassando os patamares de 2019.
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    Geração de viagens nos aeroportos brasileiros após a pandemia: um estudo de caso
    (2022-09-05) Quintella, Marcus; Sucena, Marcelo
    Este  artigo  visa  analisar  as  condições  de  geração  de  viagens  pela  atratividade  de  demanda aeroportuária no Brasil, tomando-se os dez maiores aeroportos em volume de passageiros em 2021. Para tanto, utilizar-se-á um modelo matemático sustentado no método Fuzzy-SAW com base em oito critérios operacionais e sociais. Para a modelagem seguem-se quatro  passos direcionados para o método SAW: definir as alternativas e critérios; elaborar matriz de decisão que agrega alternativas e critérios, populando com seus dados de entrada e convertendo-os em graus de pertinência, normalizando-os; calcular os pesos dos critérios; definir os escores usando função utilidade. Geraram-se quatro cenários que proporcionaram analisar  o  ranqueamento  do  aeroporto  em  comparação  com  a  sua  colocação  dentre  os  que  mais  movimentam passageiros. Ao final avaliaram-se as condições de geração de viagens de cada terminal, comparando-os entre si, além da região do Brasil onde estão inseridos. 
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    Relações Fuzzy subsidiando o diagnóstico do transporte público pelo IQMU
    (2022-05-22) Quintella, Marcus; Sucena, Marcelo Prado
    Este trabalho objetiva descrever o uso de Relações Fuzzy para apoiar o diagnóstico do transporte público, baseando-se nos registros obtidos na terceira rodada para coleta de dados do Índice de Qualidade da Mobilidade Urbana (IQMU), ocorrida em abril/2021. Para se cumprir tal objetivo segue-se a metodologia apoiada em pesquisa exploratória e ex-post- facto, para diagnóstico baseado nas percepções dos usuários. Para teste e validação do uso das Relações Fuzzy na análise de causas e efeitos, propõe-se um estudo de caso. A modelagem usada para obtenção do IQMU e seus IQMs é quali-quanti, desenvolvida com Integrais-Fuzzy. A análise dos resultados do estudo de caso é baseada em duas relações Fuzzy que permitem a composição de ambas pelo método max-mim. Dessa forma é possível visualizar os impactos do transporte público, pelo viés de seus usuários, em cinco cidades brasileiras, por nove atributos do transporte público, com três qualificadores obtidos pelo processamento dos dados do IQMU. Os resultados denotam como mediano e péssimo o nível de qualidade do transporte público nas cinco cidades analisadas e em todos os atributos, com destaque para Tarifa e Lotação identificados como “totalmente péssimo”. As cidades com melhores percepções, principalmente no quesito atendimento, são Brasília e São Paulo.
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    Modelo matemático para avaliação de desempenho de pessoas usando FUZZY-SAW
    (2022-03-22) Sucena, Marcelo Prado; Aragão, Maria Carolina; Silva, Thays Pinheiro
    Este artigo objetiva criar um modelo para avaliação de desempenho de pessoas, baseando-se em múltiplos critérios, qualitativos e quantitativos, para que seja utilizado pelo setor de Recursos Humanos das organizações. Para exemplificar e validar o modelo é desenvolvido um estudo de caso em três empresas. Este artigo tem conotação de pesquisa aplicada e exploratória, com estudo de caso para coleta de dados para validação e teste do modelo. Quanto aos procedimentos técnicos aplicados ao estudo, desenvolveu-se pesquisa com questionamento direto aos gestores das três empresas, com vocação de ex-post-facto. Na abordagem do problema, o trabalho é caracterizado como quali-quanti, pois trata de percepções caracterizadas por expressões qualitativas, transformando-as em valores numéricos. Os resultados obtidos denotam facilidade de aplicação do modelo nas três empresas, com fácil assimilação pelos gestores na coleta de dados e na análise dos resultados, ratificando-o como representativos da realidade dos funcionários.
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    Metodologia para análise da criticidade subsidiando a implantação da gestão do conhecimento corporativo
    (2022-01-03) Sucena, Marcelo Prado
    Associando-se a análise da criticidade e modelos de gestão do conhecimento propostos na literatura, objetiva-se com este artigo o desenvolvimento de uma metodologia genérica que represente as qualidades de todos os modelos estudados. O uso da criticidade se dá pela dificuldade das corporações em agregarem o total de recursos necessários para a implantação na empresa como um todo, possibilitando, assim, destacar as etapas mais críticas em setores menores e, com isso, otimizar a alocação dos recursos escassos.
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    A nova geografia ferroviária brasileira e o papel da regulação do acesso ao eixo longitudinal
    (2021-06-01) Turolla, Frederico; Coelho, Leonardo; Veras, Rafael; Takeda, Helcio; Nirschl, Pedro; Arthur, Luis Felipe Miranda; Oliveira, Giovani
    Este paper descreve a nova geografia ferroviária brasileira, caracterizando seus parâmetros frente aos principais eixos geodésicos; destaca características técnico-econômicas do setor que são relevantes à atenção regulatória; e discute questões de acesso ao novo eixo troncal que poderão contribuir para a maximização dos benefícios dessa nova geografia, enquanto os problemas delineados não se solucionam pela própria ampliação da infraestrutura.
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    Desenvolvimento de um modelo fuzzy multicritério para análise de criticidade: o caso do trem de levitação magnética
    (2021-05-24) Sucena, Marcelo Prado; Aprigio, Thauany Vessados; Peres, Marcelle Dornelas da Costa; Cunha, Camila Pinheiro da; Santos, Jonathan Estevão dos
    Este artigo objetiva apresentar o desenvolvimento de um modelo matemático multicritério, utilizando o método F-SAW, híbrido entre a Teoria Fuzzy e o método multicritério SAW (Simple Additive Weighting), para determinar a criticidade dos elementos que compõem um sistema complexo. Utilizou-se, inicialmente, a pesquisa exploratória bibliográfica pela necessidade de se obter melhor conhecimento sobre os critérios a serem empregados no modelo para avaliação da criticidade. Identificaram-se 182 critérios que, após triagem, foram selecionados 25. Quanto ao estudo de caso, que objetiva exemplificar e validar os procedimentos do modelo, desenvolveu-se a pesquisa descritiva como base para a coleta de dados sobre as partes que compõem o sistema complexo estudado, o MagLev-Cobra, desenvolvido na COPPE/UFRJ. De posse dos critérios e das 53 partes, desenvolve-se o modelo matemático onde é realizado o processamento dos dados. Como resultado, foi possível gerar uma lista hierarquizada pelo índice de criticidade dos componentes do sistema complexo. Desta forma, percebeu-se que o elemento com maior índice de criticidade é o Criostato; em contrapartida, os menos críticos foram o voltímetro e amperímetro. Nota-se que o modelo gerado é de ampla aplicação em sistemas complexos de quaisquer áreas, haja vista que os critérios utilizados são genéricos. Além disso, para a fase de certificação que o sistema está submetido, a existência de um modelo preciso, que considere vasta abordagem de critérios, denota maior confiança nos resultados da produção com segurança.