FGV EAESP - CMAE: Dissertações, Mestrado em Administração de Empresas

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    Ambidestria orquestrada: uma análise dos mecanismos de orquestração das ações de tecnologia da informação de exploitation e exploration
    (2023-12-07) Vieira, Nádia Nakamura
    Em um ambiente digital e dinâmico, o uso da tecnologia da informação (TI) se torna um mecanismo fundamental de sobrevivência das empresas. Nesse cenário, a tecnologia deve sustentar funções essenciais voltadas à estabilidade, confiabilidade e desempenho, mas também impulsionar as atividades de transformação das organizações, exigindo que as empresas encontrem balanceamento e integração para executar ações de TI de sustentação das competências atuais (exploitation de TI) e de criação de novas (exploration de TI). A despeito da relevante produção científica acerca do fenômeno ambidestro, ainda há oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos que possibilitam às companhias combinarem diferentes abordagens para gerenciar suas tensões, assim como incrementar a compreensão quanto ao papel das competências de tecnologia da informação no atingimento da ambidestria de TI. Por meio da condução de um estudo de caso múltiplo com empresas que atuam no Brasil, esta pesquisa responde como empresas orquestram ações de exploitation e exploration de TI? Utilizando categorias oriundas de diferentes correntes teóricas, o estudo permite compreender a atuação dos mecanismos de orquestração na organização dos recursos e capacidades necessários à implementação das iniciativas de exploitation e exploration de tecnologia da informação; e conhecer a maneira distinta como os mecanismos habilitadores, de transformação e de escalabilidade contribuem ao alcance da TI ambidestra. Ao apresentar uma organização inovadora e simplificada dos mecanismos de orquestração que suportam a ambidestria de TI, o estudo permite uma aplicação prática facilitada, possibilitando maior eficiência na adoção desses mecanismos pelos gestores.
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    How critical is artificial intelligence deployment: user dependency and the erosion of human skills
    (2023-12-18) Carvalho, Elaine Cristina de
    No cenário tecnológico atual, em constante evolução, o uso generalizado da Inteligência Artificial (IA), como a IA generativa, oferece benefícios como automação de tarefas e análise avançada de dados. Neste contexto, este estudo teve como objetivo investigar como os níveis de automação com IA afetam a dependência e a erosão das habilidades dos profissionais no ambiente de trabalho. Além disso, examinamos o papel da necessidade de cognição na preservação das habilidades do usuário. Através de uma abordagem baseada em survey e utilizando a modelagem de equações estruturais, nossas descobertas confirmaram que o nível de automação influencia a confiança na IA, levando à dependência e à erosão das habilidades profissionais. Ao lançar luz sobre as complexas relações entre esses construtos, o estudo buscou orientar usuários e empresas a elaborar estratégias de implementação de IA que aproveitem o avanço tecnológico, ao mesmo tempo que preservam as habilidades humanas dentro do cenário organizacional em constante evolução.
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    Entre buscas paralelas e contextos diversos: a busca por trabalho a partir das experiências de universitárias que participam de um programa de carreira
    (2023-05-12) Alves, Thais Cristina Mazoni
    O objetivo principal do trabalho foi identificar as experiências e percepções de busca por trabalho de jovens universitárias, tendo em vista a influência do programa de desenvolvimento carreira que participam. Para isso, foi conduzida uma pesquisa de abordagem qualitativa com universitárias de até 29 anos que se identificavam como mulheres e estavam inseridas em um programa de carreira. Foram conduzidas 15 entrevistas. Para analisar os dados foi realizada uma análise temática, sendo identificados os seguintes temas: escolhas guiadas pela condição financeira; aparência como forma de avaliação; hesitação em apresentar a si mesma; desencantamento com o mercado de trabalho; e o programa como direcionador. A partir dos resultados, identifica-se que as participantes buscam por trabalho principalmente por questões financeiras, ou para desenvolver a autonomia financeira ou para ajudar a família com os custos que têm. A busca ocorre principalmente por meios digitais, o que é tido como facilitador. No entanto, sentem dificuldades para a obtenção de um trabalho associadas a diferentes questões, como falta de direcionamento nas escolhas profissionais; alta concorrência em comparação com a oferta de vagas disponíveis; não terem entendimento sobre o que recrutadores avaliam; receio de aparência influenciar na decisão de recrutadores para a contratação de novos funcionários etc. Diante de diversas dificuldades, a participação em um programa de carreira ajuda a trabalhar essas questões facilitando a busca de novas oportunidades. Considerando que o enfoque do estudo foi com universitárias que ainda estavam fazendo parte do programa, sugere-se que estudos futuros analisem os desdobramentos para as jovens, avaliando ao longo de diferentes períodos as percepções e experiências antes, depois e durante o programa.
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    A contribuição das competências operacionais para o desempenho social em projetos de inovação social
    (2023-04-27) Bernardo Junior, Ciro
    As competências operacionais são um conjunto de habilidades, rotinas e processos desenvolvidos na organização, com o objetivo de solucionar problemas, transformando-se em uma vantagem competitiva. Por outro lado, a inovação social é um processo de inclusão social. O que se busca através de projetos de inovação social é gerar desempenho social através da geração de renda, acesso à educação, capacitação, melhoria das condições de saúde e infraestrutura para grupos e regiões que se encontram em estado de vulnerabilidade, por exemplo. Com base na revisão da literatura realizada, observou-se que ainda há pouco conhecimento do caminho a seguir para atingir o desempenho social e sobre o papel das operações nesse contexto. Este trabalho busca, portanto, identificar quais são as competências operacionais que contribuem para o desenvolvimento dos projetos de inovação social e atingimento de desempenho social nos mesmos. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com o emprego da metodologia de estudo de caso múltiplo. Foram analisados dois projetos de inovação social com potencial de gerar desempenho social. No total foram realizadas 31 entrevistas de trabalho no período de setembro de 2022 e janeiro de 2023 com os membros dos dois casos estudados e analisadas outras fontes de dados como documentos internos e sites. Os resultados do presente estudo demonstram que em projetos de inovação e desempenho social, quatro competências operacionais se destacam, sendo elas a melhoria operacional, a capacidade de resposta operacional, a reconfiguração operacional e a cooperação operacional. O desempenho social foi atingido nos casos estudados através da construção de capacidade e empoderamento social, da eliminação de restrições externas e internas de inovação associadas ao empoderamento social e do ponto de vista inclusivo. Do ponto de vista prático, o presente estudo identificou as competências operacionais adotadas, como elas contribuem e como podem ser importantes fatores de sucesso na estruturação do processo de inovação social e na efetiva geração desempenho social. Estas constatações podem ajudar outros projetos com o mesmo perfil em seus desenvolvimentos. Do ponto de vista teórico, este estudo acrescenta a visão de que as competências operacionais contribuem para o desempenho em projetos de inovação social e que as competências operacionais de melhoria operacional, capacidade de resposta operacional, reconfiguração operacional e cooperação operacional são importantes neste contexto. Esta pesquisa contribui também com a literatura existente, fazendo uma reflexão sobre a mensuração do desempenho social em projetos de inovação social.
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    The legend of video games: a link to Affordance Theory
    (2023-04-13) Xavier, Lucas Busani
    O consumo de videogames é frequentemente pesquisado, dada sua importância como mídia atual. Ainda assim, estudos tendem a fundamentar suas análises da relação entre gamers e os videogames dentro do Determinismo Tecnológico ou no Construtivismo Radical. Como artefatos complexos, relacionais e comunicativos, cair em um desses extremos seria um grande problema para entender o consumo de vídeo games. Assim, utilizei a teoria da affordance como meio de abordar a relação entre jogadores e seus jogos. Nos estudos de tecnologia, affordances não se referem nem às interpretações socialmente construídas dos indivíduos de artefatos tecnológicos, nem a como os artefatos determinam os comportamentos sociais dos indivíduos, mas sim às possibilidades e limitações de ações que surgem através da interação entre um indivíduo social, a tecnologia dada e o ambiente em que ambos residem. Assim, a questão proposta foi: quais são as affordances que emergem através do consumo de vídeo games? O que levou à descoberta de cinco tipos de affordances: Cocriativa, Expressiva, de Aprendizagem e Descoberta, Imersiva e Incorporativa e Conectiva e Comunicativa. Durante esse processo, também descobri que as affordances em vídeo games seguem uma estrutura de poder um tanto rígida em que os atores lutam para exercer sua agência, bem como um forte aspecto referencial que intermedia o consumo de videogames.
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    Identifying the mechanisms to retain SMEs in digital platforms: a trust enabler approach
    (2023-04-12) Albino, João Pedro Donaire
    Plataformas digitais se tornaram um dos modelos de negócio mais importantes nos últimos anos. Diversas organizações em diferentes setores estão adotando plataformas como estratégia de negócio. Entretanto, pouco estudos detalharam como donos de plataforma podem ativamente gerar valor e manter seus agentes retidos. Essa questão se tornou mais evidente nos últimos anos, pois houve um aumento da quantidade de plataformas, aumentando, por consequência, a competição pela aquisição de agentes internos. Nesse sentido, pequenas e medias empresas (PMEs) se tornaram importantes atores para a proposta de valor das plataformas. Através das teorias de Stakeholders e Trust, a pesquisa detalha como as plataformas estão construindo confiança com seus agentes. O estudo conduziu um caso de estudo com 8 empreendedores de PMEs que são agentes em plataformas digitais. Como resultado, o trabalho enriquece a literatura sobre relacionamentos entre agentes e donos de plataformas, detalhando aspectos sobre a orquestração de interações entre membros dentro das plataformas. A pesquisa também detalha 3 macrocategorias de mecanismos que habilitam a confiança de atores em relação às plataformas.
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    Competitive dynamics of corporate political activities
    (2023-03-06) Gomes, Renato Piovesana
    Nas literaturas de atividade política corporativa e competitividade dinâmica tem evoluído. Porém, ainda existe uma lacuna que envolva ambas as perspectivas teóricas. Esta pesquisa preenche essa lacuna. Usamos revisão de literatura para construir as hipóteses sobre dinâmica competitiva das atividades políticas corporativas. Utilizamos a mesma lógica da dinâmica competitiva do mercado econômico transformado em estratégias de não-mercado. As hipóteses baseiam-se em dois conceitos comuns na literatura de dinâmica competitiva: similaridade de recursos e semelhança de mercado. Também propomos três moderadores que podem afetar estes conceitos: contratos com o governo, pertencimento a mercados regulados e pertencimento a mesmas indústrias. Usamos dados em painel com efeito randômico em regressão logística. Contribuímos para a literatura de dinâmica competitiva e de atividades políticas corporativas.
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    The leverage-maturity trade-off: are they substitutes or complements? Evidence from a cross-country study
    (2023-03-06) Nunes, Larissa Araujo
    This paper aims to investigate the choice between debt and equity simultaneously with the decision between short- and long-term debt using a sample of 25.540 firms from 37 different countries in the period 2013-2019. We find evidence that leverage and debt maturity are financial policy complements and that the refinancing risk appears to be a more predominant factor than the underinvestment problem in this decision-making. This result is robust to models with both leverage and debt maturity as the main dependent variable. Our result also indicates that institutional quality can amplify the positive relationship between leverage and debt maturity. Specifically, creditor rights, rule of law, control of corruption, and a steady level of economic growth are all factors that emphasize this complementarity role. We also find that the amount of deposits in the country’s banking sector (a proxy for the degree of financial intermediation of a country) and bank concentration have an attenuation effect on the positive relationship between leverage and debt maturity, indicating that the underinvestment problem weights more for bank-oriented economies and highly concentrated banking systems. Finally, we found that creditor rights only influence this relationship in common law countries and the positive effect from control of corruption is stronger when compared to civil law. As for the negative impact from bank concentration and bank orientation, our results show that this substitution effect is stronger in civil law countries. Overall, our results support the hypothesis that the quality of national institutions and the development of the banking system are important determinants of corporate financing in general and in the joint decision between leverage and debt maturity.
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    Work-life balance in Brazil: who are we talking about?
    (2023-02-27) Matos, Paola Rodrigues de
    Work-Life Balance (WLB) é um conceito criado no Norte Global que vem sendo aplicado em pesquisas em países do Sul Global. Partindo da premissa de que WLB está relacionado a aspectos como idade, cultura e local, esse ensaio teórico busca explicar porque o conceito deve ser revisitado antes de ser aplicado no cenário brasileiro. Dentre diversos aspectos sociais do Brasil, foram escolhidos três para serem explorados: i. Pobreza e desigualdades sociais; ii. Raça; e iii. Informalidade e trabalho precário. Ao final, é proposta uma agenda de pesquisa para estudos futuros. A intenção não é esgotar as possibilidade de estudos, mas utilizar o cenário brasileiro para avançar os estudos de WLB no país, criando uma agenda de pesquisa específica que possibilitará um melhor entendimento de como o equilíbrio entre vida profissional e pessoal acontece no Brasil.
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    Essays on Stereotype Threat and Consumer Responses
    (2023-02-16) Dallabrida, Yuri Marcel
    This research aims to comprehend whether stereotype threat induces changes in consumer responses and, if so, for whom it is observed. Stereotype threat theory states that reminding individuals of negative stereotypes about a group they belong to leads them to behave in a manner that confirms the stereotype. The theory was developed mostly focusing on academic and cognitive performance, and a series of meta-analyses support it. However, evidence on non-performance-related outcomes was only systematically evaluated in the educational context. Moreover, there is little research investigating the theory in the marketing context. I explore this in two papers. First, I present a systematic review and meta-analysis on the effect of stereotype threat on variables other than performance. This is the first meta-analysis not focused on performance that extends beyond only research related to education. The results indicate that stereotype threat leads to responses that reinforce the stereotypes; thus, extending what had been previously revealed for performance. Furthermore, the meta-analysis also revealed important moderators of stereotype threat’s effect: the negatively stereotyped group – the effect was only significant for women and Blacks – and type of measure – the effect was significantly larger for variables accessed with behavioral measures. Second, I describe four experiments on the effects of stereotype threat on consumer responses. The results show that stereotype threat only affected actual behavior (product preference) and that this effect was mediated by an increased use of heuristics. Moreover, the experiments also reveal a relevant generational difference in how individuals respond to stereotype threat. Lastly, I present a general discussion, summarizing the main contributions, implications, and future directions for research on stereotype threat from a marketing perspective.
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    Effect of the election of mayors on political affiliations
    (2023-02-08) Brabo, Henrique Minetto
    A forma como ocorre o efeito de partidarismo é uma das principais diferenças entre democracias mais jovens e antigas. O Brasil é uma democracia jovem com um sistema multipartidário, que geralmente está relacionado a uma identificação partidária mais fraca. Embora vários estudos tenham tentado explicar quais são os mecanismos de partidarização, o efeito das eleições para prefeito na base filiada de partidos políticos é pouco estudado. Portanto, neste estudo, uma abordagem quantitativa exploratória é utilizada para investigar como a eleição de prefeitos afeta a filiação de seguidores a partidos políticos, aumentando sua base partidária. Usando o método de regressão descontínua (RDD) em um experimento quase-eleitoral (margem de vitória próxima a zero em eleições de ideologia mista) e utilizando dados eleitorais e municipais do Brasil de 2000 a 2020, tem-se que a eleição de prefeitos afeta a afiliações de seguidores apenas em cenários de situação em disputas de liberais contra centristas. Além disso, são propostas questões para pesquisas futuras, entre discussões dos resultados e teorias.
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    Women small-business owners in the informal economy: is the way women do prices a competitive advantage?
    (2023-02-02) Moraes, Luisa Cordeiro Evangelista
    Apesar dos avanços na discussão de gênero, as mulheres ainda são altamente sub-representadas em cargos de liderança em todos os tipos de organizações. Mulheres empresárias enfrentam muitos desafios ao operar seus negócios, mas essas empreendedoras também podem ter certas vantagens por causa de seu estilo de liderança feminino, especialmente sua Orientação relacional. O objetivo principal do nosso trabalho é investigar se há diferença de desempenho entre as empresas informais de propriedade de mulheres em relação às de propriedade de homens no mesmo setor, e o eu justifica esse resultado. O estudo explora as diferenças de gênero na orientação relacional dos empreendedores e suas interações de mercado com os clientes. Observa-se que as mulheres empreendedoras são mais propensas a aplicar uma abordagem relacional e tendem a adotar uma estratégia de preços diversificada. Utilizamos um banco de dados único e nacional, com informações de quase 68.000 proprietários no Brasil. A relação causal entre as variáveis (metodologia IV – variável instrumental) mostra que as proprietárias produzem um desempenho de empresa melhor do que os proprietários do sexo masculino e usam uma combinação de preços baseado em custo e preços baseado em valor para o cliente para atingir esse resultado. Além disso, para verificar o resultado quantitativo obtido, também é realizada uma pesquisa qualitativa com lideranças femininas que atuam na economia informal.
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    Proteção de investidores minoritários e o cancelamento de registro de listagem nos EUA: o impacto de reformas nos países de origem
    (2022-12-20) Vieira, Everton Paulo Gonçalves
    Buscamos estudar o impacto da melhoria da proteção dos investidores minoritários nos países de origem, por meio da passagem de reformas institucionais, na probabilidade de cancelamento do registro (deregistration) do mercado americano. Usamos uma amostra de tratamento composta por empresas oriundas de países que passaram por tais tipos de reformas, e um grupo de controle com empresas que não tiveram em seus países originários a promulgação das reformas entre os anos de 2010 e 2019. Utilizamos duas abordagens em nossa pesquisa. Primeiramente, uma análise de regressão logística, controlando por variáveis a nível de empresa e de país, além de um teste adicional que foi realizado com as variáveis de controle defasadas em um ano. A segunda abordagem foi a utilização do método difference in diferences com o intuito de verificar se companhias que optaram pelo deregistration, pós- reforma, obtiveram um crescimento maior do que as empresas que continuaram listadas nas bolsas americanas. Nossos resultados sugerem que a passagem de reformas que tem como propósito elevar a proteção de investidores minoritários nos países de origem não afeta a propensão de uma empresa realizar sua deregistration de um mercado estrangeiro. Em geral, esse estudo contribui com a expansão da literatura sobre deregistration, visto que demonstra a relevância de se levar em consideração em estudos posteriores a promulgação de reformas nos países de origem, assim como vem sendo feito com reformas como a SOX e a Rule 12h-6, no país alvo (EUA).
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    Implementação da transformação digital: a influência da gestão da mudança organizacional
    (2022-12-06) Ohzeki, Mauro
    Nos últimos anos, a evolução e disponibilidade das tecnologias digitais têm permitido a transformação digital. Este fenômeno desperta o interesse de pesquisadores para compreender como alcançar o sucesso no processo de implementação. Essa transformação possui um caráter complexo por envolver diversos componentes organizacionais além da tecnologia, como os fatores humanos, representados pelos empregados, parceiros de negócios e clientes. Com o objetivo de examinar formas de auxiliar na implementação da transformação digital, esta pesquisa identificou abordagens de gestão da mudança organizacional que podem facilitar essa implementação. Foi conduzida uma pesquisa qualitativa através de estudo de casos múltiplos em três empresas do setor automotivo. Os dados coletados permitiram observar diferentes estratégias e estruturas para implementar a transformação digital, voltadas para melhoria de processos e relacionamento com clientes. A relevância e benefícios da utilização de ações gestão da mudança organizacional foram confirmados nos programas e projetos para implementação da transformação digital, embora não tenha sido observada a existência de planejamento específico para condução este tema. As principais abordagens de gestão da mudança organizacional adotadas pelas empresas estudadas incluem envolvimento de pessoas, comunicação e treinamento.
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    Influentes e celebridade: comparando trajetórias
    (2022-10-25) Fasanella, Gabriela Abrão
    O presente trabalho teve como objetivo investigar e mapear a trajetória da figura da celebridade e do influente no ambiente das mídias sociais, identificando os principais propulsores de distinção social, apontando diferenças e similaridades na atuação das duas figuras públicas, e a relação paralela entre elas na publicidade e aos olhos do consumidor comum. O contexto foi escolhido em função da crescente relevância das mídias sociais na atualidade, e o importante papel de ambas as figuras no processo de decisão de consumo e comportamento de seus seguidores e audiência. Duas personalidades atuantes nas mídias sociais no contexto de moda e estilo de vida foram selecionadas como representantes para o estudo, os dados coletados sustentaram o desenvolvimento de um mapa de suas trajetórias digitais que contribuem com um aprofundamento do entendimento dos diferentes propulsores de distinção social e as características que distinguem o influente da celebridade no contexto das mídias sociais.
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    Sustainability-linked bonds: is there greenium?
    (2022-09-30) Bonacina, Luis Gustavo Ferreira
    Why should companies issue Sustainability-Linked Bonds (SLBs)? Following Flammer (2021) and Tang and Zhang (2020), I test a potential rational for issuing SustainabilityLinked Bonds instead of a “Brown Bonds”. If Sustainability-Linked Bonds investors are willing to accept lower yields for the sake of a better world, Sustainability-Linked Bonds can represent a cheaper source of finance. To examine the cost of capital argument, for each Sustainability-Linked Bonds, I match an otherwise “Brown Bonds” by the same issuer. I run two different models of matching. The goal is ensures that the two bonds are as similar as possible. Then, I test whether the yield differential between the SLBs and the counterfactuals is significant. I analyze the difference with a parametric test, paired t-test, as well as with a non-parametric test, Wilcoxon Signed Rank Test. For the robustness of my results I perform a series of linear OLS regressions on the yield at issue with different sets of control variables. The results show that in both models, the cost of financing through SLBs is lower for the company. In model 1, the difference in yield on the issuance of SLBs is 36 bps to 54 bps lower than “Brown Bonds”. While in model 2, which has a smaller restriction between the years, the result also remains negative, ranging from 71 bps to 104 bps. These results are maintained in all tests performed.
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    How green is Z showing to be? Social factors for sustainable purchase among young adults
    (2022-08-23) Sertori, Beatriz Rodrigues Paulino
    Sustentabilidade é um assunto de crescente importância, principalmente para jovens adultos que se informam com profundidade sobre temas de interesse e se posicionam nas redes sociais. Atualmente, as marcas e empresas oferecem uma variedade de produtos sustentáveis para esse público que declara uma atitude favorável a práticas sustentáveis, mas que não se reflete em compras de produtos sustentáveis. O chamado gap de atitude-comportamento continua apresentando um enigma, em um contexto complexo no qual os fatores motivacionais para a compra sustentável variam de acordo com a categoria de produto. Além disso, fatores culturais e normativos marcam a dimensão social com uma influência reconhecida na literatura existente sobre o comportamento de compra. Usando entrevistas em profundidade, o presente estudo procura aprofundar o conhecimento existente sobre o papel de fatores sociais no comportamento de compra de produtos de beleza e cuidado pessoal sustentáveis, em jovens adultos da geração Z. Os resultados apontaram para uma relevante participação de aspectos sociais normativos e culturais no processo de compra dessas categorias. Foram analisados os fatores motivacionais de norma social, norma pessoal, coletivismo, orientação de longo prazo e orientação homem-natureza. Um novo modelo phygital para compreender o ambiente social da geração Z, na qual esses fatores atuam, foi proposto para melhor se adequar à sua realidade que engloba os ambientes sociais físico e digital.
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    The complex fight for gender equality in the workplace: affirmative actions and ambivalences
    (2022-07-04) Rezende, Julia Pereira
    There have been many studies on gender inequalities in the workplace. Some have focused on prejudiced behaviors that act as both an antecedent and consequence of this structural problem. Specifically, they look at the role that affirmative action programs or gender quotas have in addressing this issue. In this paper, we examined the antecedents of gender-based affirmative actions by using theoretical lenses such as Ambivalent Sexism and Moral Foundations. These theories assess nuanced versions of sexism and morality in order to better capture differences in how people react to such programs. Therefore, we tested if people scoring higher in benevolent sexism are more likely to support affirmative action programs that promote women in positions seen as feminine (rather than masculine), which would potentially lead to long term results of gender segregation instead of inclusion and equality in the workplace. We also tested if gender, moral foundations and being in a position of leadership moderate this relationship. Using a sample of 180 participants and a time-lag design we found that there is a significant relationship between benevolent sexism and support for an affirmative action program. However, we did not find a moderating effect of moral foundation, gender, and leadership position. We also found that the use of validated scales for ambivalent sexism and moral foundations exposed challenges around external validity as it came to a more diverse sampled population. Implications for theory and practice finish this paper.
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    Food and urban poor families: advancing food well-being frameworks
    (2022-06-15) Lapedra, Ana Tereza Freitas de
    Food has assumed social and symbolic meanings beyond nutritional functions, playing a fundamental role in human existence. The concept of food well-being (FWB) portrays this contemporary holistic perspective of food through five domains (i.e., food socialization, food marketing, food availability, food literacy, and food policy). Although marketing research has investigated FWB, few studies examined it in contexts of food insecurity and urban poverty. This current research aims to fill this gap and develop a framework to understand FWB among urban poor families. The data collection combines three online methods – phenomenological interviews, food diaries, and interviews based on photo and video elicitation – within seven families living in a poor urban neighborhood in Sao Paulo, Brazil. The findings suggest that urban poor families encounter several challenges that hinder their FWB and combine various coping strategies to deal with these food insecurity issues. This dissertation contributes to FWB literature by acknowledging the influence of the familiar perspective and food insecurity on the FWB framework within urban poverty. Furthermore, this study understands the food marketing domain from a different perspective, advancing previous research on FWB within food insecurity contexts. Beyond its original theoretical implications, this study proposes practical contributions, addressing insights for both marketers and policymakers.
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    A aceleração e as capacidades dinâmicas baseadas em conhecimento: um estudo de caso múltiplo com startups early stage aceleradas
    (2022-06-02) Guglielmi, Rodrigo Italo Sauerwein
    As capacidades dinâmicas baseadas em conhecimento (CDBC) compartilham a visão de que o conhecimento é o ativo mais importante da empresa ao mesmo tempo que esta deve ser capaz de modificar seus recursos de acordo com o ambiente. Deste modo, startups -empresas que costumam operar sob constante incerteza e alto risco, especialmente em seu estágio inicial (early stage) - devem desenvolvê-las para que consigam sobreviver. Para tal, um caminho comum é procurar auxílio de aceleradoras, que fornecem mentorias, direcionamentos estratégicos, educação empreendedora, além de uma rede de contatos formada por profissionais de diversas áreas. Os atuais estudos sobre estas instituições focam nos impactos que elas causam no desempenho de startups, porém faltam estudos que explorem como ela influencia as CDBC destas empresas. Portanto, o objetivo deste trabalho é estudar a influência da aceleração nas capacidades dinâmicas baseadas em conhecimento de startups early stage. Especificamente, responder às seguintes questões: a) quais CDBC são observadas em startups early stage após a aceleração e b) de que maneira elas são modificadas pelo programa. Para isto, foi desenvolvido um estudo de caso múltiplo com quatro startups aceleradas pela FGV Ventures. A pesquisa contemplou os quatro meses de programa, entre agosto e dezembro de 2021, em que entrevistas foram feitas com os gestores da aceleradora e com os fundadores das startups. Os resultados emergiram a partir da análise cruzada entre os casos e mostraram que o direcionamento, capacitação e conexões que a aceleradora fornece influenciam a capacidade de combinação e de aquisição de conhecimento de startups early stage. Isto acontece através da melhora nos seguintes fatores influenciadores: capital intelectual, eficiência organizacional, capacidade absortiva, agilidade e competência. Assim, para responder as questões deste trabalho, um modelo e sete proposições foram sugeridas. Portanto, este estudo traz contribuições relevantes à literatura de empreendedorismo e aos gestores de aceleradoras e empreendedores, ao oferecer uma explicação da relação entre CDBC de startups early stage e aceleração. Entretanto, este estudo apresenta limitações como não responder se os efeitos seriam os mesmos caso o programa tivesse se desenvolvido de forma presencial.