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    Globalização, ensino jurídico e desigualdade
    (Marina Feferbaum, 2022-09-29) Arruda, Ana Luiza Gajardoni de Mattos; Vidotti, Ana Luiza Gregorio; Abreu, Arthur Emanuel Leal; Silva, Beatriz Calheta; Almeida, Cecília Barreto de; Loureiro, Claudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva; Radomysler, Clio Nudel; Costa, Enya Carolina Silva da; Dutra, Felipe Augusto Gato; Sales, Fernando Romani; Klafke, Guilherme Forma; Parisio, Isabela de Oliveira; Ghirardi, José Garcez; Garcia, Lara Rocha; Margarido, Larissa Cristina; Macedo, Larissa de Alencar Pinheiro; Piasentini, Luisa Cassula; Plastino, Luisa Mozetic; Roque, Luiza Felipe; Fialho, Maria Clara Santos; Zambom, Mariana Morais; Feferbaum, Marina; Rodrigues, Marina Torres de Deus; Queiroz, Pedro Henrique Almeida; Loureiro, Taisa Afonso; Tavares, Tiaia Mendes
    Este Volume 2, Dinâmica do ensino jurídico, da obra Globalização, ensino jurídico e desigualdade tem como objetivo apresentar como as circunstâncias atuais e o contexto das mudanças profissionais e sociais interferem nas dinâmicas de sala de aula. Os capítulos analisam o papel da faculdade de Direito, considerando a implementação de diferentes metodologias, currículos e elementos pedagógicos nas atividades de ensino e extensão. São desenvolvidos questionamentos acerca das implicações políticas das escolhas institucionais e docentes para a formação jurídica e para a formação social do país, convidando o leitor a repensar o futuro do ensino jurídico brasileiro.Este Volume 2, Dinâmica do ensino jurídico, da obra Globalização, ensino jurídico e desigualdade tem como objetivo apresentar como as circunstâncias atuais e o contexto das mudanças profissionais e sociais interferem nas dinâmicas de sala de aula. Os capítulos analisam o papel da faculdade de Direito, considerando a implementação de diferentes metodologias, currículos e elementos pedagógicos nas atividades de ensino e extensão. São desenvolvidos questionamentos acerca das implicações políticas das escolhas institucionais e docentes para a formação jurídica e para a formação social do país, convidando o leitor a repensar o futuro do ensino jurídico brasileiro.
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    Futuro do ensino superior: tendências, perspectivas e questionamentos
    (FGV DIREITO SP, 2022-08-05) Radomysler, Clio Nudel; Maito, Deíse Camargo; Costa, Enya Carolina Silva da; Feferbaum, Marina
    Diante da necessidade de compreender o contexto atual e dialogar sobre o que queremos construir no cenário pós-covid, o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (CEPI-FGV DIREITO SP) desenvolveu a presente pesquisa, com o objetivo de diagnosticar tendências para o futuro do ensino superior e buscar exemplos de iniciativas adotadas no mundo e no Brasil para lidar com os desafios atuais. Os resultados contribuem para o aprofundamento do diálogo sobre o papel das instituições de ensino superior, seu posicionamento tanto no âmbito local quanto global e a relação e a atuação de docentes, estudantes e funcionários, incentivando a reflexão sobre diferentes possibilidades de mudança.
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    Globalização, ensino jurídico e desigualdade: contexto do ensino e sujeitos
    (FGV DIREITO SP, 2022-06-27) Zuchieri, Amanda Mitsue; Camargo, Andressa dos Santos Sampaio de; Simão, Bárbara Prado; Rosa, Beatriz de Castro; Negri, Carlos Roberto Garcia Miranda; Andrade, Denise Almeida de; Moribe, Gabriela Tiemi; Oliveira, João Pedro Rodrigues; Kirsztajn, Laura Mastroianni; Souza, Letícia Roberta Medeiros Pirangy de; Ferreira, Luisa Moraes Abreu; Papy, Luiza Nogueira; Barros, Marco Antonio Loschiavo Leme de; Barros, Matheus de; Ferraz, Miriam Olivia Knopik; Vasconcelos Filho, Oton de Albuquerque; Perim, Paula Abi-Chahine Yunes; Maluf Filho, Roberto; Becue, Sabrina Maria Fadel; Oliveira, Yuri Ribeiro de
    A globalização corporativa, a ascensão do capitalismo financeiro e as mudanças nas tecnologias de informação e produção vêm desestabilizando formas tradicionais de organização jurídica e político-social no Ocidente. Este Volume 1, Contexto do ensino e sujeitos, da obra Globalização, ensino jurídico e desigualdade busca contribuir para a discussão do papel do Direito e, em especial, das faculdades de Direito neste cenário de transformações. Os capítulos analisam as múltiplas imbricações entre as esferas econômica, política, social e jurídica, contextualizando o ensino jurídico no Brasil e seus desafios históricos e contemporâneos, com o objetivo de provocar a reflexão sobre a participação de diferentes atores nas escolhas pedagógicas.
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    Debates conceituais e regulatórios sobre o futuro do trabalho em plataformas digitais
    (FGV Direito SP, 2022) Camelo, Ana Paula; Silveira, Ana Carolina Rodrigues Dias; Bispo, Arthur Cassemiro; Bícego, Bruno Ett; Aquino, Gabriela Marcassa Thomaz de; Klafke, Guilherme Forma; Pasqualeto, Olívia de Quintana Figueiredo; Silva, Alexandre Pacheco; Feferbaum, Marina
    Neste segundo volume da coletânea “Futuro do Trabalho e Gig Economy: questões regulatórias sobre tecnologia e proteção social” reunimos os materiais com ênfase na análise dos desafios de regulação da gig economy com especial atenção ao contexto brasileiro. O ponto de partida da discussão foi a análise da abrangência e aplicação do termo ‘gig economy’ e da, ainda existente, falta de consenso entre os autores para conceituar essa nova dinâmica de trabalho. Considerando os materiais levantados ao longo da pesquisa, apresentamos nosso entendimento do conceito e quais as atividades se enquadram nessa definição. Em um segundo momento, apresentamos um levantamento (não exaustivo) de plataformas digitais de trabalho em atividade no Brasil em junho de 2021. Os dados foram consolidados e analisados visando identificar pontos de semelhança e divergência no modelo de negócios dessas plataformas, além de refletir a grande diversidade do setor.
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    Regulação do trabalho em plataformas digitais no Brasil e no Mundo
    (FGV Direito SP, 2022) Camelo, Ana Paula; Silveira, Ana Carolina Rodrigues Dias; Bispo, Arthur Cassemiro; Bícego, Bruno Ett; Aquino, Gabriela Marcassa Thomaz de; Klafke, Guilherme Forma; Pasqualeto, Olívia de Quintana Figueiredo; Silva, Alexandre Pacheco; Feferbaum, Marina
    Ao final de um ano de intensa pesquisa e de mergulho no tema gig economy e futuro do trabalho, tão complexo e urgente, elaboramos esta publicação reunindo a maioria dos produtos desse estudo de pesquisa, aqui revistos. Dentre eles, destacamos os briefings temáticos publicados mensalmente entre dezembro de 2020 e novembro de 2021 que apresentam e mapeiam as questões fundamentais que compõem a grande discussão global e nacional sobre o trabalho em plataformas digitais no presente e no futuro. A maioria dos textos publicados mensalmente no blog do projeto também foi incluída nesta publicação pela riqueza de dados e reflexões que oferece, complementando e/ou expandindo análises e discussões pertinentes e conectadas com as diferentes fases e produtos da pesquisa.
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    Transformações nas organizações e na prática jurídica
    (FGV DIREITO SP, 2021-10-01) Pavanelli, Amanda; Camelo, Ana Paula; Silveira, Ana Carolina Rodrigues Dias; Rosa, Beatriz de Castro; Costa, Camilla Gomes Pinheiro; Medeiros, Carolina Hannud; Andrade, Denise Almeida de; Leão, Ellen Christina Lima Soares; Gomes, Fabrício Vasconcelos; Santos, Guilherme Kenzo dos; Morais, Gustavo de Freitas; Pureza, Isabela Lopes; Ervolino, Ivan; Oliveira, Khadja Vanessa Brito de; Schippers, Laurianne-Marie; Mendes, Leilani Dian; Dalblon, Mariana Brancato Soares; Chaimovich, Mariana; Galvão, Olímpio José de Arroxelas; Andrade, Otávio Morato de; Souza, Sara Cristina Coraini de; Lima, Stephane Hilda Barbosa; Aquino, Theófilo Miguel de; Silveira, Victor Doering Xavier da; Luccas, Victor Nóbrega; Santos, Willian Augusto Lecciolli
    Esta obra reúne reflexões sobre a relação entre as novas tecnologias e as transformações no funcionamento das organizações e das profissões jurídicas no Brasil. A partir dos relatórios da pesquisa "Tecnologia, Profissões e Ensino Jurídico", elaborados pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP), os artigos analisam o futuro do mercado de trabalho, as habilidades esperadas dos operadores do Direito nesse contexto tecnológico, além de outras teorias sobre transformações na prática jurídica, identificando os principais desafios e buscando promover uma maturação do campo de pesquisa da área.
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    Transformações no ensino jurídico
    (FGV DIREITO SP, 2021-06-09) Silva, Alexandre Pacheco da; Fabiani, Emerson Ribeiro; Feferbaum, Marina; Saldanha, Alexandre Henrique Tavares; Silveira, Ana Carolina Rodrigues Dias; Silva, Breno Antonio Navarro Bernardes; Radomysler, Clio Nudel; Kawabata, Edson; Costa, Enya Carolina Silva da; Klafke, Guilherme Forma; Feferbaum, Marina; Saldanha, Paloma Mendes; Lima, Stephane Hilda Barbosa; Zappelini, Thaís Duarte; Fonseca, Victor Cabral
    Esta obra reúne reflexões sobre os desafios que os avanços tecnológicos têm imposto às profissões jurídicas e, consequentemente, à formação dos profissionais do Direito, a partir dos relatórios da pesquisa Tecnologia, profissões e ensino jurídico, realizada pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP). São apresentadas propostas e exemplos de adaptações no currículo e nas metodologias, de modo a responder à demanda por novos conhecimentos, competências e habilidades, convidando o leitor a repensar o futuro do ensino jurídico.
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    Global law: contemporary challenges, future perspectives
    (Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, 2018-11-30) Lima, Maria Lúcia Labate Mantovanini Pádua; Ghirardi, José Garcez; Silva, Alexandre Pacheco da; Salama, Bruno Meyerhof; Barettini, Cristina; Kroncke, Jedidiah Joseph; Forry, John I.; Areilza, José M. de; Cohn, Lynn P.; Pargendler, Mariana; Schilling, Michael; Rodrigues, Nuno Cunha; Luccas, Victor Nóbrega; Chen, Weitseng; Tarman, Zeynep Derya
    This book offers a synthesis of the main debates which have taken place within the pioneer Global Law Program at FGV Law School in São Paulo, Brazil. It presents a selection of papers discussing, from the Brazilian perspective, some of the most challenging contemporary problems of globalization. With emphasis on the interconnectedness of these problems, the chapters discuss a set of complex issues such as tax policies harmonization, environmental protection, the restructuring of state machinery and its changing nature, the problem of immigration, and the novel conceptual framework for discussing law and development.
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    Ensino do direito em debate: reflexões a partir do 1º Seminário Ensino Jurídico e Formação Docente
    (2013-11-04) Ghirardi, José Garcez; Feferbaum, Marina; Silvestre, Ana Carolina de Faria; Souza, André Lucas Delgado; Pinto, Camila Batista; Gross, Clarissa Piterman; Kaitel, Cristiane Silva; Zukowsky-Tavares, Cristina; Zugman, Daniel Leib; Araujo, Danilo Borges dos Santos Gomes de; Trevisam, Elisaide; Araújo Neto, Emésio Dario de; Furcolin, Felipe; Almeida, Frederico Normanha Ribeiro de; Bastos, Frederico Silva; Pinto, Henrique Motta; Mota, Louise Menegaz de Barros; Musse, Luciana Barbosa; Corrêa, Luiza Andrade; Masetto, Marcos Tarciso; Leister, Margareth Anne; Machado, Marta Rodriguez de Assis; Cunha, Pedro; Freitas Filho, Roberto; Gomes Júnior, Roberto Lincoln de Sousa
    Este livro tem como objetivo ser um espaço de divulgação de alguns dos relatos e reflexões apresentados no 1º Seminário Ensino Jurídico e Formação Docente, buscando integrar ao debate sobre ensino jurídico no Brasil um número cada vez maior de alunos e instituições de ensino superior. Recebido com entusiasmo, o evento, realizado em 1º de junho de 2012 nas dependências da DIREITO GV, em São Paulo, superou todas as expectativas, com a adesão de 23 instituições de ensino públicas e privadas. Não foi formada uma, mas quatro mesas temáticas: Apropriação de novas tecnologias aos métodos de ensino; Métodos de ensino participativo e avaliação; Pragmatismo é a solução? Como aproximar o aluno de direito da realidade?; e Novas disciplinas jurídicas: necessidade ou modismos? Para além da divulgação das reflexões despertadas pelo evento que ocorreu na DIREITO GV, esta obra convida o leitor para que participe do debate sobre a transformação do ensino do Direito, incorporando um ator essencial nesse cenário: o aluno de Direito.
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    Ensino do direito para um mundo em transformação
    (Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (DIREITO GV), 2012) Feferbaum, Marina; Ghirardi, José Garcez; Santi, Eurico Marcos Diniz de; Palma, Juliana Bonacorsi de; Pacheco, Mariana Pimentel Fischer; Pinto Junior, Mario Engler; Vieira, Oscar Vilhena; Queiroz, Rafael Mafei Rabelo; Macedo Júnior, Ronaldo Porto
    Ao longo dos quase dez anos de seu curso de graduação, a DIREITO GV coleciona um vasto repertório de sólidas experiências relacionadas ao ensino jurídico participativo. São experiências de sucesso que, em seu conjunto, compõem um exemplo precioso de articulação entre reflexão teórica e aplicação prática de métodos participativos. O objetivo desta obra é partilhar essas experiências com o leitor em um diálogo franco, oferecendo-lhe o instrumental necessário para que possa aproximar-se criticamente do processo de construção participativa do conhecimento.